Rentabilidade e liquidez: entenda a diferença entre os termos

0
1530
rentabilidade e liquidez
0
(0)

Caso você tenha alguma aplicação, já deve ter escutado algo sobre rentabilidade e liquidez. Mas você sabe o que cada termo significa e qual a diferença entre ambos?

Anúncios

O resumo é: rentabilidade é o retorno esperado do investimento. Já liquidez indica o quão rápido você consegue resgatar seu dinheiro aplicado sem sair perdendo.

Ou seja, juntos, esses dois fatores mostram se a aplicação ou ativo vale a pena, dependendo dos seus objetivos como investidor.

Anúncios

Contudo, para quem deseja entrar de vez no mundo dos investimentos, é necessário entender de uma vez o que é rentabilidade e liquidez. Confira em detalhes a seguir:

Qual a diferença entre liquidez e rentabilidade?

Liquidez

Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos.

Um dos motivos de se preocupar com ela é todos nós precisamos ou podemos vir a precisar de dinheiro vivo em algum momento.

Anúncios

Por isso, é fundamental planejar bem onde colocar nossos recursos para poder ter sempre dinheiro suficiente disponível, inclusive, numa situação inesperada.

Rentabilidade

A definição de rentabilidade nada mais é do que a somatória dos valores do retorno de investimento que um bem pode lhe oferecer.

Ao investir, muitas pessoas avaliam apenas a margem de lucro que uma transação desse tipo pode proporcionar e se esquecem de avaliar os riscos que vêm junto no pacote.

Por esse motivo, deve-se fazer um balanço da taxa de rendimentos proporcional ao risco que esse negócio proporciona.

+ Veja os 6 investimentos para começar com apenas 100 reais

Qual a relação entre rentabilidade e liquidez?

Agora que você já sabe sobre o significado de rentabilidade e liquidez, é possível perceber que, para a realização de um investimento, é preciso levar em consideração ambos. Contudo, deve-se saber ainda os riscos inerentes ao negócio.

Assim, a avaliação e a realização da operação dependem da situação financeira em que você se encontra no momento, uma vez que esses conceitos são independentes entre si.

Se você deseja um investimento que lhe ofereça um retorno rápido, deverá levar em conta a sua liquidez. Porém, se o intuito é obter percentuais de lucros maiores e que seja um retorno a longo prazo, o ideal é avaliar sua rentabilidade.

Pessoa desenhando escada e dinheiros com giz de cera em um quadro
Saber o que é rentabilidade e liquidez é fundamental para o investidor de sucesso

O que podemos perceber é que nem sempre o que é mais rentável tem alta liquidez. Tudo dependerá do seu planejamento ou das suas pretensões a curto, médio e longo prazo.

Agora que você já conhece as diferenças entre rentabilidade e liquidez, ficará mais fácil planejar e saber o que esperar do seu investimento.

Se quiser ter mais segurança e garantir uma aplicação mais eficaz, o mercado oferece corretoras de valores que são especialistas em tratar desse tipo de negociação.

O que são riscos de investimentos?

Todo investimento visa rentabilidade e liquidez e o risco está associado à incerteza desta.

Em qualquer aplicação existe a chance, grande ou pequena, de se obter um retorno abaixo do esperado. E ainda que nosso objetivo seja sempre obter lucro, estamos sempre sujeitos a perder dinheiro e até mesmo mais do que aplicamos inicialmente.

Quando falamos em riscos de investimentos, podemos citar os riscos sistêmicos, que são os que englobam a economia como um todo. Ou seja, podem comprometer todo o mercado financeiro; e os riscos não sistêmicos, que são riscos particulares de cada tipo de investimento.

Os riscos de investimentos são contemplados por: risco de mercado, sendo este considerado um risco sistêmico, e riscos de liquidez, crédito e gestão, considerados riscos não sistêmicos.

Confira os exemplos de liquidez alta e baixa

Alta liquidez

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Ações;
  • Tesouro Direto;

Lembrando que as três categorias de títulos públicos negociados no Tesouro Direto — prefixados, pós-fixados e atrelados à inflação — têm alta liquidez.

Baixa liquidez

  • Letras de Câmbio (LC);
  • Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio (LCI e LCA);

Agora que você já sabe a diferença entre rentabilidade e liquidez, confira como ficam os investimentos com a Selic a 9,25%.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui