Início Notícias Empreendedorismo Antecipação de recebíveis: entenda como funciona

Antecipação de recebíveis: entenda como funciona

0
(0)

Manter um negócio em meio às dificuldades financeiras requer: planejamento, diversidade, cálculo dos riscos e persistência. A antecipação de recebíveis chega como uma possibilidade a mais para que o empresário consiga continuar com as operações financeiras equilibradas. Quer conhecer mais sobre esta linha de crédito? Explicamos tudo sobre antecipação de recebíveis para você.

antecipação de recebíveis?
Você sabe como funciona a antecipação de recebíveis? Explicamos tudo sobre a linha de crédito

O que é antecipação de recebíveis

Para facilitar o entendimento, antecipação de recebíveis é uma linha de crédito na qual é possível receber determinada quantia de dinheiro antes do prazo correto. É apenas uma antecipação de uma verba que o empresário já iria receber de qualquer forma.

As facilidades para conseguir são diversas, bem como os benefícios. O processo burocrático é simples e pode ser realizada quando for preciso. Mas ainda assim é necessário apenas tomar cuidado com as taxas a serem cobradas pelo serviço, que costumam ser de 2% a 13%, e a real necessidade da solicitação.

Este recurso libera valores de compra e venda a prazo, como vendas parceladas no cartão de crédito, carnê ou cheques e duplicatas. É ideal para empreendedores que precisem arcar com obrigações a curto prazo.

Antecipação de recebíveis x empréstimo

Ambos são tipos de contratação de crédito, mas se diferem em diversos aspectos. A principal diferença entre o empréstimo e a antecipação de recebíveis é que o primeiro possui maior burocracia, onde diversos documentos que comprovam a situação da empresa são solicitados.

Além disso, os bancos cobram taxas de juros maiores, sendo um perigo porque acaba virando uma bola de neve ou um ciclo vicioso, no qual se torna necessário outro empréstimo para quitar um empréstimo.

Entenda como funciona antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis funciona da seguinte maneira: a instituição financeira libera antes da data planejada a quantia que o empreendedor já iria receber. Com isso, pega para si como forma de “pagamento” o que seria recebido posteriormente. Ou seja, quem recebe é a instituição que antecipou e não o dono do negócio.

Disponibilizam este método instituições financeiras como bancos, empresas de crédito (Cielo, Rede e outras) ou factorings, que são prestadoras de serviço de crédito.

No momento da escolha, se atente às taxas de juros cobradas, bem como o Imposto sobre Operações Financeiras – o IOF ou tarifas de transação. Pode ser feita pela internet, pessoalmente ou até pela própria máquina de crédito.

O contratante do serviço pode escolher qual tipo de pagamento quer antecipar. Esta avaliação deve ser feita com critérios porque, caso o cliente não cumpra com os pagamentos ao banco, este poderá restringir a empresa ou solicitar o pagamento. Por isso, confira as receitas e a reputação dos clientes, podendo fazer isso por meio do Serasa Experian.

Então fica assim: o empreendedor escolhe onde fará a antecipação, se cadastra e aguarda até que a solicitação seja aprovada. A aprovação demora um período de 24 horas a 7 dias úteis para liberar os recursos.

Para que este processo, de fato, colabore com o crescimento da empresa e não com o aumento de sua desorganização e estagnação, é necessário montar um planejamento. Isso será importante para que se consiga arcar com as obrigações financeiras nos meses seguintes à antecipação.

Vantagens desta linha de crédito

– Crédito da empresa para a própria empresa

Nesta alternativa, o empreendedor utiliza um dinheiro que já iria chegar para ele de qualquer forma. Os interessados não pagam por recursos emprestados de terceiros.

– Maior rapidez

O procedimento para conseguir os valores é rápido. Apesar de haver análise das instituições financeiras, a antecipação de recebíveis continua sendo a melhor opção para adiantar pagamentos e diminuir as dívidas do negócio.

– Redução dos riscos

Dependendo da instituição escolhida, os riscos para a empresa em relação à inadimplência são reduzidos. Ou seja, o banco pode assumir as dívidas dos clientes sem responsabilizar o empresário.

– Flexibilidade

Também é possível parcelar o valor antecipação, o que colabora para o não endividamento. Mas neste caso, é necessário tomar cuidado com as taxas e juros cobrados, que devem ser maiores em caso de pagamento a longo prazo.

Plano de negócio adequado diminui riscos

O plano de negócios é necessário para o sucesso de uma empresa e isso é uma verdade sem contestação. O planejamento é como um guia que orientará o empresário em relação ao início e continuidade do projeto.

Conhecer cada detalhe do que comercializa é um dos itens que garantirá bons frutos, mas não é o único. Para fazer um bom planejamento, se atente com as dicas:

– Análise de mercado: para quem está produzindo? Quem são os clientes? Como se comportam? O que há de comum entre eles? É possível listar estas informações por meio de questionários ou até mesmo pela análise da concorrência.

– Organização financeira: elabore um plano de finanças que contenha os gastos fixos como conta de luz, aluguel ou equipamentos necessários para o negócio. Nesta fase, ter atenção com o capital de giro e fluxo de caixa é imprescindível. Controle as receitas, evite desperdícios e garanta os recursos necessários para o funcionamento da empresa.

– Gestão: uma boa gestão está totalmente ligada ao seu sucesso. Não adianta planejar e não conseguir gerir no dia-a-dia. Trace um modelo de negócio e siga com flexibilidade e estratégia. Principalmente na fase inicial do negócio, testar como funciona melhor cada item do planejamento e se adequar aos poucos traz benefícios não apenas para a empresa, mas para o próprio empreendedor.

– Especialização: esteja sempre de olho nas mudanças do mercado, seja investindo em cursos ou pesquisas, avaliar no que se pode melhorar nunca é ruim. O Portal Sebrae, por exemplo, disponibiliza diversos cursos de empreendedorismo, marketing, vendas, planejamento, finanças e inovação.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Priscila Gomes
Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui