Em tempos de crise econômica e também devido a pandemia da Covid-19, muitas empresas estão demitindo seus funcionários. Com isso, muitos trabalhadores têm direito ao seguro-desemprego, auxílio dado pelo governo federal.
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Mas para seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conter a propagação do coronavírus, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) suspendeu o atendimento nas unidades em todo o país. E agora? Como solicitar o seguro-desemprego?
De fato, já era possível dar entrada no auxílio pela internet. Mas mesmo assim, a pessoa precisava comparecer a um posto de atendimento para conferir toda a documentação.
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Agora, após o fechamento das unidades, todas as etapas podem ser feitas 100% online.
Quer saber como pedir o seguro-desemprego pela internet? Continue a leitura deste texto e saiba mais!
Como solicitar o seguro-desemprego online?
Passo a passo para pedir o seguro-desemprego
1. Acesse o Portal Emprega Brasil;
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2. Clique em cadastrar no menu à esquerda do site. Efetue o cadastro para obter login e senha;
3. Preencha o formulário informando os seus dados;
4. Assim que o acesso for autorizado, vá até a opção do seguro-desemprego;
5. Em seguida, preencha um formulário de oito etapas com questões sobre atividades, experiência profissional e formação acadêmica. Tenha atenção na hora de informar esses dados.
Você terá que informar também o número do requerimento do seguro-desemprego.
Esse número é composto por dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão.
Lembre-se que no momento de fazer o cadastro, é essencial ter a Carteira de Trabalho (CTPS) e outros documentos em mãos. Dessa maneira, você consegue realizar o registro de forma correta.
Caso contrário, se houver alguma divergência no cadastro ou informações erradas, terá que esperar 24 horas para realizar uma nova tentativa. Em alguns casos, é necessário entrar em contato com o INSS através do número 135.
Quem pode pedir o benefício do seguro-desemprego?
O seguro-desemprego é destinado aos trabalhadores formais que foram demitidos pelo empregador involuntariamente. Ou seja, sem justa causa. No entanto, para solicitar o benefício, é necessário atender alguns requisitos. São eles:
a) não possuir renda própria que seja suficiente à sua manutenção e de sua família;
b) receber salários como pessoa jurídica ou como pessoa física relativos a:
– pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data de dispensa, da primeira solicitação; ou pelo menos nove meses nos últimos 12 meses anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; ou 6 meses anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
c) não receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), salvo exceção do auxílio-acidente, auxílio-suplementar e do abono de permanência em serviço.
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Qual o valor do seguro-desemprego?
Sempre quando o salário mínimo aumenta, normalmente no início do ano, o Ministério da Economia atualiza e divulga a nova tabela do seguro-desemprego.
Essa tabela indica que o seu seguro-desemprego vai ser um percentual sobre a média dos salários dos últimos três meses. Para saber quanto você pode receber, veja os novos valores abaixo:
Faixa de salário médio x Forma de cálculo do seguro-desemprego
Até R$ 1.599,61 –> Multiplicar o salário médio por 0,8 (80%);
De R$ 1.599,62 até R$ 2.666,29 –> Se a média salarial exceder a R$ 1.599,61 multiplica-se por 0,5 (50%) e soma-se a R$ 1.279,69;
Acima de R$ 2.666,29 –> O valor da parcela será de R$ 1.813,03 invariavelmente.
O que fazer em caso de problemas para solicitar o auxílio?
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, pasta vinculada ao Ministério da Economia, alguns trabalhadores estão enfrentando problemas para recuperar login e senha, e assim, solicitar o seguro-desemprego online.
Mas o problema pode ser resolvido por meio da página de atendimento do Ministério da Economia.
Para isso, basta preencher o formulário com os dados pessoais e informar o problema — cadastrar senha, recuperar login ou não conseguir criar um novo login.
Logo após o envio do formulário, serão encaminhadas para o e-mail cadastrado (no formulário) instruções para gerar uma nova senha e conseguir realizar a solicitação do seguro-desemprego normalmente.
Viu, só? Agora você já sabe como pedir o seguro-desemprego de forma online. Seguindo o passo a passo, e confirmando todas as informações necessárias, você conseguirá solicitar seu benefício.
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