InícioCriptomoedaAtualização do Bitcoin em 2021: veja o que muda

Atualização do Bitcoin em 2021: veja o que muda

3.5
(2)

Uma ótima notícia para quem investe ou pretende investir em Bitcoin. Em novembro deste ano, chegará uma nova atualização do Bitcoin. Batizada de Taproot, a atualização chegará para aumentar a privacidade e a eficiência das transações da criptomoeda.

Essa é a primeira atualização desde 2017. A partir desse novo update, será possível criar contratos inteligentes no próprio blockchain da criptomoeda.

Especialistas veem a atualização do Bitcoin com entusiasmo. Afinal, essa será uma nova oportunidade da criptomoeda alcançar níveis máximos de preço. Então, não precisa nem falar que essa é atualmente uma das coisas que mineradores e investidores mais aguardam.

Apesar de seu valor de aquisição continuar alto, o Bitcoin vem sofrendo sucessivas quedas e oscilações em seus preços. Tudo começou com o pronunciamento de Elon Musk de que a Tesla passaria a não aceitar mais transações em Bitcoin por conta do aquecimento global.

Agora, essa semana, o Bitcoin e outras criptomoedas continuam em queda por conta da repressão chinesa contra mineradores, empresas de Bitcoin e criptoativos. Portanto, algo que prejudica o crescimento da moeda e de empreendimentos que atuam na região.

A possibilidade de criar contratos inteligentes no blockchain do Bitcoin é um recurso cada vez mais importante para que a criptomoeda seja algo muito mais além do que apenas um ativo digital especulativo.

A Taproot permite eliminar intermediários até nas mais complexas transações, automatizando ainda mais o processamento das movimentações dentro da rede da moeda digital.

Pessoa segurando uma moeda de bitcoin
A Taproot é a primeira atualização desde a SegWit, feita em 2017 na criptomoeda.

Principais atualizações do Bitcoin: o que muda?

Antes de mais nada, uma das principais mudanças que chegam com a atualização do Bitcoin são as assinaturas digitais. Até então, a rede criptografada do Bitcoin utilizava o “Algoritmo de Assinatura Digital da Curva Elíptica”, criada a partir da chave privada de uma carteira que garante que a criptomoeda só possa ser gasta por seu proprietário legítimo.

Com a atualização do Bitcoin, ocorrerá uma migração para as “Assinaturas Schnorr”, que tornarão as transações com múltiplas assinaturas ilegíveis. Em outras palavras, isso significa que haverá uma privacidade maior para usuários de Bitcoin, já que as chaves privadas não terão mais tanta exposição na rede.

Vale lembrar que a Assinatura Schnorr não tem a ver com o anonimato de endereços individuais no blockchain do Bitcoin. Só quer dizer que as transações com o criptoativo serão mais simples e diferentes das que são mais complexas e possuem várias assinaturas.

Taproot: Barateando e facilitando contratos inteligentes

Além de todos os benefícios listados acima, as Assinaturas Schnorr também representam uma virada de jogo para os contratos inteligentes, acordos automáticos armazenados no blockchain. Agora vai dar para usá-lo em qualquer tipo de transação: desde o pagamento de contas agendadas até a compra e registro de um novo automóvel.

Sendo assim, a atualização do Bitcoin torna esses contratos inteligentes mais simples e mais baratos, já que vão ocupar menos espaço no sistema de blockchain. Ou seja, a rede do Bitcoin será uma opção com viabilidade para criar essas ferramentas.

Atualmente, os contratos inteligentes podem ser criados tanto na camada de protocolo central do Bitcoin quanto na Lightning Network, uma plataforma de pagamentos construída no blockchain da criptomoeda que permite transações instantâneas. Contratos inteligentes executados dessa maneira geralmente oferecem transações mais rápidas e baratas.

Contratos inteligentes em outras criptomoedas

A existência desses contratos inteligentes não são uma exclusividade do Bitcoin. Essa é uma funcionalidade que já está em prática há algum tempo no blockchain da Ethereum. Essa é uma das principais vantagens e diferenças entre o Bitcoin e a segunda criptomoeda mais valiosa, de acordo com o Coin Market Cap.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora os motivos para investir em Bitcoin em 2021.

O que achou disso?

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui