
Você está com muitos débitos e contas e pensa em quitá-los para sair do vermelho de uma vez por todas? Essa tarefa nem sempre é fácil, porém a consolidação das dívidas pode ajudar e ser uma solução.
Anúncios
Essa prática é muito comum quando se há um acúmulo de dívidas e, dessa forma, acaba-se perdendo de vista a quantidade de parcelas ou contas.
Mas, como será que funciona e quando é recomendado fazer uma consolidação de dívidas? É o que você vai descobrir agora!
Anúncios
O que é a consolidação de dívidas?
Vamos imaginar um cenário em que você já tenha perdido de vista as suas contas e dívidas, não sabendo mais quantos boletos lhe restam – tampouco a quantidade de empresas ou instituições financeiras que ainda deve.
Essas contas já viraram uma bola de neve e, por isso, já não é mais vantagem pagar por conta própria, uma a uma.
Na maioria dos cenários, o que as pessoas fazem no desespero é: pegar um empréstimo para pagar as dívidas.
Anúncios
No entanto, a consolidação das dívidas pode ser uma solução melhor. Afinal, ela vai reunir todas as suas pendências em uma só, fazendo um aglomerado, com juros reduzidos.
Dessa forma, sai mais vantagem do que pagar cada uma e acumular todos os juros. E, com o empréstimo, ainda terá os juros do empréstimo para pagar junto.

Quando devo consolidar as minhas dívidas?
Saber a hora de consolidar as dívidas é uma missão mais pessoal e que varia de caso a caso, pois depende da sua situação e quantidade de dívidas em aberto.
Mas, no geral, basta você reparar quanto à cobrança de juros e melhores oportunidades. Afinal, se você tem outro caminho e esse torna-se uma opção mais barata, logo é melhor você partir para ele do que pagar a mais.
+ Confira o Manual para sair das dívidas acumuladas
Até mesmo quando for pegar um empréstimo. Se perceber que os juros são menores e mais vantajosos, até mesmo por proporcionar parcelas fixas até o fim do pagamento, sem variação, é válido contratar.
Além disso, há aqueles contratos onde quando se quita antes do vencimento tem desconto, até mesmo se antecipar às últimas.
Consolidação das dívidas: vantagens x desvantagens
Assim como qualquer outro recurso do mercado financeiro, a consolidação das dívidas pode apresentar vantagens e desvantagens. Mas, no geral, é uma excelente opção para quem deseja se livrar de uma vez por todas dos débitos.
Quando você consolida as suas dívidas, após um acordo financeiro com bancos ou instituições, é possível:
- ter um maior controle de todos os seus débitos;
- ter melhores condições de pagamento;
- ter juros menores;
- ter um pagamento mais simplificado.
Em alguns casos, a consolidação das dívidas pode estender o seu pagamento em mais parcelas, no entanto, será mais vantajoso do que acumular os juros altíssimos.
Quanto a desvantagem, ela ocorrerá quando você contratar um empréstimo que será mais caro do que os débitos acumulados.
É preciso avaliar o contexto geral da sua consolidação de dívidas. Embora você esteja unificando os seus débitos, é necessário que as suas parcelas sejam condizentes para que você assuma algo que terá como pagar e seja vantajoso.
Gostou de saber sobre a estratégias de consolidação das dívidas? Então complemente a sua leitura e veja também:
+ Pagar as dívidas ou investir dinheiro: saiba o que priorizar
+ Como sair das dívidas urgente? Aprenda as técnicas