O aplicativo do FGTS foi criado pela Caixa Econômica Federal para que os trabalhadores possam acompanhar o saque da sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço com facilidade, sem precisar sair de casa.
Anúncios
Com ele, é possível solicitar saques, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, entre outras coisas.
Contudo, é importante lembrar que o FGTS é um direito de trabalhadores que são contratados pelo regime de CLT, além de demais categorias.
Anúncios
Em todos os meses, o empregador tem a responsabilidade de fazer o depósito de 8% do salário do trabalhador em uma conta da Caixa correspondente.
Neste caso, esse dinheiro pode ser sacado em determinadas circunstâncias, como é o caso da demissão sem justa causa ou para a compra de um imóvel.
+ Guia completo de como consultar o saldo e sacar o FGTS
Anúncios
Quando é possível usar o FGTS?
É importante entender quando você pode acessar o fundo, por isso além da demissão justa causa. Existem outras maneiras de conseguir o dinheiro do fundo, principalmente para algumas oportunidades como:
- Rescisão de contrato em acordo com ambos os lados;
- Término do contrato na empresa;
- Quando a empresa é extinta;
- Situações de urgência;
- Uso como uma entrada para comprar a casa própria.
Como baixar o aplicativo do FGTS
O primeiro passo é ir até a loja de aplicativos do seu celular e na barra de pesquisa insira App FGTS. Ao encontrar o aplicativo de mesmo nome e fornecido pela Caixa Econômica Federal, clique em instalar (Android e IOs).
Ao final da instalação, abra o App FGTS e selecione a opção de novo cadastro. A seguir, será necessário preencher todos os dados pessoais solicitados, como: CPF, Nome completo, data de nascimento e e-mail.
+ Como emitir a certidão do FGTS (CRF)?
Também será necessário cadastrar uma senha de acesso ao aplicativo. A mesma deve ser numérica, com seis dígitos. Após o preenchimento dos dados corretamente, aperte no botão “não sou um robô”.
Em poucos minutos você receberá um e-mail de confirmação. É imprescindível que você acesse o link que foi enviado para que a sua conta seja finalizada.
Após esse processo, retorne ao aplicativo e informe seu CPF e senha cadastrados. Em seguida, você deverá responder perguntas adicionais sobre a sua vida funcional e será solicitado que aceite as condições de uso do aplicativo para continuar.
+ Saiba o que fazer se a empresa não depositar o FGTS
+ Como sacar o lucro do FGTS? Veja quem tem direito e como funciona!
O que posso fazer através do aplicativo FGTS?
Por meio desse aplicativo, você poderá executar demais atividades e transações que são muito mais fáceis, tudo isso sem ter que sair de casa ou enfrentar demais filas. Veja algumas delas abaixo:
- Saque de valores liberados pela rescisão do contrato de trabalho;
- Solicitar demais formatos de saque por meio do envio de documentos;
- Escolher a conta de banco que deseja receber o crédito do saque correspondente;
- Consultar o saldo e extrato de suas contas referentes ao FGTS.
Vantagens do aplicativo do FGTS
Além da mobilidade e da facilidade com a qual é possível realizar os serviços desejados, o aplicativo do FGTS também possibilita outros serviços e vantagens igualmente interessantes.
Uma das mais importantes certamente é o acompanhamento das solicitações de serviços por meios eletrônicos e sem precisar ir até as agências.
Outra vantagem em nível global é que há uma diminuição substancial dos documentos em papel, ou seja, pelo aplicativo não é necessário imprimir papéis que logo serão descartados, afinal, é possível fazer o acesso várias vezes ao dia, caso necessário.
Se você ainda tem dúvidas, não deixe de conferir essas nove perguntas e respostas sobre o FGTS. Acompanhe também o FinanceOne para aprender sobre investimentos e o mercado financeiro de uma maneira simples e objetiva.