Nasdaq e NYSE: quais as diferenças entre as bolsas de valores americanas?

0
121
bolsas de valores americanas
0
(0)

Quando o assunto é investimento em renda variável no exterior, as bolsas de valores norte-americanas são as principais referências envolvendo o mercado financeiro. Diferente do Brasil, que tem apenas uma bolsa, os Estados Unidos têm várias – sendo Nasdaq e NYSE as principais.

Anúncios

Em termos de tamanho, ambas se destacam como as duas maiores bolsas de valores do mundo; na prática, porém, há características distintas entre elas. Por isso, se você tem interesse em expandir seus investimentos para fora do país, é importante compreender as diferenças entre as bolsas antes de aportar seus recursos. Confira a seguir!

O que é Nasdaq?

Segunda maior bolsa de valores do mundo, a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) foi fundada em 1971. Ao contrário da NYSE, que possui sede física, a Nasdaq opera apenas eletronicamente, dispensando o chamado “trading floor” – o famoso salão de negociações das bolsas.

Anúncios

Sua característica mais marcante é o fato de ter a maior concentração de empresas tecnológicas do mundo. É nela que estão listadas as ações de big techs renomadas como Amazon, Microsoft, Apple e Google. Outro setor que se destaca entre as operações da Nasdaq é o de transportes e biotecnologia.

Outra particularidade da Nasdaq é a maneira como são feitas as operações: elas ocorrem por meio de revendas intermediárias, e não diretamente. Atualmente, 3.200 ações são negociadas na bolsa, com aproximadamente 2,8 trilhões de operações diárias. 

O que é NYSE?

Maior e mais tradicional bolsa de valores do mundo, a NYSE (New York Stock Exchange) foi fundada em 1792. Com mais de 3 mil empresas listadas, tem o maior giro financeiro do mundo em um único dia, com aproximadamente US$ 170 bilhões.

Anúncios

Entre as maiores empresas negociadas pela NYSE, destacam-se potências como a Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, Alibaba, Visa, Disney, Coca-Cola e a fabricante de aviões Boeing. 

A soma total dessas multinacionais representa um valor de mercado superior a US$ 20 trilhões – para você compreender a dimensão, esse valor é 14 vezes maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil!

Homem analisando gráficos de investimentos em uma tela de computador e outro olhando gráficos em um tablet
A Nasdaq é pioneira no campo das operações digitais em bolsa, enquanto a NYSE opera de forma mais tradicional. (Fonte: Divulgação)

Qual é a diferença entre Nasdaq e NYSE?

Agora que você já conhece as duas principais bolsas mundiais, deve estar se perguntando no que elas se diferem além das características apresentadas anteriormente. Como é possível observar, a NYSE tem uma idade muito mais avançada em relação à Nasdaq: 230 anos contra 51.

A Nasdaq se destaca por ser a primeira bolsa de valores digital do mundo, sendo pioneira no campo das negociações pela internet. Além disso, cada uma das bolsas oferece diferentes índices de referência para o investidor acompanhar – uma mais focada em empresas tradicionais, a outra focada no mercado de tecnologia e inovação.

O investidor pode utilizar ambas as bolsas para fazer aportes, dependendo da preferência de investimento e também do formato de operação.

Como investir nas bolsas de valores americanas?

Ficou interessado em investir no exterior por meio das bolsas americanas? Então, você pode se aproveitar de títulos e fundos atrelados às empresas da Nasdaq e da NYSE para aportar em dólar indiretamente ou de forma direta.

  • BDRs: títulos emitidos e negociados no Brasil que representam ativos de empresas estrangeiras. É uma forma de investir, de forma indireta, em grandes multinacionais americanas. Os BDRs são negociados na B3, a Bolsa de Valores do Brasil;
  • ETFs: fundos que se baseiam em índices internacionais de empresas específicas, como o NASD11 da XP;
  • Forma direta: para comprar ações internacionais diretamente da Nasdaq ou NYSE, é preciso abrir uma conta no exterior por meio de uma corretora que atue no país estrangeiro e enviar dinheiro para a conta – levando em conta o câmbio do país. 

Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre o mercado financeiro? Confira outras dicas sobre investimentos aqui no site da FinanceOne.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui