Final de ano está chegando e com ele as despesas extras que essa época pede. Uma alternativa de muitos brasileiros é solicitar o adiantamento do 13º salário. Você sabe como fazer isso?
Para começar, o 13º salário é garantido a todos que trabalham com carteira assinada. A partir de 15 dias de trabalho, o brasileiro já tem direito a esse benefício, no qual o valor é proporcional ao tempo de serviço.
De acordo com a lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil de novembro. Porém, cada empresa define qual é o melhor momento para realizar o pagamento do benefício.
Mas a maioria prefere realizar o pagamento do 13º salário no final do segundo semestre. Enquanto a segundo parcela deve ser paga sempre em dezembro.
Entenda como realizar o adiantamento do 13º salário
Antes de qualquer coisa é necessário ressaltar que não existe uma lei específica que fale sobre a obrigatoriedade do adiantamento do benefício. O que o torna opcional.
Sendo assim, cabe às empresas estabelecerem de forma detalhada o adiantamento do 13º salário e informar aos funcionários.
O que a CLT diz a respeito do assunto é que ao “empregado, é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos (…)”
É importante frisar ainda que não existe um valor máximo de adiantamento. Isso porque cada empresa pode elaborar a própria política. As convenções de trabalho estabelecem um percentual médio de 40% do salário total.
Além disso, vale ressaltar também que o adiantamento não deve ser uma exceção dentro das empresas. Se um setor tem direito, todos os outros também devem ter e podem requisitá-lo.
Conheça as vantagens de adiantar o 13º salário
O adiantamento do benefício não compromete o fluxo de caixa da empresa. E por isso, os benefícios de oferecer o adiantamento são:
-> Aumentar a produtividade no ambiente de trabalho;
-> Favorecer o relacionamento entre trabalhador e empresa;
-> Colaborar com a retenção de talentos;
-> Valorizar os funcionários.
Conheça as desvantagens de adiantar o 13º salário
Assim como em todo caso, antecipar o 13º salário também tem as suas desvantagens. E é importante também conhecê-las para colocar na ponta do lápis se vale a pena, ou não, investir nessa possibilidade.
-> pagamento de uma taxa sobre o valor antecipado;
-> não recebimento do salário do fim do ano.
A segunda desvantagem é a que precisa ser mais colocada na balança pelas pessoas que solicitam o adiantamento. Isso porque o pagamento costuma ser pago em uma data propícia para muitos gastos.

Pelo fato de as pessoas estarem acostumadas a receber tal valor nessa época, ficar sem pode fazer falta.
Isso mesmo, pois se você pediu o adiantamento ficará sem recebê-lo em datas com grandes gastos, como natal e ano novo.
Como o valor do salário extra é calculado?
Uma dúvida de muitos é saber como o valor do 13º salário é calculado, pois geralmente as empresas não informam ou têm essa cultura de informar os funcionários. Além disso, cai muito no automático e muitas pessoas só querem ver o dinheiro na conta.
Mas, é uma dúvida importante e que todos podem e precisam ficar por dentro.
A cada mês de trabalho, o empregado tem direito ao recebimento de 1/12 de salário extra. Dessa forma, se você trabalhou 12 meses em um determinado ano, o valor do décimo terceiro é exatamente o valor do salário normal.
É importante saber, ainda, que o cálculo do 13° salário considera outros ganhos, como:
- adicional noturno;
- de insalubridade;
- de periculosidade;
- as médias sobre valores variáveis recebidos no ano (horas extras, comissões, prêmios), entre outros.
Mas, não entram nesse cálculo os benefícios de vale-transporte, vale-alimentação e participação nos lucros da empresa.
Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou? Se sim, então que tal compartilhá-lo com outras pessoas para que elas também saibam que é possível adiantar o 13º salário e as suas vantagens.