Não é de hoje que as empresas buscam meios de usar a Inteligência Artificial para aprimorar seus processos. Desta vez, o que se discute é a utilização do ChatGPT no empreendedorismo.
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A ferramenta existe desde 2018, mas ganhou popularidade nos últimos dois anos após passar por atualizações que aprimoraram a experiência dos usuários. As pessoas estão impressionadas com a capacidade de elaboração do chatbot.
A partir disso, franqueadores, pequenos empreendedores e até mesmo donos de grandes negócios começam a se questionar como poderão se valer desta tecnologia. Vamos conversar sobre isso!
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O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é definido como um modelo de linguagem, ou seja, uma forma de comunicação e não apenas uma ferramenta. Na prática, ele funciona como chatbot, uma conversa em formato de chat em que o usuário recebe respostas automáticas.
Porém, o uso da Inteligência Artificial permite respostas muito mais complexas e elaboradas que a maioria das outras ferramentas do tipo. Os textos chegam a parecer humanos, tamanha é a variedade de palavras e a capacidade de coesão.
O chat é capaz de processar e gerar textos em vários idiomas. Ele é treinado para entender e responder a perguntas e comandos.
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A ferramenta é resultado de anos de pesquisa em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina na OpenAI, empresa que tem Elon Musk como um dos fundadores.
A ideia de criar um modelo de linguagem de grande escala surgiu devido à crescente demanda por sistemas de processamento de linguagem natural mais avançados.
Os primeiros modelos com esse foco em vista começaram a ser desenvolvidos em 2015, ganhando atualizações cada vez mais sofisticadas. Até que, em 2020, culminou no GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3), considerado um dos mais avançados modelos de linguagem já lançados.
O ChatGPT é uma versão menor e mais específica do GPT-3, projetada especificamente para responder a perguntas e comandos em formato de chatbot.
Atualmente, talvez seja um dos exemplos mais populares e próximos do poder da Inteligência Artificial e do aprendizado de máquina.
Como o ChatGPT pode ser usado por empreendedores?
O ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa para o empreendedorismo, em várias áreas de atuação. Por ser baseado em Inteligência Artificial, a grande expectativa é que ele seja o começo de poderosas ferramentas para facilitar os processos corporativos.
Em um primeiro momento, podemos dizer que a aplicação mais óbvia é como ferramenta de atendimento ao cliente. Ou seja, oferecer suporte técnico, responder perguntas frequentes, resolver problemas simples em tempo real.
O chatbot pode ser personalizado para atender a necessidades específicas, graças à sua alta capacidade de elaboração. É possível treiná-lo para responder perguntas específicas sobre seu negócio, produto ou serviço.
Alguns apostam que o cliente nem perceberia que está sendo atendido por uma máquina e não por uma pessoa.
Ou seja, é uma forma de automatizar o processo de atendimento ao cliente, reduzindo a necessidade de intervenção humana e aumentando a eficiência e a velocidade.
Uma das principais vantagens é a capacidade do ChatGPT de lidar com uma grande variedade de solicitações simultaneamente.
Isso pode economizar tempo e recursos valiosos para empreendedores e suas equipes, permitindo que eles se concentrem em atividades mais estratégicas e importantes.
Desvantagens e desafios da implementação do ChatGPT
Não há dúvidas de que o ChatGPT traz vantagens para o empreendedorismo e representa mais um degrau importante no desenvolvimento da Inteligência Artificial. No entanto, ainda é importante considerar alguns desafios e barreiras em sua utilização.
A própria ferramenta deixa claro ao usuário que possui limitações. Por exemplo, todas as informações prestadas por ela não consideram eventos anteriores a 2021, além disso ela não garante a precisão dos dados, pois se baseia no conteúdo disponível online.
Na prática das empresas, dependendo do setor e do tipo de produto ou serviço oferecido, pode haver limitações em como o chat pode ser treinado por conta dessas barreiras.
Além disso, pode ser necessário um investimento significativo em tecnologia e treinamento para implementar com sucesso o ChatGPT em um ambiente empresarial.
Por isso tudo, o chat deve ser adotado como uma ferramenta complementar ao atendimento humano e não como um substituto completo. O atendimento humano ainda é essencial em muitos casos, especialmente em situações em que o ChatGPT não é capaz de fornecer respostas precisas ou personalizadas.
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