InícioNotíciasFinanças PessoaisVeja o que é preciso para fazer um empréstimo consignado

Veja o que é preciso para fazer um empréstimo consignado

5
(3)

O empréstimo consignado é a modalidade de crédito que possui juros mais baixos. Isso sem contar que sua contratação, hoje em dia, é rápida e fácil.

Você pensa em fazer um empréstimo consignado? Então saiba que todo o processo pode ser simplificado se os pré-requisitos estiverem corretos desde o início.

Se ainda está em dúvida de quais são as exigências para conseguir um, então não perca mais tempo. Neste texto, vamos explicar o que é necessário para conseguir fazer um empréstimo sem muita burocracia.

Então, é hora de saber quem pode, quem não pode e uma série de outras informações necessárias para solicitar um empréstimo consignado.

+ É bom começar um negócio com um empréstimo?

Requisitos para contratar um empréstimo consignado

Vínculo empregatício

Aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores celetistas e militares podem solicitar o empréstimo consignado. O profissional CLT, no entanto, precisa se informar se a empresa na qual trabalha oferece essa modalidade de crédito.

É importante lembrar que nenhuma empresa é obrigada a oferecer o convênio como um benefício para seus empregados.

+ Como funciona a aposentadoria para quem contribui como CLT e MEI?

Idade mínima de acordo com o banco

As idades mínima e máxima para a contratação do empréstimo consignado são designadas pelos próprios bancos. Ou seja, podem variar de acordo com a instituição.

A idade influencia no valor do limite de crédito liberado. Isso também se reflete no número de parcelas permitidas em cada contrato do empréstimo.

Portanto, os prazos de pagamento são diferentes para cada faixa etária. No entanto, também respeitam um prazo máximo sendo que, para Aposentados e Pensionistas INSS o prazo máximo pode chegar até 72 meses. Servidores Públicos podem pagar em até 96 meses.

Ter renda fixa comprovada

Possuir uma renda fixa comprovada é um dos pré-requisitos para conseguir o empréstimo. Ou seja, é um ponto necessário na hora da contratação.

Essa modalidade de empréstimo é liberada somente para grupos com renda fixa que possa ser comprovada por meio do contracheque ou benefício INSS.

Isso é o que garante taxas de juros mais baratas que outras linhas de crédito pessoal, por exemplo. Assim, infelizmente não é liberado para autônomos ou assalariados, mas não há nenhuma restrição para quem está com o nome sujo.

Vale lembrar que os trabalhadores com carteira assinada que perdem o emprego, por qualquer motivo, devem fazer o pagamento integral do empréstimo consignado, uma vez que não terão mais a folha de pagamento para descontos.

+ Empréstimo consignado do Banco Safra: como conseguir

Disponibilizar os documentos solicitados

Outro passo fundamental é a apresentação dos documentos solicitados ao banco.

Como o processo do empréstimo consignado é menos burocrático, tanto a simulação quanto a contratação necessitam de documentos muito simples:

  • RG ou CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;

Todos os documentos deverão estar obrigatoriamente em nome do contratante.

Pronampe
Para conseguir um empréstimo consignado é preciso apresentar os documentos solicitados ao banco

Para os aposentados e pensionistas são válidos como comprovantes de renda o contracheque ou extrato do benefício INSS. Já para os servidores públicos federais (SIAPE) o contracheque pode ser obtido através do SIGEPE.

Disponibilizar os documentos corretos e legíveis no momento da simulação ou contratação é essencial, para que o empréstimo consignado seja aprovado e liberado.

+ Compensa fazer empréstimo para quitar dívidas?

Ter margem consignável disponível

A margem consignável é o quanto do rendimento mensal uma pessoa pode comprometer com as parcelas do empréstimo consignado.

O valor total da margem consignável e de 35% sob o valor líquido do salário ou benefício INSS.

Tanto os beneficiários INSS, quanto os funcionários públicos podem escolher entre utilizar toda a margem consignável ou manter uma reserva de segurança.

Ter uma conta bancária para receber o dinheiro

O recebimento do valor integral do empréstimo aprovado só será feito na conta corrente ou poupança. Não é necessário, no entanto, ter uma conta no banco em que está solicitando o empréstimo.

A conta bancária também precisa em estar no nome do titular. Não é autorizada a transferência para a conta de terceiros. Essa é uma medida adotada pelos bancos para garantir maior segurança.

+ Home equity: saiba o que é e como funciona

Cuidados para ter na hora da contração do empréstimo

  • Desconfie de instituições que pedem depósito adiantado para liberar o empréstimo;
  • Atenção quando tiver ofertas e promoções vantajosas, principalmente vindo de e-mails e ligações;
  • Não forneça seus dados pessoais para empresas desconhecidas;
  • Assine o documento apenas após ler tudo que está escrito, dê atenção para cada cláusula no contrato.

Os empréstimos consignados têm os menores juros da modalidade de crédito. O FinanceOne listou as taxas de 30 bancos diferentes para você escolher a que cabe no seu bolso. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui