
O consórcio imobiliário se tornou uma das modalidades de aquisição de imóveis mais utilizadas por quem deseja realizar o sonho ter a sua casa própria.
Anúncios
Contudo, antes de investir nesse tipo de financiamento, é preciso entender como ele funciona. Você sabe o que é um consórcio imobiliário? Leia mais e entenda!
Em primeiro lugar, o consórcio é a união de um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que se juntam para adquirir um bem de alto valor. No caso do consórcio imobiliário, os bens pleiteados são imóveis.
Anúncios
Então, mensalmente, os integrantes desse grupo pagarão uma parcela referente à aquisição do item que pretendem adquirir. Uma instituição financeira fica responsável por administrar o consórcio e, para isso, cobra uma taxa de administração dos participantes.
A cada mês, um item é sorteado e o contemplado recebe uma carta de crédito. Se desejar, o consorciado pode ofertar um lance, antecipando o valor das prestações.
Assim, o que fizer o maior lance fica com a carta de crédito. Mas, você deve estar se perguntando: o que é essa tal carta de crédito?
Anúncios
A carta de crédito funciona como uma espécie de vale compras e é um documento entregue pela administradora do consórcio ao contemplado. Nela consta o valor total do item que ela deseja para que ela possa adquirir seu bem.
Um exemplo de como funciona:
Vamos supor que você esteja participando de um consórcio de imóveis com o objetivo de conseguir uma casa no valor de R$150 mil.
Se sorteado ou selecionado pelo melhor lance, você recebe uma carta de crédito com o valor de R$150 mil. Essa carta vai permitir que compre o imóvel à vista.
Tipos de lances em um consórcio imobiliário
Caso o consorciado queria ofertar lances para antecipar o recebimento da carta de crédito, pode fazer isso de duas maneiras: através de lances livres ou fixos. Entenda abaixo:
- Lance livre: Modalidade em que o consorciado oferece o valor que desejar. Fica com a carta de crédito quem der o maior lance. Em caso de empate, cabe a administradora do consórcio criar um critério de desempate, mas muitas optam pelo sorteio.
- Lance fixo: Nessa modalidade, o valor se estabelece por meio de um contrato. E você adquire a carta de crédito, caso sua oferta seja a maior.
Quais as vantagens de um consórcio imobiliário?
A princípio, é sempre importante lembrar que um consórcio exige disciplina e muito planejamento financeiro.
Afinal é um investimento de médio a longo prazo. Por isso, leve em consideração que o pagamento das parcelas pode sobrecarregar seu orçamento.
Ainda assim, o consórcio imobiliário apresenta algumas vantagens em relação a outros. Conheça algumas delas:
Acessibilidade
Muitos financiamentos se tornam extremamente burocráticos porque exigem comprovações detalhadas de renda, dentre outras limitações, o que não acontece em um consórcio.
Custo
Um dos principais atrativos de um consórcio é o fato de não ter juros, o que diminui custos em comparação a outros tipos de financiamento.
De todo modo, se você pretende optar por essa modalidade, fique atento à taxa de administração cobrada.
Parcelamento
Em um consórcio imobiliário não é preciso pagar nenhum valor de entrada, diferentemente dos financiamentos habitacionais, que exigem o pagamento de uma quantia à vista.
Responsabilidade
Esse é um tipo de investimento que apresenta vantagens que vão além do ponto de vista econômico.
Ou seja, durante um consórcio o participante se vê na obrigação de economizar e manter em dia o pagamento das parcelas mensais.
Nesse sentido, se torna mais fácil controlar os gastos e usar o dinheiro de forma mais inteligente.

Investimento em consórcios de imóveis cresce 26% em 2022
Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) apontam que os investimentos em consórcios de imóveis cresceram 26% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado.
O número de contemplações também cresceu 11% no mesmo período e os créditos disponibilizados atingiram um aumento de 5%.
De acordo com o especialista Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, “o crescimento significativo da demanda por consórcios deve-se à imprevisibilidade da taxa de juros, o que faz dele uma opção viável à longo prazo para a aquisição de imóveis”.
Cuidados antes de contratar um consórcio
Para quem possui o interesse em participar de um consórcio imobiliário, é necessária muita atenção e cautela. Principalmente quanto ao risco de inadimplência.
Lembre-se que o consórcio é formado por um grupo de pessoas e que todos os membros devem estar comprometidos, sobretudo com o pagamento das parcelas e demais especificações presentes no contrato.
É preciso ser criterioso quanto à escolha da administradora. Em suma, a empresa deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, órgão que regulamenta o setor.
Esteja atento, também, se o método usado pela administradora atenderá às suas necessidades. Além de verificar quais são os critérios da empresa em casos de inadimplência.
A dica é pesquisar bastante e saber das experiências de consorciados que já utilizam o serviço da administradora em questão, para enfim, fechar o seu negócio.
Leia atentamente o contrato de adesão e fique ciente das especificações de cada cláusula, afinal, você investirá tempo e dinheiro nessa opção de financiamento. Então, assegure-se de que o investimento é confiável.
Por fim, esteja atento a possíveis fraudes. Uma prática comum é a venda de cotas contempladas. A atividade não é ilegal, mas é arriscada.
Caso essa opção seja oferecida a você, confira com a sua administradora sobre a veracidade da carta de crédito antes de adquiri-la.
Após todas essas etapas, adquira seu imóvel e realize o sonho da casa própria!
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora as diferenças entre um consórcio e o financiamento.