InícioNotíciasEmpreendedorismoDiretor do Sebrae RJ é o novo colunista do FinanceOne

Diretor do Sebrae RJ é o novo colunista do FinanceOne

0
(0)

Resiliência e inovação. Essas são as palavras de ordem para a sobrevivência dos negócios no período pós-pandemia. A dica é do diretor-superintendente e CEO do Sebrae RJ, Antonio Alvarenga, que será o novo colunista do FinanceOne.

Os empreendedores que desejarem sobreviver nos próximos anos, com todo o impacto da crise de saúde sobre os negócios, não podem deixar de acompanhar as publicações quinzenais do especialista, que começam neste mês de agosto.

Junto com Alvarenga, que vai publicar artigos sobre empreendedorismo, o time de colunistas contará com Guilherme Val, advogado tributarista, e Ronaldo Junior, advogado trabalhista.

Antonio Melo Alvarenga Neto, além de diretor do Sebrae RJ, é administrador pela UFRJ, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Também é membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e de vários Conselhos da Firjan: Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade; Fórum Empresarial da Agroindústria; e Conselho Empresarial de Energia Elétrica.

Ele ainda integra o Conselho das Entidades do Setor Agropecuário e de diversas Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
É membro da Academia Nacional de Agricultura e integrante do Conselho do Agro, instituição que reúne as 15 principais lideranças do agronegócio brasileiro.

Alvarenga também já foi diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e diretor executivo e sócio do Ibmec Educacional.

+ Reforma do Imposto de Renda: especialista explica principais pontos

Futuro do empreendedorismo é promissor, diz diretor

Antonio Alvarenga lembra que o Estado do Rio de Janeiro já estava mergulhado numa grave crise social mesmo antes da Covid-19. A pandemia, de acordo com ele, foi “uma tragédia dentro da catástrofe”.

“Numa metáfora, o Sebrae cuida da saúde dos pequenos negócios. (Na pandemia) Viramos UTI. O grande desafio foi emergencial, cuidar da sobrevivência de milhares de pequenos negócios, sempre os mais prejudicados.”

Foto de perfil de Antonio Alvarenga, diretor do Sebrae RJ
Diretor do Sebrae RJ fala sobre futuro do empreendedorismo no Rio

Mas ainda assim o diretor do Sebrae Rio acredita em um futuro próximo promissor para os empreendedores cariocas.

O diretor do Sebrae RJ recorda que havia a expectativa que a economia só voltaria a crescer quando toda a população estivesse vacinada.

No entanto, com apenas 19,35% das pessoas totalmente imunizadas (dados de 1º de agosto), já há sinais de reaquecimento.

Além de haver sinalizações positivas no Brasil, no Estado do Rio e mesmo na cidade do Rio, existe uma grande demanda reprimida em muitas áreas que, segundo o diretor, têm a tendência de irem se normalizando aos poucos.

“Claro que enfrentamos um obstáculo numa escala jamais vista, e que, durante um período, parecia intransponível. Houve danos irreparáveis. Mas prevaleceram dois valores indispensáveis para o empreendedorismo, mesmo em condições consideradas normais.”

Esses valores a que Alvarenga se refere são:

  • Resiliência – “nenhum negócio vai adiante sem a capacidade de resistir às situações adversas. É não desistir, adaptar-se ao mau momento, para retomar o fôlego adiante.”
  • Inovação – “outro atributo indispensável no passado que simplesmente fez a diferença entre a vida e a morte do empreendimento. Entre as mudanças de processo, o caminho para online foi acelerado e não terá mais volta. Ao contrário, onde for possível, o modelo de negócio será cada vez mais digital.”

+ Varejo Week: Sebrae realiza evento gratuito para empreendedores

Diretor do Sebrae RJ dobra esforços para apoiar pequenos negócios

A missão básica do Sebrae RJ é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo na região. E principalmente na crise, essa atividade é essencial.

Afinal, os pequenos negócios são responsáveis por parte significativa do PIB brasileiro e grandes geradores de empregos formais. Por isso a atuação da entidade tem tido um papel fundamental, como destaca Alvarenga.

“É uma missão muito estimulante, uma vez que temos obtido resultados positivos concretos no apoio ao pequeno negócio, graças a uma equipe da maior competência e dedicação, que faz da missão do Sebrae a sua causa. Sempre buscamos novos desafios, mas temos que comemorar as nossas conquistas, que também são da sociedade.”

Além do aperfeiçoamento dos de projetos e programas permanentes do Sebrae RJ, com vista à inovação, a pandemia também apontou para outra necessidade: preparar os empreendedores, dos mais diversos segmentos da economia, para as novas realidades dos diferentes mercados.

Já pensando no pós-pandemia, o diretor conta que a entidade trabalha para desenvolver novos projetos nesta direção. Para isso, tem sido necessário intensificar os esforços, afinal, as perdas foram enormes.

Mas apesar dos contras, a mensagem é de esperança para um futuro melhor, garante Alvarenga.

“E deixo também uma sugestão: procure o Sebrae. Qualquer que seja seu problema ou aspiração, com certeza vai encontrar apoio para o êxito e sustentabilidade do seu negócio.”

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui