Uma criptomoeda que tem chamado a atenção e começado a ganhar espaço no mercado é a Cardano. Esse destaque se dá pelo fato da moeda virtual ser uma das redes de blockchain com um rápido desenvolvimento.
Anúncios
Mas essa não é uma criptomoeda que foi lançada agora, se é o que você está pensando. Para se ter uma ideia, o token nativo do Cardano, a ADA, segue se mantendo entre as dez principais criptomoedas, isso em termos de capitalização de mercado desde a sua origem, em 2015.
E antes de investir em mais essa criptomoeda que está disponível no mercado, é preciso conhecer bem e saber o que ela é e como funciona.
Anúncios
Descubra o que é a criptomoeda Cardano
Para quem não sabe, o Cardano é um projeto de blockchain com código aberto. Ele tem autoria conjunta da Fundação Cardano, IOHK e Emurgo.
O desenvolvimento da criptomoeda é realizado em fases, a fim de oferecer suporte a aplicativos financeiros usados por empresas, consumidores e governos em todo o mundo. Além disso, o Cardano ainda pode ser utilizado para enviar e receber moedas digitais.
+ Aprenda a se proteger do roubo de criptomoedas
+ Atualização da rede Cardano: o que é e o que muda
Anúncios
Também é possível realizar transferências P2P rápidas e criptografadas de forma segura.
Vale ressaltar que o projeto do Cardano se caracteriza pelo desenvolvimento em camadas. Isso permite que a equipe de programadores e engenheiros possa manter a criptomoeda atualizada por meio da rede soft forks.
Além disso, essa criptomoeda tem uma curiosidade interessante: o Charles Hoskinson, que é o fundador do Cardano, também foi cofundador da Ethereum. Porém, deixou a rede por conta de diferenças de opinião sobre a gestão e o futuro da rede Ethereum.
E como funciona o Cardano?
Essa é uma pergunta muito comum quando existe uma criptomoeda que não é tão utilizada pelos investidores. Para acabar com essa dúvida, só estudando muito bem a moeda digital.
O Cardano é utilizado para lidar com altas taxas de transações e também baixas transações por segundo, ou o TPS. Isso acontece mesmo com as limitações de design das criptomoedas de 1ª e 2ª geração, respectivamente, o Bitcoin e o Ethereum.
É preciso ter em mente que o Cardano tem como objetivo fornecer um sistema descentralizado, de baixo custo e uma Rede Proof of Stake (PoS) de alto TPS. E como a criptomoeda pretende fazer isso? De três formas:
-> Por meio do protocolo de consenso de Prova de Participação da ADA; Ouroboros;
-> Através de sua segunda camada de escalabilidade infinita — Hydra;
-> Por meio de seu Hard Fork Combinator, que limita a interrupção da rede em caso de hard fork.
Para que serve o cardano?
Você sabe ou já conhece a missão do cardano enquanto criptomoeda? De acordo com o site oficial da moeda digital, os princípios de seu projeto incluem:
- contar com pequenos grupos de acadêmicos e desenvolvedores competindo com pesquisas de colegas da área;
- construir a capacidade de atualizar sistemas pós-implantados sem destruir a rede;
- desenvolver um mecanismo de financiamento descentralizado para trabalhos futuros;
- manter uma visão de longo prazo quanto ao aperfeiçoamento do design de criptomoedas para que possam funcionar em dispositivos móveis, mantendo uma experiência de usuário satisfatória e segura;
- assegurar que as partes interessadas tenham maior proximidade com as operações e a manutenção de sua criptomoeda;
- abstrair transações para incluir metadados opcionais a fim de melhor se adequar às necessidades dos sistemas legados;
- estudar os quase 1.000 altcoins existentes e incorporar recursos úteis;
- adotar um processo orientado por padrões inspirado pela Força-Tarefa de Engenharia da Internet (IETF) usando uma base dedicada para bloquear o projeto final do protocolo;
- explorar os elementos sociais do comércio;
- encontrar um meio-termo saudável para os reguladores interagirem com o sistema sem comprometer alguns princípios fundamentais herdados do Bitcoin.
Blockchain da Cardano é um dois mais eficientes
Você muito provavelmente já sabe o que é um blockchain por conta do Bitcoin, certo? Nada mais é do que uma tecnologia que atua como um banco de dados onde as negociações dos ativos digitais acontecem e ficam gravadas.
No caso da Cardano, o seu blockchain é considerado um dos mais eficientes.
De acordo com especialistas, a moeda está sendo desenvolvida para conseguir permitir que seja feito todo o registro e validação das operações em seu próprio blockchain.
Com isso, diversos canais paralelos conseguem interagir com a Cardano e, logo, multiplicando a capacidade de processamento. Isso a torna mais eficiente e uma das melhores do mercado cambial.
Qual é o futuro do Cardano?
Quais são os principais casos e situações em que o cardano costuma ser acionado e bastante utilizados pelos investidores? Como você já sabe, o projeto Cardano é um blockchain de terceira geração.
Com isso,junto a criptomoeda ADA, ainda está em alguns dos estágios iniciais de crescimento. Por isso, seu futuro ainda não está definido.
O cardano tem muitos objetivos ambiciosos, principalmente quando o assunto é o blockchain em termos de escalabilidade, isso surgirá com o passar do tempo. Este ainda pode ser considerado um dos aspectos em que Cardano é superior a outros blockchains.
Muitos dizem que o Cardano ainda terá um caminho longo a ser percorrido, principalmente se quiser ser conhecida como a mais aclamada plataforma de blockchain. A seu favor, ela tem uma excelente equipe e um projeto inovador por trás da plataforma.
Este conteúdo te ajudou? Quer conhecer mais sobre as moedas digitais?
O FinanceOne criou um e-book com tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas para te deixar por dentro e atualizado.