Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

0
2266
Homem segurando celular com imagem de PIX na tela
3.4
(5)

O Pix, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC), começou a funcionar no dia 16 de novembro de 2020. Desde então, o meio de pagamento caiu no gosto dos brasileiros e na última semana registrou o recorde de 59,9 milhões de transações.

Anúncios

O Pix foi lançado com o objetivo de substituir as transações convencionais, como TED, DOC ou boleto bancário. E logo garantiu sua ascensão no mercado. De acordo com o Banco Central, em março deste ano o meio de pagamento se tornou o mais utilizado entre os brasileiros.

O sistema ainda chegou com a promessa de aumentar a competitividade entre os bancos, diminuir os custos e agilizar as transações financeiras do país. Sendo essa última uma das principais vantagens desse novo método de pagamentos.

Anúncios

A seguir, vamos conhecer as vantagens e desvantagens do Pix e do boleto bancário. Assim, você consegue escolher qual deles atende melhor às suas necessidades. Continue a leitura!

Boleto ou Pix: veja as vantagens e desvantagens

Boleto Bancário

O boleto bancário é um método de pagamento bastante conhecido entre os consumidores brasileiros e conquistou seu espaço no mercado pela sua facilidade de quitação.

Criado no ano de 1993, pelo Banco Central, ele é muito comum em empresas virtuais e físicas. No universo virtual, o boleto é a segunda forma de pagamento mais utilizada, só perde para o cartão de crédito.

Anúncios

Mas o boleto bancário assim como as outras opções de pagamento no mercado, apresenta vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Vantagens do boleto

  • Facilidade de pagamento: o boleto pode ser pago em diferentes estabelecimentos, desde lotéricas à farmácias e o pagador não necessita ter conta em um banco;
  • Descontos: por ser um pagamento à vista e de baixo custo, algumas empresas podem oferecer descontos para quem paga com antecedência ou no prazo;
  • Juros e multas: Podem ser definidos também juros e multas em caso de vencimento do boleto, tornando assim aquele pagamento uma prioridade sobre outros;
  • Diferencial para a empresa: muitos clientes se sentem inseguros em colocar dados de cartão de crédito em sites e, por isso, acabam dando preferência para empresas que trabalham com a disponibilidade de pagamento por boleto.

Desvantagens do boleto bancário

  • Tempo para o pagamento cair: a confirmação do pagamento pode demorar até três dias úteis, podendo retardar a entrega de produtos ou serviços;
  • Desistência da compra: como o pagamento não é feito no ato da compra, o consumidor tem tempo de pensar melhor sobre a aquisição. Entre a emissão e o pagamento podem ocorrer imprevistos que façam com que o cliente desista da compra.
Boleto ou Pix
Boleto ou Pix cada um tem suas vantagens e desvantagens (Foto: Divulgação)

Pix

O Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo. Com ele é possível fazer transações pelo cadastro manual, pelas chaves de endereçamento ou QR Code.

O cadastro manual é realizado com os dados do recebedor, como o nome completo e um identificador nacional, como o CPF ou CNPJ. Realizado o cadastro, será apenas necessário selecionar o valor e confirmar a transação.

Mas o Pix assim como as outras opções de pagamento no mercado apresenta suas vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Vantagens do Pix

  • Rapidez: não existem restrições de horário e dia para as transferências acontecer. Serão necessários, de acordo com o Banco Central, apenas 10 segundos para a efetivação dos pagamentos;
  • Prazos menores: prazos de compra e venda serão reduzidos, ao contrário do boleto em que a compensação bancária pode demorar até três dias;
  • Menor custo: ainda não há um valor definido, mas as operações por meio do Pix devem custar apenas centavos;
  • Maior segurança: as transações são feitas com muita segurança, já que toda liquidação é administrada pelo Banco Central. Além disso, você poderá realizar a autenticação biométrica ou por reconhecimento facial.

+ Pix é seguro? Conheça as camadas de proteção do sistema

Desvantagens do Pix

  • Golpes: apesar de contar com recursos que visam ao aumento da segurança da plataforma, o Pix tem sido o alvo de criminosos para aplicação de diversos golpes. Além disso, casos de vazamento de dados e transferências erradas por conta da velocidade do serviço, são situações que preocupam alguns usuários.

Confira outros recursos disponíveis no Pix

O Pix Cobrança é uma funcionalidade liberada pelo Banco Central para que as empresas cobrem seus clientes. Assim, os pagamentos via Pix também podem apresentar os mesmos dados do boleto. Entre eles: valor, data de vencimento, descontos e multas.

No geral, o Pix não tem custo para pessoas físicas e MEI. Mas, na ocorrência de um destes dois dois casos, podem ser cobradas tarifas:

  1. Recebimento por QR Code Dinâmico (Pix Cobrança);
  2. Recebimento de mais de 30 transações com Pix no mês, seja por meio de QR Code estático, chave Pix ou inserção manual dos dados.

Neste último caso, a tarifa é cobrada a partir da 31ª transação. No do Pix Cobrança, as instituições financeiras devem pagar R$0,01 a cada dez transações, mas elas têm liberdade para definir o valor da taxa repassado aos clientes finais.

Algumas instituições financeiras também já oferecem a opção do Pix Parcelado. A dinâmica é a mesma do cartão de crédito, com a diferença que o valor é descontado diretamente da conta do cliente na data definida.

Entre as empresas que oferecem esse serviço estão: Mercado Pago e Santander. No entanto, vale lembrar que essa não é uma ferramenta oficialmente regulamentada pelo Banco Central.

Por meio desse recurso, os clientes podem parcelar valores para pessoas físicas ou jurídicas em até 24 vezes, com juros,  em parcelas a partir de R$5. O valor do juros varia de acordo com o perfil do contratante do crédito.

Qual é a melhor opção: boleto ou Pix?

Para pensar e acertar na melhor alternativa, é preciso identificar o que você vai querer no momento, caso seja apenas cliente. Mas se você for uma empresa, por exemplo, a dica é: conheça bem o seu negócio e os consumidores para focar na necessidade deles.

Ou seja, coloque na balança quais benefícios e recursos cada método pode oferecer e, assim, você poderá fazer sua escolha!

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então o compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem as vantagens e desvantagens do boleto e Pix.

O que achou disso?

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui