Como fazer o RG Digital? Veja o passo a passo e como vai funcionar!

0
350
Novo RG Digital ao lado do antigo
5
(1)

O novo RG Digital já está valendo há mais de um mês, desde o início de março. Mas ainda assim existem muitas pessoas com dúvidas, principalmente sobre como tirar a nova carteira de identidade.

Esse novo RG Digital foi criado com o objetivo de unificar os principais documentos dos brasileiros em um único. Dessa forma, não vai existir mais a necessidade de andar com vários documentos na carteira.

Com isso, essa nova identidade passará a ter informações de diversos documentos, como certidão de nascimento e casamento, CNH e CPF. Além de identificação em diversos órgãos, como é o caso do INSS.

E uma curiosidade é que apesar do novo documento se chamar RG Digital, o novo documento será físico, mas contará com uma versão digital.

Quer saber todas as informações sobre este novo documento? Continue lendo este artigo!

O que é o RG Digital?

Como já falamos acima, esse novo modelo de carteira de identidade vai unificar o número do documento em todas as unidades da federação. E isso é possível por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

Mas o que teria levado o Governo Federal a tomar a decisão? O motivo é simples: a defasagem do atual modelo. Isso porque quando uma pessoa solicita uma segunda via em outro estado, acaba que ocorre a emissão de um número diferente.

O que acaba acarretando em uma pessoa com dois números de identidade diferentes. Vale ressaltar que com a identidade atual, é possível ter até 27 números de RG aqui no Brasil. 

Com o novo RG Digital vai unificar tudo isso, sem existir a possibilidade de duplicidade de documentos. 

mulher segurando o novo RG Digital
O novo RG Digital já está sendo emitido pelo governo

Outro ponto importante é que esse novo documento aumenta a segurança para os brasileiros. Isso porque haverá um QR Code, que permitirá a análise online e offline do documento.

RG Digital: será obrigado a troca? Entenda!

Tudo o que é novo traz dúvidas. No caso do RG Digital, não seria diferente. Muita gente quer saber se será obrigatório a troca de forma imediata.

Isso porque desde o dia 1° de março que o novo documento começou a valer e ser emitido. Mas, calma, não precisa se desesperar. O seu documento antigo continuará sendo válido por bastante tempo.

O Governo Federal informou que os cidadãos poderão permanecer usando. O RG atual continuará tendo sua validade pelos próximos dez anos para quem tem até 60 anos. Quem tem acima dessa idade, pode usá-lo por tempo indeterminado.

+ Saiba se CNH vencida vale como documento de identificação

Dessa forma, você terá bastante tempo para emitir o seu RG Digital com calma e migrar com paciência para essa novidade.

É importante lembrar, ainda, que o RG Digital não substitui outros documentos, apenas a sua identidade. Por isso, continuam sendo válidos os demais, sem exceção.

Como solicitar o RG Digital?

O processo de solicitação do RG Digital será ainda mais fácil e possível para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou até mesmo em outros órgãos. Para ter o novo documento, é preciso ter o cadastro da biometria no banco de dados.

+ Documento nacional de identidade (DNI): veja como vai funcionar

Você pode solicitar a sua RG Digital por meio de uma unidade Poupatempo ou pelo aplicativo do Gov.br.

Para isso, faça o download do app, abra a plataforma e faça um pré-cadastro, sendo necessário informar:

  • CPF;
  • Nome;
  • Filiação;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do telefone e senha de sua escolha.

Em seguida, conclua o processo em um ponto de atendimento – seja ele virtual ou físico. Veja as opções disponíveis na sua região, se necessário.

Gostou do conteúdo? Continue lendo e veja como resolver o problema com CPF clonado.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui