Início Notícias Finanças Pessoais Passo a passo para escrever uma carta de reclamação

Passo a passo para escrever uma carta de reclamação

3.3
(17)

Escrever é uma tarefa relativamente fácil, ainda mais por ser algo que se pratica, teoricamente, desde a infância. Mas elaborar uma carta de reclamação precisa de alguns detalhes mais específicos.

Muita gente se desespera pelo fato de achar que é muito complicada e diferente de uma carta normal. Porém, no final de tudo, é mais simples do que parece.

Cartões de crédito sem anuidade
Saber como escrever uma carta de reclamação é fundamental

Para ajudar a tirar as suas dúvidas, confira abaixo um passo a passo para escrever uma carta de reclamação. Veja como é fácil!

O que é uma carta de reclamação?

Primeiramente é preciso entender o que é uma carta reclamação para depois aprender como redigi-la e formatá-la.

O documento consiste em uma carta que descreve um problema ocorrido a um destinatário que tem como objetivo resolvê-lo.

Acima de tudo, a carta de reclamação tem como característica ser um texto persuasivo. Pois tentará convencer aquele que estiver lendo sobre o fato ocorrido.

Além disso precisa convencê-lo a encontrar uma solução para o que foi apontado na carta.

+ Saiba também como reclamar uma cobrança bancária indevida.

Quais as formas de escrever o texto?

Existem diversas formas de escrever uma carta desse tipo. Até porque elas podem ser direcionadas para diversas áreas e setores.

Então, se você está pretendendo realizar uma crítica sobre um determinado produto ou até mesmo um serviço, confira algumas dicas.

– Envie a carta para o SAC da empresa em questão:

É importante encaminhar a sua crítica ao local correto, nesse caso o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Pois é esse o setor que cuida das reclamações dos clientes com a finalidade de melhorar o serviço prestado.

Algumas informações importantes: inicie a sua carta com a expressão “Caro Sr., Sra., ou Srta.” e posteriormente com o nome. Caso não saiba o nome da pessoa, escreva somente “Prezado senhor ou senhora”.

Evite enrolar e vá direto ao ponto

Inicie o seu texto falando sobre a sua reclamação, informando o maior número de informações sobre o ocorrido. É importante que os dados necessários sejam fornecidos para que o problema seja resolvido.

Por isso coloque data, hora e até mesmo local. Além de tentar ser o mais sucinto possível, para ficar claro o motivo de escrever uma carta de reclamação.

Anexe os documentos e especifique qual é a melhor solução

Encaminhe todos os documentos necessários. E ao escrever a carta de reclamação especifique a maneira como o problema poderá ser resolvido.

Um exemplo é falar se prefere o reembolso ou a troca do produto, caso essa seja a questão.

+ Veja lista de bancos com maiores reclamações, segundo Bacen

Qual é a estrutura do texto?

A carta de reclamação tem uma estrutura específica e precisa ser organizada para manter o aspecto formal. É preciso tomar cuidado e não fazê-la de qualquer jeito.

Confira quais são as informações que precisam estar contidas nela:

  • Identificação do remetente, como nome completo e endereço;
  • Data e local de quando e onde a carta foi escrita;
  • Identificação do destinatário, como nome completo/empresa e endereço;
  • Assinatura manual;
  • Anexos e documentos, caso for colocar alguma prova do ocorrido;
  • Texto digitalizado.

Quais itens uma carta de reclamação eficaz deve ter?

Para uma carta de reclamação ser considerada eficaz, com as principais características e pronta para ser enviada ao destinatário, ela deve ser formulada pensando no destinatário e dirigida até ele, não por terceiros.

É mais que recomendado apenas basear as fundamentações em fatos e ocorridos que sejam comprovadamente verdadeiros. É preciso, também, apresentar uma linguagem clara, breve e concisa.

Ainda é pedido que uma carta de reclamação tenha um cuidado relativo e busque uma forma de tratamento adequada. Sendo assim, evite qualquer tipo de indelicadeza ou tom ofensivo.

A estrutura do texto deve ser composta por:

  • Saudação;
  • Exposição do assunto;
  • Fundamentação dos direitos e reclamações;
  • Pedido de reparação e/ou concessão;
  • Despedida.

Dicas para escrever uma boa carta de reclamação

Agora que você já sabe o que é uma carta de reclamação, o que deve conter, como escrever e a estrutura adequada, está na hora de conferir algumas dicas.

Elas te ajudarão a seguir o caminho correto para que a sua solicitação de fato seja atendida. 

Reflita sobre a sua reclamação e considere todos os pontos que deverão ser abordados no momento de escrever a carta. Não se esqueça de conferir se colocou todos os seus dados, como nome, telefone para contato e endereço.

Releia a carta quantas vezes achar necessário. Dessa forma terá certeza que não se esqueceu de nenhuma informação importante e que ela está de fácil entendimento.

Não utilize palavrões, prefira sempre manter a calma enquanto escreve a carta de reclamação. Use palavras diretas e descritivas para explicar o ocorrido.

 Tenha guardadas todas as cópias de documentos importantes e até mesmo da carta que você enviou para a empresa.

Para evitar mais aborrecimentos, busque sempre um acordo informal. Isso porque ações judiciais podem custar mais caro e levar mais tempo para o problema em questão ser solucionado.

Viu, só? No final das contas, escrever uma carta de reclamação não é tão difícil como parece, não é? Seguindo as nossas dicas, você conseguirá redigir uma.

O que você achou desse texto? Bom? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem como redigir uma carta de apresentação.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 17

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...

Como calcular quanto você precisa de renda extra

Em tempos de crise econômica, conseguir uma renda extra se torna o objetivo de muitos profissionais. No entanto, algumas pessoas não conseguem...

Como reclamar uma cobrança bancária indevida

Uma das maiores reclamações de consumidores com relação às instituições financeiras é a cobrança bancária indevida. Esse ainda é um problema recorrente, mas que...

4 vantagens do Open Banking para clientes e empresas

Antes de descobrir quais as vantagens do Open Banking para clientes e empresas, você precisa saber o que é essa nova realidade...