Conheça 3 apps para treinar colaboradores no ambiente do Metaverso

0
246
Garoto com fone de ouvindo usando celular para finanças
5
(1)

Com certeza você já ouviu a palavra “Metaverso” por aí. Inclusive, desde que o Facebook mudou o seu nome para Meta, essa palavra nunca mais saiu da lista das mais buscadas na internet. Mas será que empresas podem tirar vantagem disso? É claro que sim!

Anúncios

Tatiany Melecchi, fundadora da Consultoria Transforma People & Performance, e mestre em Marketing, citou apps para treinar colaboradores no ambiente do Metaverso.  

Melecchi revela que as experiências de aprendizado no Metaverso representam uma inovação para otimizar significativamente o treinamento, o desenvolvimento e o aprendizado real.

Anúncios

Vantagens de utilizar o Metaverso nas empresas

Maior engajamento e retenção da aprendizagem

O Metaverso oferece métodos de engajamento novos e interativos em relação ao treinamento 3D, Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Estendida (XR), que permitem às pessoas aprenderem mais rápido, além de reterem melhor as informações.

Além disso, em relação à alocação de recursos, as aulas no Metaverso são mais curtas, com apenas 20 minutos. A modalidade digital convencional leva em torno de uma hora.

Oportunidade de colocar a “mão na massa” de forma segura

O Metaverso oferece abordagens imersivas e vivenciais que são mais atrativas para os funcionários e também influenciam diretamente os resultados da aprendizagem e a performance das companhias.

Anúncios

um menino e uma menina com óculos 3D
Especialista em Marketing, Tatiany Melecchi, explica como os apps para treinar colaboradores no Metaverso podem ser benéficos para empresas

Em vez de simplesmente ensinar teoria, as equipes obtêm uma prática genuína com outros colegas.

“Um bom exemplo é a MGM Resorts que se uniu à Strivr para dar aos funcionários em potencial a chance de experimentar seus empregos em VR antes de aceitar uma oferta de trabalho. Se alguém percebe que o trabalho não é para eles, a MGM economiza tempo e recursos por não ter que treinar e substituir alguém que não se adaptou a empresa”, revela a CEO.

+ Soft Skills e metaverso: a chance de elevar qualidade de treinamento nas empresas

+ Profissões de Metaverso: veja as tendências para o mercado de trabalho

A seguir, Tatiany listou 3 apps para treinar colaboradores utilizando o Metaverso.

Metaverso: apps para treinar colaboradores

Além de uma série de empresas, Tatiany explica que há plataformas e produtos nesta área. Ela cita algumas opções que já foram testadas, como:

1 – Horizon Woorkrooms

Horizon Workrooms é uma das grandes apostas do META – antigo Facebook. Essas salas de trabalho imersivas permitem que as pessoas se reúnam para seus treinamentos na mesma sala virtual, independentemente da distância física, mas de forma bem mais interativa do que as plataformas digitais atuais.

Ela funciona tanto na realidade virtual quanto na web. Utilizando óculos de realidade virtual, o Meta Quest 2, que hoje está sendo vendido pelo próprio website do Meta ou pela Amazon e custa em torno de US$300 dólares.

2 – MeetinVR

O Meeting VR é uma outra plataforma que oferece diversos espaços para trabalho e treinamento, nos quais você e seu time podem colaborar, criar e interagir de forma imersiva.

Há salas disponíveis para discussões de casos um a um, salas para pequenas reuniões de equipe, teleconferências maiores e até apresentações e palestras para toda a empresa.

O desempenho parece um pouco mais instável do que as visualizações do Horizon Workroom. Além disso, as imagens dos avatares são apresentadas só dos ombros para cima e você tem acesso à visão das mãos de cada participante.

No entanto, ainda assim, segundo os usuários, cumpre suas promessas de aumentar conexão e aprendizagem remota.

Os recursos básicos do MeetinVR estão disponíveis gratuitamente e existem alguns planos pagos para 10 participantes por 35 Euros e outras opções de assinaturas para organizações maiores.

3 – NODA

Noda é um espaço de realidade imersivo ideal para brainstorm em que você pode construir e compartilhar modelos mentais 3D — mapas mentais, storyboards, diagramas de rede ou fluxo, planos de projeto — para aumentar sua produtividade, compreensão e conscientização.

No entanto, por mais céticos que algumas pessoas possam ser sobre esse novo universo, Tatiany explica que o Metaverso é o próximo estágio da internet e já está aqui.

“Essa ferramenta abre as portas para novas possibilidades de capacitação e aprendizagem profissional. E como bem disse Regina Nowlan, da Training Magazine, a razão pela qual o treinamento e o desenvolvimento podem ser tão eficazes nesse ambiente é que o aprendizado imersivo oferece ensino prático sem precisar sair do mundo digital”, finaliza a CEO da Consultoria Transforma People & Performance.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas também possam conhecer os apps para treinar colaboradores no Metaverso.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui