InícioCriptomoedaComo minerar Bitcoin?

Como minerar Bitcoin?

Tempo de leitura: 5 minutos
()

Vira e mexe o assunto Bitcoin surge no mercado financeiro. Por exemplo, nos últimos meses o que mais foi falado foi a queda brusca desta criptomoeda. Mas hoje, o que o FinanceOne veio te explicar é sobre o que é e como minerar Bitcoin.

Afinal, a mineração de criptomoedas vem crescendo cada vez mais no mercado. E apesar disso, muitos investidores ainda não conhecem e, consequentemente, não sabem como podem investir e ganhar dinheiro nesta área.

E para que você fique por dentro de tudo sobre como minerar Bitcoin, preparamos este artigo completo com as informações mais importantes que você precisa saber. Confira abaixo todos os tópicos tratados neste artigo:

Entenda o que é Bitcoin de uma vez por todas

Para quem ainda tem dúvidas, o Bitcoin é a primeira moeda virtual criada no mundo que pode ser utilizada de diversas maneiras. E algumas delas são para realizar a compra de serviços, produtos e outros itens em lojas e estabelecimentos que aceitam esta forma de pagamento. 

Diferentemente dos outros meios de pagamentos, o Bitcoin não conta com uma moeda ou cédula física. Isso porque é totalmente digital e é formado a partir de um código único. Por este motivo, é chamado de criptomoeda.

Vale ressaltar ainda que o Bitcoin é uma moeda descentralizada. Mas o que isso significa? Simples, que não há regulação por nenhum governo, banco e/ou empresas. 

Além disso, com este criptoativo você pode enviar e receber sem precisar ter nenhum intermediário, como empresas de cartões e bancos.

Outra informação que você precisa saber é: o Bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, sendo ela o blockchain, que é um banco de dados onde são registradas todas as transações da criptomoeda entre os participantes da rede.

Como já foi dito acima, o Bitcoin é descentralizado e aberto, apesar das informações dos participantes serem totalmente anônimas. E cada transação é realizada entre os membros, registrada por meio de um software e também por membros mineradores, que verificam cada transação.

Saiba como você pode minerar Bitcoin

Você já sabe, o Bitcoin é um sistema totalmente descentralizado, e que, por este motivo, todo o papel de atualizar esta rede fica por conta dos participantes desta criptomoeda. Mas como permitir que os usuários realizem essa atualização? 

É justamente aí que entra o assunto minerar Bitcoin. Até porque para que você possa manter uma criptomoeda atualizada e funcionando precisaria de toda uma equipe por trás, certo? 

E encontrar pessoas de alta confiança nem sempre é uma tarefa fácil. Mas como fazer isso com essa moeda digital? Por meio da mineração do Bitcoin. E o melhor é que qualquer pessoa pode começar a investir nesta área.

Pessoa segurando uma moeda de bitcoin em frente a uma tela com investimentos
Minerar Bitcoin ainda é lucrativo

Você trabalha com o objetivo de adivinhar um número aleatório que pode resolver um problema matemático completo que é gerado pelo sistema da criptomoeda. Mas como isso é feito?

Por meio do seu computador e, quanto mais potente ele for, melhor para você. Já que as suas chances de adivinhar o número aleatório cresce, fazendo com que você consiga atualizar o sistema do Bitcoin.

Além disso, ao acertar o número aleatório você ainda ganha o direito de adicionar o próximo grupo de transações, os blocos da cadeia do Bitcoin. E é claro que você é recompensado por todo o seu trabalho e esforço com um determinado número de criptomoedas.

E essas criptomoedas podem ser utilizadas da maneira que você achar melhor ou até mesmo guardá-las para usar futuramente. 

Quanto ganha um minerador de Bitcoin?

Segundo a plataforma de monitoramento do mercado de criptomoedas Glassnode, os mineradores faturam mais de US$1,3 bilhão. Isso se comparado do final de dezembro de 2020 até o final de fevereiro de 2021.

Com isso, pode-se perceber que a média de lucro costuma ser bem grande. A Glassnode também garante que um minerador de Bitcoin fatura um total de US$1 milhão por hora.

Quais as vantagens e desvantagens?

Assim como qualquer ação no mercado financeiro, minerar Bitcoin também tem os seus prós e contras. Por isso, é muito importante que você coloque tudo na balança antes de começar.

Por exemplo, o que muita gente se questiona é sobre o retorno que esse procedimento pode dar. Mas, como qualquer aplicação, na mineração dessa criptomoeda também é preciso tempo para que gere algum lucro.

+ Atualização do Bitcoin em 2021: veja o que muda

Outro exemplo que pode ser vantajoso é a mineração coletiva. Nela, você acaba tendo mais chances de conseguir rendimento, uma vez que são mais pessoas em prol de um mesmo objetivo.

Mas, todavia, você ainda deve contar com os riscos e prejuízos. Entre eles, fortes gastos, principalmente com a energia que vai precisar para o uso dos computadores, ligados de forma constante. Também será preciso investir em uma internet com boa conexão e tem ainda os custos com hardware.

Em tese, as desvantagens são:

  • Altos custos com máquinas e infraestrutura
  • Altos custos com energia
  • Investimento de risco

Minerar Bitcoin vale a pena?

Para saber se vale a pena você precisa avaliar o seu perfil de investidor, os riscos e o tipo dessa aplicação, para assim perceber se combina. Em muitos casos, você pode não achar vantajoso e, mesmo com retorno, vai perceber que não vale a pena.

+ 9 erros comuns ao investir em Bitcoin

Enquanto isso, em alguns casos, pode perceber que é muito o seu tipo e que precisa tentar. Mas, é de conhecimento de todos que o Bitcoin tem ganhado destaque e relevância a cada ano, se tornando a maior referência no mercado de criptomoedas. Dessa forma, o valor da moeda só cresce e a tendência é de que aumente.

Isso ocorre devido à alta procura. Mas, dessa forma, a concorrência também aumenta. E, com isso, os rendimentos podem demorar a aparecer, sendo preciso bastante esforço.

É importante você ter em mente que o processo mudou e não está como antigamente, já que a criptomoeda se popularizou. Além disso, também não é tão rápido e você vai precisar investir, tendo computadores potentes e específicos.

Minerar Bitcoin é ilegal?

Minerar Bitcoin não é uma tarefa ilegal. No entanto, em alguns países tornou-se uma prática não permitida por motivos religiosos.

No Brasil, por exemplo, é importante lembrar que a regulamentação ainda é um projeto. Alguns países que já normalizam a exploração do Bitcoin são:

  • China
  • Canadá
  • Islândia
  • Finlândia
  • Suécia

Alguns países em que explorar a moeda digital é uma prática ilegal são:  Egito, Argélia, Marrocos, Paquistão, Nepal, além dos vizinhos Bolívia e Equador.

O conteúdo te ajudou? Então continue lendo sobre o assunto e saiba tudo sobre como é o processo de minerar criptomoedas.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 5 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos