
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito mais fácil e acessível, no qual as parcelas são pagas pelo débito automático na folha de pagamento. Mas muitas pessoas têm dúvida: como saber que o pedido do crédito foi aprovado?
Anúncios
A resposta é simples: para saber se o empréstimo consignado foi aprovado, basta entrar em contato com o banco e perguntar. Mas, em geral, nem é necessário o cliente fazer uma ligação, porque a própria financeira avisará quando houver a liberação.
E quando o crédito for liberado, o valor já será descontado do salário? Quanto tempo pode demorar para o consignado ser concedido?
Anúncios
Quer saber a resposta para essas e outras perguntas? Então continue lendo o artigo!
Quanto tempo demora para o empréstimo consignado ser aprovado?
O prazo para a liberação do empréstimo consignado varia de acordo com o banco ou instituição financeira, cada empresa tem seus prazos. Mas, em geral, não passa de cinco dias úteis.
Existem bancos e financeiras que liberam o valor em até 24 horas. Outros possuem um processo de análise mais demorado.
Anúncios
Mas a gente sabe que, geralmente, quem solicita um empréstimo tem um pouco de pressa. Por isso, o ideal é perguntar qual é o prazo para liberação do crédito antes de contratá-lo.
Dessa forma, você não terá surpresas nem passará por ansiedade esperando a liberação. Vale destacar ainda que sempre existe a possibilidade do crédito ser negado.
Quando isso acontece, o próprio banco também informa ao cliente, dentro do prazo, e justifica o motivo da negativa: pode ser por uma questão de documento, por não atender a política de crédito do banco, etc.
+ Novo crédito consignado da Caixa: veja como solicitar e como funciona
+ Empréstimo a partir do FGTS: como funciona?
+ Refinanciamento de consignado: o que é e como fazer?
Após a liberação, quando é realizado o crédito do valor na conta?
Esse é mais um prazo que varia de banco para banco. Existem instituições financeiras que, após a análise de crédito e aprovação, prometem liberar o empréstimo consignado também em até 24 horas. Mas algumas empresas podem ter um prazo maior.
Isso acontece, porque a liberação do crédito requer algumas etapas que, resumidamente, são:
- Análise de crédito, ou seja, verificar o perfil do solicitante, sele atende aos requisitos da política de crédito do banco, se o salário dele tem margem consignável suficiente para o crédito
- Averbação do crédito, que basicamente é autorização que o RH da empresa, do INSS ou órgão público onde o cliente trabalha dão para que os pagamentos das parcelas sejam descontados da folha de pagamento
- Assinatura do contrato, quando serão firmados todos os prazos, juros, número de parcelas, valores e demais termos da aquisição do empréstimo
Portanto, após a aprovação do consignado, o pagamento da parcela não é descontado imediatamente da folha de pagamento. Haverá todos esses passos a serem seguidos, além de serem respeitados os prazos firmados em contrato.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é um tipo de crédito com juros mais acessíveis. Ele tem essa característica, porque o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do cliente, o que dá mais segurança ao banco.
Como a quitação do empréstimo é descontada automaticamente da folha, não é qualquer pessoa que pode solicitá-lo. O consignado é uma modalidade de crédito para:
- aposentados e pensionistas do INSS – neste caso, o pagamento é descontado do benefício
- servidores públicos – o pagamento é descontado da folha de pagamento
- funcionários de empresas privadas – o pagamento é descontado da folha de pagamento
Esses são públicos que possuem uma renda fixa, garantindo ao banco o pagamento da dívida.
Mas além deles, uma lei muito recente abre margem para mais um grupo de pessoas solicitarem um tipo de consignado: os beneficiários do Auxílio Brasil.
A Medida Provisória nº 1.106, assinada no último dia 17 de março, permite que beneficiários de programas de transferência de renda (como o Auxílio Brasil) usem até 40% do valor recebido para solicitar empréstimos a juros mais baixos.
Vai funcionar como um microcrédito consignado e as parcelas serão debitadas do auxílio da pessoa de baixa renda. Os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem solicitar.
O conteúdo foi útil? Então aproveita para conhecer mais sobre esse universo e leia: Como fica o empréstimo consignado quando o trabalhador é demitido?
Quero saber sobre o empréstimo