
A vida de um empreendedor é repleta de desafios. Um dos mais comuns é entender a maneira correta de como cobrar um cliente. Apesar de ser um contato sensível, existem formas de fazê-lo sem criar constrangimento ou situações desagradáveis. Vamos entender como!
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Em primeiro lugar, é necessário entender que a inadimplência nem sempre é uma atitude programada. Ou seja, existem muitas coisas que podem propiciar o não pagamento de uma conta.
Nesse sentido, vale dizer que o cliente pode estar passando por um período ruim nas finanças, que pode ser causado por uma série de fatores. Por isso, ao cobrar alguém, é necessário colocar em prática o exercício da empatia.
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Nos demais casos, em que o pagamento não foi realizado por uma desatenção com os prazos ou por simplesmente falta de vontade do credor, ainda sim é preciso utilizar as palavras corretas para não gerar um mal estar e ter mais chances de garantir o pagamento.
Sendo assim, mesmo difícil, essa não é uma questão impossível. Descubra as melhores formas de como cobrar um cliente!
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Como cobrar um cliente? Entenda o que fazer!
Uma das coisas mais importantes para entender como cobrar um cliente da maneira correta é se atentar ao Código de Leis do Consumidor (CLC). Sendo assim, existem algumas práticas que se configuram como uma infração e que não podem ser aplicadas no momento de uma cobrança.
Isso significa que é permitido enviar mensagens e fazer ligações sobre cobranças e vencimento do prazo de uma conta. No entanto, é preciso que esse contato não seja em excesso e nem que essas interações reflitam algum tipo de ameaça ou constrangimento para o credor.
Vale ressaltar também que a empresa não deve realizar cobranças em horários fora do que é estipulado pelo ramo comercial.
Se essas regras forem ignoradas, o responsável pela empresa pode ser detido por um período de três meses até um ano. Além disso, pode ter que pagar multas que variam o valor de acordo com a gravidade da infração.

Dicas sobre como cobrar um cliente
1. Não tenha medo de fazer a cobrança
Apesar de ser um assunto delicado, não precisamos construir um tabu em cima disso. Portanto, entenda que o cliente conhece a dívida e que a cobrança não é uma importunação – desde que bem feita – e sim um direito de quem vendeu um produto ou prestou um serviço.
Logo, tenha isso em mente antes de cobrar um cliente. Vá com a consciência de que você está requerendo o que é seu, então é possível fazer isso de uma forma leve, firme e clara, sem precisar se exceder por insegurança.
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2. Utiliza uma linguagem amigável e empática
A linguagem é uma das partes mais importantes desse processo. Dessa maneira, é importante se comunicar de uma forma clara, mas amigável, de forma que demonstre empatia pela situação da pessoa.
Para incentivar uma conversa realmente efetiva e prática, prefira uma linguagem mais acessível e direta, que não abra margem para interpretações errôneas e que, ao mesmo tempo, mostre que você é capaz de compreender os empecilhos que o cliente teve para pagar a dívida.
3. Pratique a escuta ativa
O conceito de escuta ativa é muito importante dentre as dicas de como cobrar um cliente. Refere-se a uma habilidade social primordial quando o objetivo é construir relacionamentos mutuamente benéficos com os clientes.
Sendo assim, a escrita ativa diz respeito a um processamento que abrange todas as esferas de entendimento do corpo. Ou seja, você não é apenas capaz de ouvir, mas também de compreender, analisar e propor tratativas que sejam viáveis para ambos os lados nesses momentos difíceis.
4. Entenda quando é possível cobrar ou negociar
Certamente, existe uma diferença clara entre os conceitos de cobrança e negociação. Porém, eles estão constantemente associados e para entender como cobrar o cliente da maneira correta, é necessário saber quando entra cada conceito.
A cobrança, em si, é o ato de requerer o dinheiro que te devem. É perguntar sobre, querer saber os motivos que propiciaram o atraso e afins. A negociação, em si, parte da ideia de que é preciso estabelecer novas condições para que aquela dívida seja quitada.
Sendo assim, é possível que aconteça uma revisão dos prazos, modelos e até mesmo do valor em questão. Porém, vale dizer que para isso, é possível que haja algumas tentativas de resolver a situação da forma que foi acordada primeiramente.
5. Faça scripts de como cobrar cliente
Uma dica valiosa é montar alguns scripts para fazer a cobrança, que são adaptados de acordo com a situação/cliente. Dessa maneira, procure deixar um roteiro pronto, seja para contatos por ligação, e-mail ou mensagem de WhatsApp.
Essa opção vai dinamizar a sua comunicação, fazendo com que você consiga estabelecer essa primeira abordagem com um maior número de clientes e possibilitar um número maior de pagamentos, pois existem casos que a pessoa necessita apenas de um lembrete rápido para quitar a dívida.
Isso também te dará a chance de montar um material com mais potencial de não cometer pequenos erros que podem interferir bastante no sucesso da comunicação entre as partes.
6. Seja transparente e assertivo
Apesar de ser um assunto sensível, é de suma importância ter em mente de que é um processo natural de acordos financeiros, então seja transparente com as suas intenções e totalmente assertivo. A clareza em seu discurso te colocará mais próximo de resolver as situações.
Muitas pessoas, no momento de cobrar, se expressam de forma insegura, cheia de rodeios, como se fosse uma ofensa ou agressão recorrer à cobrança, mas não. Essa postura, inclusive, pode fazer parecer que é de fato uma situação de ataque, quando não é nada disso.
7. Saiba utilizar os diferentes canais de cobranças
Para estabelecer uma forma de contato mais efetiva, é preciso conhecer muito bem o seu cliente, justamente para saber que tipo de contato é mais viável na sua comunicação com ele.
Muitas vezes, uma cobrança por WhatsApp pode ser mais interessante que um e-mail elaborado.
Em outros casos, o contrário pode acontecer e um contato por WhatsApp não será a melhor opção.
Sendo assim, tudo vai depender do seu perfil de negócio e de cliente, questão que é super importante já ter traçado em um momento anterior.
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8. Prepare-se para uma resposta de defesa
Nessas situações, é natural que uma pessoa fique na defensiva, pois é um assunto delicado em que provavelmente ela já conhece o motivo do contato. Com isso, não se ofenda com uma primeira reação um tanto brusca, tenha em mente o motivo claro do seu contato e não perca
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