Um dos fatores mais importantes na hora de investir é a rapidez com que o investidor vai precisar do dinheiro. Você precisa resgatá-lo em dias ou daqui a alguns meses? Ou precisa dele para o dia seguinte? Caso seja esse último caso, um dos investimentos mais comuns é o CDB com liquidez diária.
Anúncios
Liquidez é a capacidade de um investimento se transformar em dinheiro. Ou seja, em quantos dias esse dinheiro vai ficar disponível na sua conta após o resgate dele. Isso quer dizer que quanto mais rápido for esse resgate, mais liquidez o seu investimento terá.
Por isso, como o próprio nome já sugere, um CDB com liquidez diária permite que o dinheiro seja resgatado em qualquer dia.
Anúncios
Quer saber mais como funciona o CDB com liquidez diária? Então continue a leitura deste texto! Vamos lá?
O que é um CDB com liquidez diária
O CDB com liquidez diária é uma aplicação de renda fixa e, como explicamos, apresenta rendimentos que podem ser resgatados em qualquer dia, sem causar prejuízo à rentabilidade.
Além disso, CDBs são títulos privados emitidos por bancos e outras instituições financeiras para financiar suas atividades. Trata-se de uma aplicação conservadora, que conta com proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Anúncios
+ É melhor investir no CDB ou na poupança? Confira qual dos dois vale mais a pena!
Como funciona o CDB com liquidez diária
Como falamos acima, a liquidez de um investimento em CDB é diária. Ou seja, você não vai perder o rendimento independente da data que solicitar.
Por isso, os CDBs são ideais para quem quer investir dinheiro com a possibilidade de resgatar a qualquer momento.
O rendimento desse título costuma ser atrelado ao CDI, ou seja, atrelado a taxa DI. Então, é muito comum encontrar CDBs que rendem 95%, 100%, 105% do CDI.
+ CDB ou CDI: saiba qual é a diferença entre eles
Contudo, apesar de ser incomum, esse ativo também pode ter seu rendimento pré-fixado ou fixado em algum outro índice.
Por que investir em CDB com liquidez diária
Listamos algumas situações em que pode ser uma boa alternativa começar a investir em CDB. Olha só:
Dinheiro que você precisa sacar em breve
Imagine um cenário em que você recebeu um dinheiro por alguma coisa, mas está esperando um momento para finalmente gastá-lo. Pode ser, por exemplo, o resgate do FGTS.
Supondo que você tenha feito o resgate do FGTS e deseja usar o dinheiro para comprar algo novo, onde deixar o dinheiro durante esse período?
O CDB com liquidez diária é uma possível alternativa, porque garante segurança e uma rentabilidade justa no curto prazo.
Reserva de emergência
A reserva de emergência é uma parte do seu dinheiro cujo objetivo é proteger em momentos de urgência.
Imagine, por exemplo, que você fique desempregado. É aí que entra a reserva de emergência para te ajudar nesse momento.
Em resumo: a reserva de emergência deve funcionar como um kit de primeiros socorros que você guarda na sua casa. Mas, só deve ser usada em casos de real necessidade.
O CDB com liquidez diária é uma ótima opção para a reserva de emergência, porque o dinheiro rende todos os dias.
Dinheiro que você não sabe quando pode precisar
Se no primeiro exemplo usamos o exemplo do FGTS, agora imagine que você recebeu um dinheiro inesperado e deseja investir, mas não sabe onde colocá-lo.
Neste caso, o CDB com liquidez diária também é uma excelente alternativa, porque ele garante rentabilidade diariamente, enquanto você organiza seus projetos e se prepara para utilizar o valor investido.
Aí quando precisar sacar, terá em mãos a rentabilidade do período, mas sem perder nenhum dia de rendimento com o CDB.
Viu, só? A escolha do CDB com liquidez diária pode ser uma boa alternativa para você! Vale, porém, verificar a inflação e a Selic para você ter mais segurança na hora de investir. De qualquer forma, o CDB com liquidez é uma opção interessante para quem precisa recuperar o dinheiro a qualquer momento.
E aí, gostou das dicas? Para receber conteúdos como esse na sua caixa de entrada, assine a newsletter!