
Diversas corretoras estão aderindo a taxa zero de manutenção nas contas. Com isso, algumas dúvidas surgem, como por exemplo: como as corretoras ganham dinheiro? Afinal de contas, anos atrás as taxas eram uma das principais fontes. Mas como as corretoras sobrevivem agora?
Se você deseja saber como as corretoras conseguem ganhar dinheiro, então esse texto é para você! Continue a leitura para saber mais.
Quais são as funções de uma corretora?
Um ponto importante – e que gera dúvidas também – é quais são as funções de uma corretora. Afinal de contas, elas não têm as mesmas características de um banco, por exemplo. Mas, ao mesmo tempo, a corretora oferece diversos tipos de investimentos.
Por isso, uma corretora de valores é uma ponte de ligação entre o investidor e os ativos financeiros.
Ou seja, a corretora é responsável em transferir o recurso do seu cliente para a aplicação que ele achar mais conivente. Dessa forma, é através da corretora que pessoas físicas ou jurídicas podem transferir o seu dinheiro para investimentos.
Mas se a corretora não fica com a maior parte das aplicações, como as corretoras ganham dinheiro? Saberemos a seguir!
Afinal, como as corretoras ganham dinheiro?
Depois de saber quais são as funções de uma corretora e que ela é a ponte que ajuda o investidor com as suas aplicações, muitos ficam na dúvida: mas como elas ganham dinheiro?
Afinal, a maior parte das instituições não cobram taxas de manutenção e, em alguns casos, nem cobram pelo custo de abertura de conta. Então, como podem lucrar?
Apesar de não parecer tão óbvio, uma corretora pode ganhar dinheiro de várias maneiras. Sendo algumas delas:
- vendendo cursos;
- taxas de corretagem;
- multas e juros sobre saldo devedor em conta;
- juro sobre o recurso deixado por clientes na conta;
- comissão por intermédio de aplicações;
- comercialização de plataformas de investimentos;
- comissão por aluguel de ativos
+ Confira 11 opções de corretoras de confiança para investir
Como você pode observar, há diferentes maneiras em que as corretoras podem ganhar dinheiro. Além dessas alternativas, elas também podem ganhar dinheiro até com o saldo que os clientes deixam acumular nas contas, mais conhecido como float.

+ Guia definitivo: como montar uma carteira de investimentos
+ Confira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais
Como abrir conta em uma corretora de valores?
Você tem vontade de abrir uma conta em uma corretora de valores, mas ainda não sabe como fazer? Separamos um passo a passo para você!
1. Vá até o site da corretora
O primeiro passo para você conseguir abrir uma conta na corretora é visitando o site da instituição. Após entrar no site você deve procurar a aba “criar conta” ou “abra sua conta aqui”.
Essa opção para abertura de conta costuma ter bastante destaque na página inicial.
2. Preencher as informações
Após encontrar a aba de “abra sua conta”, você deverá preencher um questionário para levantamento de dados. Além disso, a corretora também pedirá que você crie um usuário e uma senha.
Algumas das perguntas que são feitas:
- número CPF;
- e-mail;
- telefone;
- endereço completo;
- número da identidade;
- valor do patrimônio;
- renda mensal.
Além dessas informações, algumas corretoras também podem pedir o envio de fotos ou arquivos digitalizados.
3. Aguardar a análise dos documentos
Após você enviar todos os documentos e preencher as informações necessárias, deverá aguardar a análise deles. A verificação por parte da corretora é importante para evitar fraudes e garantir que toda documentação enviada esteja correta.
Vale destacar que essa etapa tem sido cada vez mais rápida. Por isso, não deve demorar tantos dias para você receber a resposta sobre a análise dos documentos.
Gostou deste texto? Agora que você já sabe como as corretoras ganham dinheiro, que tal continuar aprendendo sobre o mundo dos investimentos? Então veja agora mesmo “8 opções de cursos de investimentos para iniciantes“.