InícioNotíciasFinanças PessoaisNome no SPC e Serasa: por quantos anos você pode ficar negativado?

Nome no SPC e Serasa: por quantos anos você pode ficar negativado?

Se preferir, escute o áudio completo da matéria aqui:
5
(1)

Estar com o nome no SPC e Serasa é sinônimo de nome sujo na praça. Mas, calma… Apesar de demorada, a sua restrição de crédito não é eterna. Descubra agora por quanto tempo seu nome pode ficar negativado.

A inadimplência surge do não pagamento de uma conta. E essa é uma atitude muito comum dos brasileiros. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria, 53% da população está endividada. Esse valor corresponde a mais da metade da população.

Estar com o nome negativado não é o ideal, mas acontece. Afinal de contas, existem coisas que não tem como prever. Um exemplo é a pandemia de covid-19, que deixou milhares de pessoas desempregadas no Brasil e no mundo.

Por outro lado, estar com o nome sujo pode atrasar planos futuros e pode até mesmo impedir você de conseguir um novo emprego. Por isso, continue lendo e entenda como funciona o retorno do nome limpo e por quanto tempo você pode ficar inadimplente.

jovens-nome-no-spc-serasa
Cerca de 64 milhões de brasileiros estão inadimplentes hoje.

O nome no SPC e Serasa pode durar por quanto tempo?

De início, o SPC e o Serasa são instituições que atuam de forma semelhante.

O SPC, por exemplo, tem relação com comércios e lojistas. Isso quer dizer que quando você compra um bem, numa loja, e deixa de pagar uma prestação, seu nome pode vir parar aqui.

Já o Serasa é vinculado a instituições financeiras. Então quando você deixa de pagar uma parcela de empréstimo, seu nome vem parar nessa base de dados.

Ou seu nome pode ir parar em ambos, caso você compre esse bem no cartão de crédito e deixe de pagar a fatura. Neste caso, seu nome será vinculado às duas instituições, pois você deixou de exercer dois pagamentos.

Mas saiba que existe um prazo legal para que o seu nome seja mantido nessas instituições.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para cobrança de dívidas na justiça ou inserção do nome em cadastro de órgãos de restrição ao crédito, é de 5 anos. A contar da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga. 

Isso significa que a sua dívida vai desaparecer?

Não mesmo. Existe uma premissa popular de que “é só deixar a dívida que ela “caduca” em cinco anos”. Mas as coisas não funcionam bem assim…

O prazo de 5 anos diz respeito à cobrança do credor. Caso você opte pelo não pagamento da dívida, pretendendo aguardar o prazo máximo de cinco anos, saiba que você apenas não será mais cobrado pela empresa que deixou de efetuar o pagamento.

Todavia, a dívida continua existindo. E ela só deixará de existir quando efetuado o pagamento. Isso quer dizer que você deixará de estar negativado, mas ainda pode ser cobrado pela dívida.

Saiba também, que se o seu nome permanecer cadastrado no SPC ou Serasa por mais de 5 anos, você pode buscar seus direitos. Principalmente porque a negativação pode trazer consequências ruins, então você pode ter o direito de receber uma compensação em dinheiro.

+ Conheça 10 itens que você não precisa pagar nunca mais

Saiba o que você pode perder por estar com o nome no SPC e Serasa:

Certamente, ninguém deixa o nome em órgãos de restrição ao crédito porque querem. Por vezes, realmente não há como pagar a dívida e o único jeito é ir levando como está.

O acúmulo de dívidas pode trazer consequências ruins, por conta do score baixo. Listamos algumas abaixo:

  • Ter a matrícula negada em uma instituição de ensino privada;
  • Não conseguir ter um cartão de crédito;
  • Não poder abrir uma conta corrente em banco;
  • Ser reprovado em algum processo seletivo para uma vaga de emprego;
  • Receber uma negativa em um financiamento.

Entretanto, o SPC e Serasa organizam regularmente Feiras Limpa Nome com o objetivo de liquidar dívidas e devolver seu crédito.

Diante disso, assim que for possível se organizar financeiramente, espere por uma dessas feiras e limpe seu nome. Em muitas delas, não é necessário pagar a dívida por inteiro, pois há descontos e redução de juros.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como consultar seu nome no SPC e Serasa pelo telefone.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui