Como adiantar o pagamento do 13º salário? Veja passo a passo!

0
3302
mulher segurando notas de dinheiro
3.7
(3)

Muitos brasileiros estão se desdobrando para conseguir pagar todas as despesas do dia a dia. Uma forma que muitos encontram de conseguir dinheiro para arcar com as contas é solicitando o adiantamento do 13º salário. Você sabe como fazer isso?

Anúncios

Para começar, o 13º salário é garantido a todos que trabalham com carteira assinada. A partir de 15 dias de trabalho, o brasileiro já tem direito a esse benefício, no qual o valor é proporcional ao tempo de serviço.

De acordo com a lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil de novembro. Porém, cada empresa define qual é o melhor momento para realizar o pagamento do benefício.

Anúncios

Mas a maioria prefere realizar o pagamento do 13º salário no final do segundo semestre. Enquanto a segunda parcela deve ser paga sempre em dezembro.

Quem tem direito ao 13º salário?

Qualquer trabalhador que seja contratado por meio do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito de receber o 13º salário. Mas existe uma condição: você precisa trabalhar ao menos 15 dias com carteira assinada.

Se preencher esse requisito poderá receber o benefício. Mas caso aconteça o encerramento do contrato, você poderá ter direito ao 13º salário proporcional.

Anúncios

Isso, é claro, se a demissão não ocorrer por justa causa, caso isso aconteça você perde o direito ao benefício proporcional. Outro fator que pode fazer com que o trabalhador perca o 13º salário é caso tenha mais de 15 faltas não justificadas, no período de um mês de trabalho.

Para esses casos, o empregado só não terá direito ao décimo terceiro referente àquele mês.

Entenda como realizar o adiantamento do 13º salário

Antes de qualquer coisa é necessário ressaltar que não existe uma lei específica que fale sobre a obrigatoriedade do adiantamento do benefício. O que o torna opcional. 

Sendo assim, cabe às empresas estabelecerem de forma detalhada o adiantamento do 13º salário e informar aos funcionários.

O que a CLT diz a respeito do assunto é que ao “empregado, é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos (…)”

É importante frisar ainda que não existe um valor máximo de adiantamento. Isso porque cada empresa pode elaborar a própria política. As convenções de trabalho estabelecem um percentual médio de 40% do salário total.

Além disso, vale ressaltar também que o adiantamento não deve ser uma exceção dentro das empresas. Se um setor tem direito, todos os outros também devem ter e podem requisitá-lo.

Conheça as vantagens de adiantar o 13º salário

O adiantamento do benefício não compromete o fluxo de caixa da empresa. E por isso, os benefícios de oferecer o adiantamento são:

  • Aumentar a produtividade no ambiente de trabalho;
  • Favorecer o relacionamento entre trabalhador e empresa;
  • Colaborar com a retenção de talentos;
  • Valorizar os funcionários.

Conheça as desvantagens de adiantar o 13º salário

Assim como em todo caso, antecipar o 13º salário também tem as suas desvantagens. E é importante também conhecê-las para colocar na ponta do lápis se vale a pena, ou não, investir nessa possibilidade.

  • pagamento de uma taxa sobre o valor antecipado; 
  • não recebimento do salário do fim do ano.

A segunda desvantagem é a que precisa ser mais colocada na balança pelas pessoas que solicitam o adiantamento. Isso porque o pagamento costuma ser pago em uma data propícia para muitos gastos.

Homem e mulher fazendo contas
O 13º salário pode ser adiantado para o trabalhador

Pelo fato de as pessoas estarem acostumadas a receber tal valor nessa época, ficar sem pode fazer falta.

Isso mesmo, pois se você pediu o adiantamento ficará sem recebê-lo em datas com grandes gastos, como natal e ano novo.

Como o valor do salário extra é calculado?

Uma dúvida de muitos é saber como o valor do 13º salário é calculado, pois geralmente as empresas não informam ou têm essa cultura de informar os funcionários. Além disso, cai muito no automático e muitas pessoas só querem ver o dinheiro na conta.

Mas, é uma dúvida importante e que todos podem e precisam ficar por dentro. 

A cada mês de trabalho, o empregado tem direito ao recebimento de 1/12 de salário extra. Dessa forma, se você trabalhou 12 meses em um determinado ano, o valor do décimo terceiro é exatamente o valor do salário normal.

É importante saber, ainda, que o cálculo do 13° salário considera outros ganhos, como:

  • adicional noturno;
  • de insalubridade;
  • de periculosidade;
  • as médias sobre valores variáveis recebidos no ano (horas extras, comissões, prêmios), entre outros.

Mas, não entram nesse cálculo os benefícios de vale-transporte, vale-alimentação e participação nos lucros da empresa.

Como aproveitar o 13º salário: veja como investir nas melhores opções!

O pagamento do 13º salário é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia. Antes de sair por aí realizando todos os sonhos de consumo, planeje de forma consciente o uso do benefício.

Pagar dívidas

Sabe aquele cheque especial que você utilizou e não conseguiu pagar até agora e virou uma bola de neve? Ou então um empréstimo ou contas atrasadas? Que tal aproveitar o 13º salário para quitá-los?

Assim você garante que seu 2022 comece sem dívidas. Ou pelo menos com valores bem abaixo, se o salário não cobrir tudo.

Contudo, lembre-se: com o 13º salário em mãos, você consegue negociar dívidas à vista. Ou seja, aquele tão sonhado “descontão” pode acontecer.

Fazer compras de final e início de ano

Você também pode aproveitar para fazer aquelas compras de natal e final de ano. Além de presentes, quem faz ceia e reúne a família e amigos, tem que gastar um pouco a mais com bebidas e comidas.

Entretanto, claro que não podemos nos esquecer do começo de ano. Não é só um novo ano, mas contas novas também. Aqueles impostos conhecidos, como IPVA e IPTU, estão chegando.

Outra maneira de aproveitar o 13º de forma inteligente é usá-lo para pagar esses tipos de contas. Além de se livrar logo de cara, é possível conseguir um desconto.

+ Confira aqui mais dicas de como aproveitar o décimo terceiro

Pagamentos em uma única parcela dão descontos nesses dois tipos de impostos. Assim, você paga menos e ainda não arrasta uma dívida pelos meses seguintes.

Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou? Se sim, então compartilhe com outras pessoas para que elas também saibam que é possível adiantar o 13º salário e conheça as suas vantagens.

O que achou disso?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui