Como funciona o auxílio-acidente? Quem tem direito? Entenda!

0
323
imagem da fachada do INSS
0
(0)

Todo trabalhar que contribui para a Previdência Social e acaba sofrendo um acidente, seja no trabalho, seja fora dele, tem direito ao auxílio-acidente dado pelo INSS.

Anúncios

Esse é um benefício previdenciário pago mensalmente pelo INSS ao trabalhador segurado, cuja capacidade para o trabalho foi permanentemente comprometida. É um direito muito importante para os contribuintes, mas que por falta de informação o trabalhador pode acabar não entendendo como funciona e se tem direito ou não.

Por isso, neste texto vamos explicar o que é auxílio-acidente, quem direito e como conseguir solicitar. Continue a leitura para saber mais!

Anúncios

Como funciona o auxílio-acidente e quem tem direito?

Como explicamos acima, o auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS ao trabalhador que desenvolve sequelas devido a qualquer categoria de acidente, resultando na diminuição da capacidade para conseguir trabalhar.

Um pouco diferente dos outros benefícios do INSS, o auxílio-acidente é de natureza indenizatória e compensatória, ou seja, ele não tem como objetivo substituir a renda do trabalhador incapacitado, e sim de indenizá-lo. A regra é simples: se há uma redução permanente, você tem direito.

+ Meu INSS: entenda como desbloquear o benefício pelo aplicativo
+ Auxílio Permanente de R$1.200 foi aprovado?

Anúncios

Quem tem direito ao auxílio-acidente

As seguintes categorias têm direito ao auxílio-acidente:

  • empregados urbanos e rurais;
  • trabalhadores avulsos;
  • segurados especiais;
  • empregados domésticos.

Ou seja, os contribuintes individuais e facultativos não possuem direito ao auxílio-acidente. Além disso, para conseguir receber esse benefício é necessário cumprir alguns requisitos. São eles:

  • estar contribuindo com o INSS;
  • ter sofrido um acidente de qualquer natureza, sendo eles relacionados ao trabalho ou não;
  • redução parcial e permanente da capacidade do trabalho.
Aplicativo do INSS na tela inicial em um celular
Confira agora como conseguir o auxílio-acidente

Como conseguir o auxílio-acidente?

Se preenchidos os requisitos para ter o benefício do auxílio-acidente, é possível requerer o o pedido diretamente pelo Sistema Meu INSS.

Por isso, o primeiro passo é marcar a perícia médica diretamente no INSS. Isso pode ser feito pelo telefone, no número 135, pelo aplicativo ou utilizando o site.

A perícia médica tem como objetivo certificar que a lesão do trabalhador devido ao acidente tornou-se, de fato, uma sequela que diminui a capacidade do trabalhado laboral do segurado.

Caso o trabalhador não tenha sucesso na perícia, ele pode buscar ajuda com um advogado previdenciário, por exemplo.

Para solicitar o auxilio-acidente, é necessário reunir os seguintes documentos:

  • Documentos de Identificação, como RG ou CNH;
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF;
  • Atestados médicos que comprovem sua redução na capacidade de trabalho;
  • Radiografias;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Receitas médicas, se houver;
  • Outros documentos para comprovar as sequelas causada pelo acidente.

+ Confira as 15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez

Qual a diferença entre auxílio-acidente e auxílio-doença?

Algumas pessoas acabam confundindo o auxílio-acidente com o auxílio-doença, porém há diferenças nesses tipos de benefícios.

Isso porque se o trabalhador apresentar incapacidade temporária para o trabalho, o auxílio-doença conseguirá substituir o salário durante o seu restabelecimento e recuperação, se encerrando após o retorno do mesmo às suas atividades.

Já o auxílio-acidente, como explicamos acima, tem o objetivo de ser um benefício indenizatório e complementar ao salário.

Apesar do trabalhador retornar às atividades, sua capacidade para o trabalho que habitualmente exercia foi permanentemente comprometida, não podendo mais desempenhar a mesma função.

Vale lembrar também que o auxílio-acidente só é concedido ao segurado após o término do auxílio-doença. Ou seja, não são benefícios que o trabalhador consegue acumular.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como funciona o auxílio-acidente e como solicitá-lo, que tal conhecer também qual é valor da contribuição do INSS em 2022? Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui