Antecipar o 13º salário é uma opção oferecida pelos bancos nessa época do ano. Cada vez mais brasileiros estão endividados e essa pode ser a solução para reduzir as dívidas.
Anúncios
Esse dinheiro pode significar um alívio para aqueles que estão endividados e também para quem quer economizar já pensando nas despesas do fim deste ano e do início do próximo.
Mas os trabalhadores precisam ficar atentos. Principalmente aqueles que estão com dívidas cujos juros são muito altos. É o caso, por exemplo, do cheque especial e do cartão de crédito.
Anúncios
Apesar de o Banco Central anunciar uma queda nos juros médios cobrados pelas instituições financeiras nessas modalidades de crédito no mês de junho e também no primeiro semestre, eles ainda estão próximos da marca dos 300%. Essas taxas ainda seguem elevadas na comparação com outras linhas de crédito.
5 fatores a considerar para antecipar o 13º salário
É claro que a lista pode ser muito extensa, mas antes de realmente considerar a contratação da antecipação de 13º salário, alguns fatores básicos precisam avaliados.
Anúncios
São eles:
1 – Você tem uma dívida com juros mais caros?
2 – Já avaliou outras modalidades de crédito?
3 – Fez uma comparação entre o CET oferecido pelo banco e o de outras instituições?
4 – Precisa do dinheiro antecipado para suprir uma emergência?
5 – Tem condições de honrar com o pagamento do empréstimo para não ficar negativado quando ele for cobrado?
Quando vale a pena antecipar o 13º salário?
Muitos bancos oferecem a possibilidade de antecipar o 13º salário. No entanto, é preciso lembrar que a antecipação é na verdade um empréstimo e o dinheiro do 13º é a garantia para a quitação. Por isso esse recurso não deve ser utilizado desnecessariamente.
Antecipar o 13º salário vale para a aquisição de algum bem. Vale também para quem tiver um financiamento. Afinal, vale a pena aproveitar o dinheiro extra para antecipar uma ou mais parcelas.
Lembre-se, no entanto, que quando você faz o pedido de antecipação está considerando um dinheiro que pode vir, mas que ainda não é totalmente garantido. Se você toma um empréstimo de antecipação do 13º salário e é demitido, é possível que não tenha o valor total no momento em que ele for cobrado.
Além disso, no caso do Imposto de Renda, é possível que a restituição seja menor do que o esperado ou mesmo não seja paga. O consumidor tem de estar ciente destes riscos antes de contratar a antecipação.
Crédito consignado é a melhor alternativa para quitar as dívidas
Como vimos, antecipar o 13º salário pode não ser a melhor opção para quitar dívidas. Atualmente, o crédito consignado é a melhor alternativa.
Isso porque os juros dele são menores. O motivo é simples: o banco possui mais garantias de que irá receber o pagamento. Afinal, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício INSS.
Mas existem outras opções de empréstimo. Mas fique atento!
Na hora de pegar um empréstimo no banco é preciso avaliar diversos requisitos além dos juros. Qual o prazo para quitação do débito? Quais as sanções e multas em caso de atraso no pagamento?
Outros pontos essenciais para análise é o chamado Custo Efetivo Total (CET). O CET é a soma de todas as taxas cobradas pela financeira, incluindo juros, seguro e outros valores.
Por vezes, mesmo que o banco tenha juros menores, seu CET pode ser mais alto que o de um banco com juros mais altos. Por isso, ele deve sempre ser avaliado.
+ 13º salário do INSS antecipado! Veja o calendário e quem tem direito
Analise se o empréstimo é a melhor saída
Em geral, duas situações podem levar você a pensar que a melhor solução é buscar empréstimo ou financiamento: dificuldades financeiras ou expansão dos negócios. No entanto, é preciso avaliar bem se essa saída é indicada, além de estar seguro antes da decisão.
Por isso, antes de antecipar o 13º salário, comece a organizar a sua vida financeira. Isso significa entender quanto e com o que você gasta para adequar suas despesas a seu salário. Anote todas as contas e outras despesas, separando-as entre obrigatórias e supérfluas.
Lembre-se que a disciplina é o pilar que sustenta todas as suas outras ações financeiras. Por isso, não caia na tentação de sair do orçamento ou protelar a criação da sua reserva.
Confira algumas dicas do FinanceOne muito eficientes e comece agora a organizar sua vida financeira!