Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Latam - Ofertas Imperdíveis

Como funciona o lance no consórcio?

Escrito por: Mateus Carvalho em 31 de janeiro de 2019

Se você está pensando em adquirir um bem, seja ele um imóvel ou um carro, ou ainda um serviço, o consórcio pode ser uma alternativa. Mas você sabe como é feito o lance no consórcio? Sabe como é o passo a passo?

Para começar, é necessário entender que o consórcio é um negócio formado pela união tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas em grupos.

Estas têm o objetivo de comprar determinados bens e/ou serviços. E essas pessoas são auxiliadas por uma administradora.

Existem as assembleias de consórcios que são as reuniões realizadas mensalmente pela administradora. Essas reuniões podem ser realizadas tanto em formato presencial quanto em ambiente online, esta última cada vez mais comum entre as administradoras.

consórcio de dinheiro

É durante essas assembleias que os participantes do consórcio são contemplados.  Isto pode ocorrer de duas formas: sorteio ou lance.

O primeiro é a forma mais comum de contemplação dos consorciados. Isso porque todas as cotas têm a mesma chance de ganhar.

E isso ocorre a partir do sorteio aleatório de unidades, dezenas e centenas que são representadas pelas cotas participantes.

Já a outra forma é a de lance no consórcio. Para este caso, o participante pode oferecer lances, adiantando determinado valor das futuras parcelas. Para efetivar o lance, o valor em caixa do consórcio e o valor do lance ofertado deve ser suficiente para adquirir uma nova unidade do bem.

Entenda o lance no consórcio

O lance no consórcio é o adiantamento dos valores pelo participante. Depois de ofertado, ele pode antecipar a contemplação. E isso pode ocorrer se você conseguiu economizar ou se recebeu um dinheiro a mais.

Mas como você pode dar um lance no consórcio? Você deve entrar em contato com a administradora e formalizar o interesse em dar um lance. Mas isso deve acontecer antes da assembleia do mês.

É importante que ao formalizar o interesse, você especifique o valor.

Se você conseguir dar um lance vencedor, começa o processo de compra do bem em questão. Caso contrário, não terá feito nenhuma diferença e você deverá seguir pagando as parcelas mensais.

Mas assim como em todo investimento, ao dar um lance no consórcio é necessário entender os tipos de lances existentes. Além de saber qual é o mais adequado para o valor que você tem.

Lance livre

Nesse tipo de lance não existe um valor determinado para ofertar. Além disso, pode ser qualquer percentual sobre o total do consórcio, e normalmente, vence aquele que fizer a maior oferta.

Caso ocorra um empate, a administradora pode utilizar diferentes critérios para definir o vencedor. O que geralmente acontece é por meio de sorteio.

Lance fixo

Este deve atingir um valor, ou percentual, determinado previamente em contrato. Caso mais de uma pessoa realize a oferta, o desempate deverá acontecer conforme os critérios da administradora.

É importante lembrar que você só paga o lance se ele for o vencedor.

O pagamento do lance pode ser realizado com recursos do próprio consorciado ou descontando no valor da carta de crédito. Este é conhecido como lance embutido, que tem como vantagem a não necessidade de ter o dinheiro em mãos.

Porém, antes de realizar a oferta é preciso ver se o novo valor da carta de crédito, que deverá ser o valor líquido abatido o valor do lance, atende aos seus planos pessoais. Ou seja, aqueles que você tinha quando o consórcio foi contratado.

Como funciona o lance no consórcio

1º passo: entenda os dois tipos de lance no consórcio

Esta é a primeira etapa para se dar um lance no consórcio. Como você já conhece a diferença entre o lance fixo e o lance livre, será necessário escolher o que melhor irá atender às suas necessidades.

Sendo assim, quando utilizar o lance fixo é preciso que você já saiba o valor que será ofertado. Enquanto no lance livre, será necessário ter mais atenção para o comportamento do grupo do consórcio.

2º passo: saiba quais são as regras do lance no consórcio

O consórcio é regulamentado pelo Banco Central, exigindo que as administradoras estabeleçam regras claras em todas as modalidades de contemplação. Sejam elas por sorteios ou quando é dado um lance vencedor.

Sendo assim, para que você tenha condições de aumentar as chances de contemplação, é necessário conhecer em detalhes as regras do grupo. Estas deverão estar descritas no contrato de adesão.

Além disso, em consórcios imobiliários as regras ainda permitem o uso do saldo do FGTS para dar lances, mesmo que seja de contas inativas.

3º passo: acompanhe todas as assembleias

Depois que você conhecer todas as regras do seu grupo ficará mais fácil observar o comportamento dos demais consorciados.

Sendo assim, também será mais fácil analisar quais estratégias são vencedoras, o que faz com que você precise acompanhar as assembleias.

Lembre-se que cada grupo tem as suas próprias características. As realidades de uns não se aplicam, necessariamente, aos outros.

Por isso é tão importante o acompanhamento, já que ele ajuda na análise do seu grupo.

4º passo: estude o histórico do grupo

Agora que você já sabe como se comportam os consorciados do seu grupo e que já tem um entendimento sobre os valores que eles costumam oferecer, você conseguirá ter uma ideia de quanto é necessário para dar um lance vencedor.

Para isso, é preciso ter em mente que os valores dos lances podem variar bastante de uma assembleia para outra. Em um determinado mês pode ser que o lance mínimo saia vencedor e no mês seguinte isso pode não ocorrer.

Dessa forma, você consegue perceber o comportamento médio e assim estabelecer o próprio valor que possa superar os demais. Lembre-se que o valor do lance no consórcio deverá ser condizente com as suas possibilidade de pagamento.

5º passo: fique de olho nas datas

Esse é um ponto considerado importante no lance do consórcio. Isso porque boa parte dos consorciados não planejam com antecedência quando vão dar o lance e acabam agindo por impulso.

Mas é importante ficar de olho, porque existem épocas menos favoráveis para dar um lance no consórcio, enquanto outras são mais oportunas.

É normal que os valores dos lances aumentem quando as pessoas estão com maior disponibilidade de dinheiro. Da mesma forma, poderão ser mais baixos quando o dinheiro estiver mais escasso.

Por isso é tão importante que você se prepare para dar o lance no consórcio e faça isso no momento mais adequado. Além disso, essa é uma vantagem para você sair na frente em relação aos demais consorciados.

6º passo: insista em dar um lance no consórcio

A possibilidade de contemplação por sorteio permanece, mesmo que você opte por dar um lance. Dessa forma, o lance no consórcio é mais uma oportunidade de contemplação.

Ela permite que você concorra nas assembleias mensais com chances em dobro, por isso é importante insistir.

Mas é necessário ressaltar que essa insistência não deve ser aleatória, mas deve obedecer a um planejamento estratégico.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como funciona um consórcio imobiliário?
taxa de administração do consórcio
carta-de-credito-do-consorcio
vantagens de adquirir um consórcio