InícioNotíciasCarreirasComo adiantar o pagamento do 13º salário? Veja passo a passo!

Como adiantar o pagamento do 13º salário? Veja passo a passo!

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Final de ano está chegando e com ele as despesas extras que essa época pede. Uma alternativa de muitos brasileiros é solicitar o adiantamento do 13º salário. Você sabe como fazer isso?

Para começar, o 13º salário é garantido a todos que trabalham com carteira assinada. A partir de 15 dias de trabalho, o brasileiro já tem direito a esse benefício, no qual o valor é proporcional ao tempo de serviço.

De acordo com a lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil de novembro. Porém, cada empresa define qual é o melhor momento para realizar o pagamento do benefício.

Mas a maioria prefere realizar o pagamento do 13º salário no final do segundo semestre. Enquanto a segundo parcela deve ser paga sempre em dezembro.

Entenda como realizar o adiantamento do 13º salário

Antes de qualquer coisa é necessário ressaltar que não existe uma lei específica que fale sobre a obrigatoriedade do adiantamento do benefício. O que o torna opcional. 

Sendo assim, cabe às empresas estabelecerem de forma detalhada o adiantamento do 13º salário e informar aos funcionários.

O que a CLT diz a respeito do assunto é que ao “empregado, é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos (…)”

É importante frisar ainda que não existe um valor máximo de adiantamento. Isso porque cada empresa pode elaborar a própria política. As convenções de trabalho estabelecem um percentual médio de 40% do salário total.

Além disso, vale ressaltar também que o adiantamento não deve ser uma exceção dentro das empresas. Se um setor tem direito, todos os outros também devem ter e podem requisitá-lo.

Conheça as vantagens de adiantar o 13º salário

O adiantamento do benefício não compromete o fluxo de caixa da empresa. E por isso, os benefícios de oferecer o adiantamento são:

-> Aumentar a produtividade no ambiente de trabalho;

-> Favorecer o relacionamento entre trabalhador e empresa;

-> Colaborar com a retenção de talentos;

-> Valorizar os funcionários.

Conheça as desvantagens de adiantar o 13º salário

Assim como em todo caso, antecipar o 13º salário também tem as suas desvantagens. E é importante também conhecê-las para colocar na ponta do lápis se vale a pena, ou não, investir nessa possibilidade.

-> pagamento de uma taxa sobre o valor antecipado; 

-> não recebimento do salário do fim do ano.

A segunda desvantagem é a que precisa ser mais colocada na balança pelas pessoas que solicitam o adiantamento. Isso porque o pagamento costuma ser pago em uma data propícia para muitos gastos.

carteira de trabalho com nota de dinheiro FGTS
O 13º salário pode ser adiantado para o trabalhador

Pelo fato de as pessoas estarem acostumadas a receber tal valor nessa época, ficar sem pode fazer falta.

Isso mesmo, pois se você pediu o adiantamento ficará sem recebê-lo em datas com grandes gastos, como natal e ano novo.

Como o valor do salário extra é calculado?

Uma dúvida de muitos é saber como o valor do 13º salário é calculado, pois geralmente as empresas não informam ou têm essa cultura de informar os funcionários. Além disso, cai muito no automático e muitas pessoas só querem ver o dinheiro na conta.

Mas, é uma dúvida importante e que todos podem e precisam ficar por dentro. 

A cada mês de trabalho, o empregado tem direito ao recebimento de 1/12 de salário extra. Dessa forma, se você trabalhou 12 meses em um determinado ano, o valor do décimo terceiro é exatamente o valor do salário normal.

É importante saber, ainda, que o cálculo do 13° salário considera outros ganhos, como:

  • adicional noturno;
  • de insalubridade;
  • de periculosidade;
  • as médias sobre valores variáveis recebidos no ano (horas extras, comissões, prêmios), entre outros.

Mas, não entram nesse cálculo os benefícios de vale-transporte, vale-alimentação e participação nos lucros da empresa.

Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou? Se sim, então que tal compartilhá-lo com outras pessoas para que elas também saibam que é possível adiantar o 13º salário e as suas vantagens.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos