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Saiba como criar um pedido de reembolso

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É comum comprar um produto ou contratar um serviço e, infelizmente, não ficar satisfeito com o que foi acordado. Em alguns casos por negligência, mas em outros pode ter sido apenas uma ausência de pesquisa de mercado. Nesses casos, você sabe como criar um pedido de reembolso?

Antes mesmo de ir atrás do possível reembolso, seja por qual for o motivo, é preciso estar de acordo com todas as exigências necessárias. O cliente precisa estar dentro do prazo de garantia estipulado para o produto ou serviço em questão.

Além disso, é preciso ter todas as documentações e/ou comprovantes necessários para conseguir obter sucesso na solicitação do reembolso. Este é um tipo de procedimento que exige atenção, paciência e cautela.

Primeiramente, atenção ao contrato

Toda prestação de serviço ou compra de produto precisa ser formalizada por meio de um contrato ou nota fiscal. São duas formas imprescindíveis de registrar todas as regras e exigências de comprador e vendedor. No contrato, é preciso ter descritas todas as informações, como também multas e prazos.

Em caso de nota fiscal, o importante é ter detalhadamente valores e datas. Uma dica é ter sempre uma xerox de ambas as cópias como garantia. É preciso ler atentamente cada cláusula e linha para saber o que pode e o que não pode, bem como se o reembolso é possível.

Algumas dicas para criar um pedido de reembolso

Geralmente, criar um pedido de reembolso vai variar de acordo com a empresa ou prestação de serviço. A primeira dica a ser dada é verificar no contrato se há alguma recomendação para o reembolso, como modelo de pedido ou documentos e dados necessários para enviar a solicitação.

O que deve conter

O pedido de reembolso precisa conter todas as informações no que se refere aos valores e gastos dessa compra. É preciso, no entanto, que tudo esteja devidamente registrado, por meio de documentos e comprovantes. Os dados precisam estar sempre no nome daquele que solicita o reembolso.

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Outro ponto importante é registrar a justificativa. O pedido de reembolso precisa conter os motivos para o rompimento do serviço ou devolução do produto. O texto da justificativa não precisa ser extenso, quanto mais claro e objetivo melhor.

Onde fazer o pedido de reembolso

O pedido deve ser sempre realizado na área destinada ao atendimento no site da referida empresa, pois ali costumam ser registrados e analisados todos os pedidos. Tenha sempre em mãos o código ou número da transação, isso costuma facilitar para formalizar o pedido. Outro dado sempre solicitado é o e-mail, geralmente.

pessoa mexendo no notebook e olhando o celular
É importante que o pedido de reembolso tenha todas as informações sobre o produto e/ou serviço em questão

Cadastrar um e-mail que esteja ativo no momento da compra é essencial. Isso porque ele servirá em todo o processo de reembolso. Por exemplo, se você não souber o número da transação pode consultá-lo através do e-mail, entre outras informações como contrato, valores do serviço, documentação, diálogo para acordo, entre outras opções.

Prazo de retorno

Ao começar a criar o pedido de reembolso e encaminhá-lo ao vendedor e/ou empresa responsável, é dado um prazo mínimo para análise e retorno. Este costuma ser de dez dias úteis. Durante esse tempo, deve ser feito um contato com o cliente para identificar os reais motivos, confirmar os dados e concluir o reembolso.

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O reembolso em transações feitas por meio de cartão de crédito é realizado como estorno. Ele costuma acontecer já na fatura seguinte, mas pode levar de 30 a 60 dias. Esse prazo vai variar de acordo com a data de fechamento da fatura.

A partir do momento que o reembolso for aceito e confirmado, as próximas etapas são diretamente com a empresa responsável pelo cartão.

Conheça a diferença entre Estorno, Chargeback e Reembolso

Estorno, chargeback e reembolso é bem provável que você já tenha escutado essas três palavras quando o assunto é pedir o dinheiro de volta em uma compra realizada por meio do cartão de crédito. Porém, apesar dos termos serem parecidos, eles têm as suas diferenças.

E saber essas diferenças é essencial na hora de criar um pedido de reembolso. E quais são essas diferenças? É o que você vai descobrir agora!

Chargeback: é quando o cliente realiza a solicitação de cancelamento diretamente com o cartão de crédito, sem falar com a loja responsável pelo produto ou pelo serviço;

Estorno: acontece quando o pedido é feito pela administradora para a empresa prestadora de serviço ou vendedora do produto. O processo é feito de maneira amigável e, costuma apresentar um motivo para acontecer, como arrependimento, cobrança indevida ou fraude;

Reembolso: pode se assemelhar com o procedimento do estorno, mas ele deixa de envolver a administradora do cartão. Sendo assim, é feito de forma proativa entre a prestadora de serviço e o consumidor.

Saiba como criar pedido de reembolso em planos de saúde

É importante que você saiba que é possível criar um pedido de reembolso é possível em todos os segmentos. Em planos de saúde também. Por exemplo, você já se consulta com um médico durante anos e descobre que precisará mudar porque ele não aceita mais o seu plano de saúde. Caso justifique continuar nesse médico, você precisará pedir o reembolso.

O reembolso em planos de saúde significa que a restituição é o valor solicitado pelo usuário de um convênio para cobrir uma despesa referente a atendimentos médicos. Para essa e outras situações existe o reembolso.

Se você já escutou falar mas não sabe como funciona, tampouco conhece as regras, confira como solicitar um reembolso em planos de saúde.

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