
Ao pensar em Páscoa, automaticamente você pensa em que? É muito provável que, no mínimo, três opções tenham surgido em sua mente e, entre elas, o chocolate. Mas, será que dá para economizar nos presentes de Páscoa?
Nesse período, os supermercados, docerias e algumas lojas de departamento deixam as suas prateleiras repletas de ovos e bombons.
São diversos tamanhos, sabores e marcas que dão água na boca só de imaginar. A vontade de comprar é imediata, difícil é resistir a tantas guloseimas deliciosas e tão próximas dos nossos carrinhos de compras.
Mas é necessário tomar algumas precauções para não gastar dinheiro sem necessidade ou se endividar por algo que na maioria das vezes é supérfluo.
Dicas para economizar são sempre valiosas, por isso, destacamos algumas para você não passar dos limites ao comprar os presentes de Páscoa e ainda conseguir aproveitar bastante. Confira!
Planeje, compre com consciência e fuja dos impulsos
Se você é um bom planejador de finanças pessoais, tem sempre pensamentos conscientes e raramente faz compras por impulso, certo?
Dessa forma, com certeza realizará boas compras e vai conseguir economizar nos presentes de Páscoa deste ano.
Se você não possui nenhuma dessas características, corra atrás delas logo, para não ficar no prejuízo. Ainda dá tempo.
Inicialmente, é preciso fazer uma lista de prioridades. Veja o que você realmente quer comprar e tenha em mente quem receberá cada um dos seus presentes. Essa listinha te ajudará bastante ao chegar nas lojas.
Outro tópico válido a respeito do planejamento financeiro é fazer as compras com antecedência. Isso é importantíssimo, pois não adiantará absolutamente nada deixar tudo para a última hora.
Apesar de ser um hábito característico do brasileiro, ele é muito prejudicial para as suas economias.
Os preços aumentam, as mercadorias acabam e talvez você não consiga trazer para casa justamente aquilo que foi às ruas buscar. E, por isso, terá que lidar com frustrações e diferença no bolso também.
Então, evite esse tipo de transtorno: não há nada mais confortável que realizar as suas compras com tranquilidade.

6 dicas para economizar nos presentes de Páscoa
#1. Troque o ovo pela barra de chocolate
Os ovos estão cada vez mais com preços elevados. Dependendo da marca, o valor pode variar, mas sem dúvida as barras continuarão sendo mais em conta.
Os ovos só surgem nessa época do ano, é um produto limitado e por isso os preços sempre serão acima daqueles produtos que vemos no mercado o ano inteiro. A educadora financeira e fundadora do Instituto Soaper, Aline Soaper, deu algumas dicas para economizar nessa área.
A primeira delas é definir um valor fixo para os chocolates. Para isso, precisará levar em conta a própria realidade e arcar com as quantidades que puder. Assim, divida o valor total pelo número de pessoas que serão presenteadas e gaste de acordo com tal orçamento.
+ Dia das mães na crise: dicas para economizar no presente
#2. Compare os preços
Essa dica é válida para qualquer compra que você for fazer, e nesse período de Páscoa ela precisa também ser colocada em prática.
Às vezes, o mesmo produto pode ter seu preço variado em três estabelecimentos diferentes ou é possível encontrar um produto parecido com um valor bem menor em outro lugar.
A pesquisa é essencial. Visite os sites, leia os panfletos, entre e olhe nos supermercados e analise as diferenças.
Aline Soaper também aconselha a trocar a preferência em relação às marcas. Pesquise sobre aquelas que não estão em tanta evidência, pois elas podem oferecer um desconto bem relevante em relação às mais famosas.
#3. Compre ovos ou doces caseiros
Comprando com pessoas que fazem em casa você pode economizar dinheiro e ajudar quem está precisando de uma renda extra.
Incentive os microempreendedores e saboreie as delícias caseiras que podem ser igual ou melhor es que os produtos industrializados que está pensando em comprar nos grandes estabelecimentos.
#4. Pechinche sem medo
Conseguir um melhor preço todos querem, mas é como diz o velho ditado: “Quem não arrisca, não petisca”.
Negocie com a pessoa que está vendendo o produto, veja se é possível reduzir o preço daqueles bombons ou receber um desconto pela quantidade de chocolates que está levando.
Não custa nada tentar, pense nisso.
#5. Pague à vista
Para que postergar um pagamento se você pode deixar tudo quitado na mesma hora?
Se você não pode pagar imediatamente é melhor rever o que você está levando para não gerar uma dívida desnecessária.
Efetue o pagamento à vista sempre que puder, essa é a melhor opção.
#6. Coloque a mão na massa (literalmente)
Se você tem algum conhecimento sobre chocolates, por exemplos, por que não usá-los para presentear as pessoas que deseja agradar? Você pode fazer bombons, ovos e o que mais sua criatividade mandar.
Além de baratear o processo, você pode também ganhar um dinheiro extra comercializando esses produtos. Porém, caso você entenda que não possui esse tipo de habilidade, tenha cuidado com essa alternativa, pois gastará material e acabará ficando no prejuízo por não saber como utilizá-lo.
Como montar a ceia de Páscoa sem gastar muito?
Em muitas casas a ceia de Páscoa é tão tradicional como a ceia de Natal. As famílias de reúnem para um almoço mais elaborado com bons pratos e uma variedade de doces.
Diante disso, é essencial ficar atento também aos gastos e não se perder com a quantidade de produtos que precisa comprar.
Como é uma comemoração em família e todos serão beneficiados, é bom que todos possam colaborar também.
Procure dividir a conta do supermercado com quem participará da festa ou peça para que cada um leve um prato específico, por exemplo. Assim, não ficará pesado para ninguém.
Procure os lugares certos para fazer as compras: pesquise e se informe onde são vendidos os produto com ótima qualidade e bom preço. Escolha e leve para casa apenas o primordial.
Alguns produtos como o trigo, o bacalhau e o chocolate estão mais caros. Isso acontece por conta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que teve a sua taxa mais alta desde 2015.
Sendo assim, com isso em mente, repense se deve seguir com essas preparações. Por exemplo, para quem não quer deixar de preparar um bom peixe na data, prefira um mais em conta.
Evite desperdícios, tente fazer em casa mesmo os cálculos da quantidade de pessoas vs. a quantidade de produtos necessários para preparar as comilanças.
Por último, você não precisa gastar rios de dinheiros com chocolates ou vinhos importados, por exemplo. Existem produtos nacionais tão bons quanto aqueles que são trazidos de fora.
Planeje, seja consciente e fuja dos seus impulsos.
Como estão seus planos para economizar nos presentes de Páscoa? Aproveite e baixe o ebook grátis “41 formas de garantir renda extra”.