After market: o que é e como funciona o pregão estendido

0
174
pessoa analisando graficos
0
(0)

A Bolsa de Valores bateu recorde de investidores em 2022, mesmo em um cenário de incertezas e alta dos juros. Graças a isso, a B3 implementou o after market, horário estendido que permite a negociação de ações depois do horário de pico do pregão.

Anúncios

O conceito de after market começou em 1991 com a Bolsa de Nova York, justamente como um incentivo para trabalhadores que não conseguiam realizar negociações durante o expediente comercial. No Brasil, a prática é recente e permite maior flexibilidade, especialmente para quem está começando a investir.

Quer entender melhor como funciona o after market e quais são as suas vantagens? Confira todos os detalhes a seguir. 

Anúncios

O que é After Market?

O conceito de after market (em português, pós-mercado) surgiu da necessidade de uma extensão do pregão durante os dias comerciais nas bolsas de valores americanas. Trata-se de um período extra que as bolsas oferecem aos investidores para que sejam feitas as negociações diárias envolvendo o mercado de ações.

No Brasil, o after market ocorre depois do horário comercial (9h30 às 18h). Nesse caso, os investidores têm a chance de realizarem pregões entre às 18h e às 18h45. 

A medida visa a garantir maior flexibilidade para que investidores – especialmente iniciantes – possam comprar e vender ações fora do limite comercial estabelecido pela B3. A prática de after market pode trazer vantagens para o bolso e também para a estratégia de investimento, uma vez que proporciona maior tempo de planejamento durante o dia.

Anúncios

Como operar no after market?

Antes de comprar e vender ações no after market, é importante que você conheça todas as regras próprias de funcionamento da prática. De acordo com o site oficial da B3, o investidor deve atentar-se para as seguintes limitações:

  • Negociação de CPFs têm um teto de R$ 900 mil negociados no dia;
  • O after market não permite a negociação de derivativos;
  • Apenas ações que tiveram alguma transação ao longo do dia podem ser negociadas;
  • Os preços só permitem uma oscilação de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo;
  • Só podem ser negociadas ações listadas nos principais índices da bolsa brasileira: IBOV, IBRX50, IBRX100 e IFIX.

A operação durante o after market segue o rito normal da Bolsa de Valores: a compra e venda é feita por meio de um home broker de uma corretora de valores a partir do cadastro do investidor. 

+ Dicionário do investidor: 56 termos sobre investimentos que você precisa saber

homem olhando a tela de um computador com as ações
After market da B3 permite a negociação de ações fora do horário comercial do pregão. (Fonte: Divulgação)

Vale a pena operar durante o after market?

Agora que você já sabe como funciona o after market, deve estar se perguntando se há diferenças para o bolso. Assim como outras modalidades de negociação do mercado de ações, essa também incorre em vantagens e desvantagens. 

Vantagens 

Um dos principais benefícios de negociar ações fora do pregão é contar com as notícias e boletins de última hora que são divulgados por empresas pertencentes à B3. Como os relatórios geralmente são compartilhados ao final do dia, pode haver tempo suficiente para você se aproveitar de uma informação fresquinha para comprar ou vender ativos.

Outro ponto positivo são as ofertas de final de dia, já que a Bolsa tende a oscilar para baixo ao final do pregão. Dessa forma, é possível encontrar ações “em baixa” que valem a pena entrar no portfólio. Entretanto, vale lembrar que não é permitido negociar ativos que oscilem mais ou menos de 2% entre o pregão e o after market. 

Desvantagens

A principal desvantagem do after market é a baixa liquidez, uma vez que grande parte dos traders faz operações durante o horário comercial. Dessa forma, com o volume de negociações baixo, a tendência é de que os valores não se alterem em grande escala.

Há também o risco de spread, prática que culmina em uma grande diferença entre o preço de compra e de venda de uma ação, fazendo com que o ativo se desvalorize proporcionalmente à sua oferta.

Gostou do conteúdo e quer planejar melhor as suas finanças? Conheça o curso sobre educação financeira e investimentos inteligentes que acabou de ser lançado pela FinanceOne e comece hoje mesmo a desafogar seu orçamento.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui