InícioNotíciasFinanças PessoaisGNV reduz gastos com o automóvel? Veja prós e contras!

GNV reduz gastos com o automóvel? Veja prós e contras!

Tempo de leitura: 5 minutos
()

O Gás Natural Veicular (GNV) é uma opção de combustível que ainda gera muitas dúvidas nos motoristas brasileiros. Duas de suas principais características são: o preço relativamente baixo e o fato de ser um combustível mais ecológico.

Ele é ecológico porque é formado por hidrocarbonetos leves, como o metano e o etano. Então sua utilização acaba reduzindo cerca de 65% a emissão de gases poluentes ao meio ambiente.

Sobre economia, a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás) realizou um levantamento.

Os dados mostram que a economia do uso de GNV em comparação ao uso de gasolina, pode variar entre 43% e 58%, de acordo com o preço de abastecimento.

Contudo, uma dúvida frequente é sobre a segurança do cilindro de GNV. Algumas pessoas acreditam ainda que ele pode explodir em um acidente – o que é um verdadeiro mito.

Isso não irá acontecer, ainda mais se todas as inspeções de instalações estiverem em dia. Algo que é importante você se atentar desde o início da instalação, até mesmo depois, durante as revisões periódicas.

Vantagens de instalar o GNV em seu automóvel

1 – Maior economia

Um dos principais benefícios para quem quer instalar um kit no carro é a economia de combustível.

De acordo com uma análise da revista Exame, o uso de GNV no carro pode gerar uma economia de até 56,5% em relação à gasolina.

2 – Menos poluente

O GNV é um gás que emite cerca de 20% menos dióxido de carbono na atmosfera, o que faz com que ele seja bem menos poluente.

Por isso, o motorista contribui com o meio ambiente e evita piorar o cenário de mudanças climáticas.

3 – Há benefícios em peças do carro

O uso do kit GNV aumenta a durabilidade de algumas peças do carro. Quem mais sente o benefício é o sistema de injeção.

Ao contrário da gasolina ou etanol, o Gás Natural Veicular não permite o acúmulo de resíduos nos bicos injetores, o que aumenta a sua vida útil.

O óleo lubrificante do motor também dura mais tempo pelo mesmo motivo. Já o escapamento do carro pode ganhar 20% mais vida útil por não haver acúmulo da água que existe na gasolina e no etanol.

4 – IPVA mais barato

Alguns estados do Brasil oferecem descontos no IPVA para os carros que tem o kit GNV instalado.

Isso acontece porque o combustível é menos poluente, o que ajuda os estados a cumprirem suas cotas de redução de emissão de CO2. Portanto, além da economia com o combustível, há uma redução tributária significativa também.

Desvantagens da instalação do GNV

1 – Custo de instalação alto

Como nem tudo são flores, o kit GNV também tem suas desvantagens. A primeira delas é o custo de instalação alto: um serviço bem feito e credenciado pelo Inmetro pode girar ao redor de R$5.000,00 a R$7.000,00 ou até mais.

2 – Perda da garantia

A instalação do kit GNV no automóvel gera a perda automática da garantia do veículo. Por isso, caso você tenha algum problema com o carro, não poderá usar os serviços da concessionária para resolvê-lo.

3 – Desvalorização do veículo

Muitos motoristas de aplicativos e taxistas instalaram o kit GNV para economizar com gasolina. De fato, a economia é muito vantajosa.

No entanto, eles têm uma surpresa negativa quando vão comprar um novo carro para Uber ou táxi: o veículo atual perdeu boa parte do seu valor por causa do kit.

A primeira dica para quem pensa em fazer a instalação O GNV é buscar uma oficina homologada pelo Inmetro

De acordo com uma análise de mercado, um carro com GNV pode perder de 15 a 20% do seu valor simplesmente por ter o kit instalado. Isso acontece pela perda de bateria e da modificação do automóvel.

Assim, quando você for usar o carro de entrada para financiar um novo modelo, terá essa queda de valorização e precisará pagar mais. Além disso, muitas concessionárias podem nem aceitar o carro modificado como entrada na hora de trocar o veículo.

4 – Danos mecânicos

Se o GNV ajuda na conservação de algumas peças, ele também prejudica outras. Os cabos de velas são os maiores prejudicados pois perdem metade da sua vida útil (que é normalmente de 30 mil quilômetros).

Esse é um gasto extra para motoristas de aplicativos pois acabam tendo de trocar os cabos de vela quase que mensalmente.

O cabeçote do motor também sofre, pois passa a receber maior pressão vinda do GNV. Isso causa fissuras e pode fazer a peça trincar, tendo de trocá-la.

5 – Perda de potência

Conforme análises, o kit GNV pode gerar uma perda de pelo menos 3% da potência do motor do carro.

Isso considerando o GNV de 5ª Geração, que é a versão mais atual do sistema. Versões mais antigas geram perdas ainda maiores.

6 – Maior custo de manutenção

Uma das desvantagens do GNV é o fato de que ele exige um cuidado de manutenção maior. Primeiro porque você perdeu a garantia do automóvel.

Em segundo lugar, porque o sistema exige uma atenção maior mesmo (até porque ele é considerado uma modificação no carro e, portanto, é inspecionado com maior vigor pelo Detran). Esse cuidado extra, claro, custa dinheiro.

7 – Risco de acidentes

Apesar de pequeno, a instalação do GNV pode aumentar o risco de acidentes e incêndio no carro, já que o gás é altamente inflamável.

Esse risco é muito maior quando o sistema é instalado de maneira informal, sem ser feito por uma equipe credenciada.

8 – Perda de espaço

Por fim, um problema comum do Gás Natural Veicular é a perda de espaço no porta-malas. Para motoristas de aplicativos, isso pode custar algumas viagens já que os clientes podem querer usar o porta-malas para ir ao aeroporto ou fazer viagens maiores.

DICA

A primeira dica para quem pensa em fazer a instalação do kit do gás em qualquer estado do país é buscar uma oficina homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A relação de estabelecimentos está disponível no site do órgão.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 5 minutos
Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui