
Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin (BTC) não são a mesma coisa. Se você está chegando no mundo das criptomoedas agora, já deve ter escutado esses termos e, muitas vezes, eles são usados erroneamente como sinônimos.
Anúncios
Na verdade, a BCH é um altcoin que surgiu a partir de uma fork, ou seja, uma ramificação do BTC. Mas eles possuem características diferentes, custos de transação diferentes, entre outras particularidades.
A rede Bitcoin já passou por várias atualizações ao longo dos anos, tendo sido bifurcada mais de cem vezes. E a bifurcação mais bem-sucedida é justamente a Bitcoin Cash.
Anúncios
Qual a diferença entre Bitcoin Cash e Bitcoin?
Como mencionado, a Bitcoin Cash é uma altcoin que surge a partir de uma bifurcação da rede Bitcoin. Só por isso, já dá para dizer que não se trata do mesmo ativo digital. Mas existem diferenças importantes.
Uma das principais é o tamanho do bloco de transações: enquanto o bloco do Bitcoin é de 1 MB, os de Bitcoin Cash são de 8 MB. E os desenvolvedores estudam a probabilidade de aumentar para 32 MB.
Outra particularidade que difere o BCH do BTC é a sua rapidez. Estima-se que o primeiro leva dez vezes menos tempo para processar uma transação quando.
Anúncios
Ou seja, enquanto o Bitcoin processa uma transação em um determinado tempo, o Bitcoin Cash processa dez no mesmo período.
Com isso, o custo por transação se torna mais acessível, o que é mais uma diferença entre os dois ativos. É muito mais barato realizar uma transação em Bitcoin Cash do que com o Bitcoin.
Além disso, o Bitcoin Cash é mais centralizado que o Bitcoin. Um único pool de mineração controla mais de ¼ da taxa de hashes do BCH e outros três pools possuem mais de 55%.
Para se ter uma ideia, o maior pool de Bitcoin controla cerca de 17,7% da taxa e as outras três contribuem abaixo de 47%.
Por fim, o Bitcoin teve mais sucesso ao ganhar ampla adesão no mercado. Embora o BCH tenha oferecido melhorias, a primeira cripto do mundo acabou valorizando mais.

Como surgiu a altcoin?
Foi em 2017, quando começou-se a debater sobre a necessidade de mudar a maneira como o Bitcoin funcionava. A pauta era aumentar o número de transações por segundo, dando mais velocidade nos registros na rede blockchain.
Nesse contexto, foi sugerido o protocolo SegWit – Segregated Witness –, que seria um um soft fork. Ou seja, uma bifurcação, uma atualização do protocolo de forma moderada.
Essa atualização não alterava a compatibilidade das soluções, mas conseguia aumentar a capacidade de transações.
Porém, não houve consenso sobre o uso desse protocolo e o que ocorreu foi o hard fork. Ou seja, uma atualização mais drástica no protocolo que resultou na criação de uma nova criptomoeda a partir do Bitcoin: o Bitcoin Cash.
O BCH conseguia maior capacidade transacional maior, sendo mais veloz que o BTC. No início, a ideia era realmente substituir o BTC. Mas, como não houve consenso na comunidade, ele surgiu como uma nova criptomoeda.
Como minerar Bitcoin Cash?
Assim como o Bitcoin, o Bitcoin Cash tem uma oferta finita de criptomoedas: 21 milhões de unidades. E o processo de mineração do BCH também é semelhante ao do Bitcoin.
A principal diferença está no limite de tamanho do bloco. Como já mencionado, o do Bitcoin Cash é de 8 MB, enquanto o do Bitcoin é de apenas 1 MB.
Por ter blocos maiores, a mineração do BCH requer maior poder de computação. Portanto, é mais caro, mas tem mais taxas de transação para o minerador.
Por ter mais custos, especialistas consideram que a melhor forma de minerar Bitcoin Cash é entrar em um pool de mineração. Ou seja, se juntar a vários usuários para potencializar o poder de processamento.
Os lucros da mineração, neste caso, também são divididos entre os outros membros do pool. e dividir os lucros. Ainda assim, minerar BCH em casa não é muito lucrativo, pois o consumo de energia não compensa.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos! Aproveite, e leia também: Como minerar Bitcoin? Confira o guia completo!