O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos impostos que todo ano deixam os brasileiros preocupados, sobretudo agora com inflação alta e aumento no preço da gasolina. Haja dinheiro, não é mesmo? E ainda tem que pagar o IPVA em janeiro.
Anúncios
E para deixar o brasileiro ainda mais preocupado, o preço dos veículos também aumentou, ou seja, o IPVA do ano que vem também ficará mais caro.
Isso porque, o IPVA é calculado sobre o valor de mercado do automóvel mais a taxa que deve ser paga por quem comprou um veículo. A taxa, no entanto, pode variar de 1% a 4% do valor do bem, dependendo de cada estado.
Anúncios
+ Confira como consultar e pagar IPVA atrasado
+ GNV reduz gastos com o automóvel? Veja quais os prós e contras!
É possível não pagar o IPVA?
Apesar de ser um imposto pago pela grande parte dos motoristas brasileiros, existe uma maneira de não pagar o IPVA. Ou seja, uma parte da população não precisa se preocupar com o pagamento do tributo.
Anúncios
Essa isenção acontece para pessoas com deficiências e limitações físicas ou mentais, por exemplo, assim como algumas doenças crônicas em casos semelhantes ao PcD.
De acordo com a legislação, as doenças que garantem o não pagamento do IPVA são:
- amputação;
- artrodese;
- artrite;
- artrogripose;
- câncer de próstata pós cirúrgico;
- doenças do coração;
- cirurgias na coluna, joelho, punho;
- cirurgia e/ou lesão de ombro;
- condromalácia patelar;
- deficiência mental ou visual;
- doença de Parkinson;
- encurtamento de membros;
- esclerose múltipla;
- escoliose acentuada;
- espondilite anquilosante;
- estomias;
- hérnia de disco.
Além disso, outras doenças que fazem parte da lista são: insuficiência renal, lesão por esforço repetitivo (LER), má formação, mastectomia, nanismo, neuropatias diabéticas, ostomia, paralisia, paralisia cerebral, poliomielite.
Existem ainda outras, como problemas graves na coluna, prótese de fêmur, prótese interna ou externa, quadrantectomia, HIV, síndrome do túnel do carpo; tendinite crônica, tetraparesia e tetraplegia.
Há também casos em que a isenção é feita de acordo com a categoria de trabalhadores que utilizam veículo para exercer sua profissão, como é o caso de motoristas de ônibus, taxistas, micro-ônibus e transporte escolar.
No entanto, assim como no caso das doenças, as regras também podem variar de acordo com cada Estado.
Isenção do IPVA 2022 em outros casos
Normalmente, após um certo tempo de lançamento do veículo, o IPVA deixa de ser cobrado. Porém, isso também vai depender de cada estado.
Ou seja, na maioria dos casos, há isenção da cobrança para veículos mais antigos, como por exemplo mais de dez anos de fabricação.
+ Emplacamento: veja quais principais taxas cobradas para carro zero
Veja abaixo os estados que concedem isenção no IPVA 2022 conforme a idade do veículo:
- Amapá e Rio Grande do Norte: veículos com 10 anos ou mais, além de veículos com fabricação anterior a 2010;
- Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins: veículos com fabricação anterior a 2007 e que tenham mais de 15 anos;
- Mato Grosso: veículos fabricados a mais de 18 anos;
- Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná: veículos fabricados antes de 2022 e que tenham 20 anos ou mais;
- Pernambuco e Santa Catarina: veículos com 30 anos ou mais;
- Minas Gerais: somente carros com placa preta são isentos do imposto;
- Roraima: veículos agrícolas, motos de até 160 cilindradas, táxis, veículos de PcD e ambulâncias não precisam pagar o IPVA.
Quem vai pagar IPVA em São Paulo já tem calendário com vencimento
O primeiro Estado a divulgar o calendário do IPVA 2022 e, inclusive, já iniciar o período de vencimentos é o de São Paulo. Veículos com placa final 1 tiveram a cota única com desconto de 9% vencendo nesta segunda-feira, 10.
Se você é paulista e quer se antecipar, então corra. Isso porque as chances de pagar menos são grandes.
Quem consultar o IPVA e pagar ele em cota única terá desconto. Proprietários que quitarem em cota única em janeiro recebem 9% de desconto, enquanto quem pagar integralmente em fevereiro tem desconto de 5%.
Além dessas, há a opção de parcelar em até cinco vezes.
Gostou desse texto? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “saiba como economizar combustível e gasolina“.