
É sempre assim: fim de ano as lojas fazem uma enxurrada de promoções. Contudo, cuidado para não cair na tentação de gastar mais do que deve.
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É difícil se segurar. Principalmente, porque você ainda estará com uma parte do 13º salário em mãos e, muito provavelmente, vai precisar trocar presentes do Natal.
Cerca de 66% dos consumidores estão endividados, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ou seja, melhor não gastar.
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O professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, Ricardo Teixeira, lembra que o início do ano é um momento com muitas despesas. Por isso, segundo ele, é necessário ser sincero consigo mesmo e analisar se você vai ficar apertado em janeiro.
“Se a resposta for sim, guarde o dinheiro para pagar IPTU, IPVA e demais impostos. Quem tem filhos em idade escolar vai precisar comprar o material necessário para 2021”, ressalta Teixeira.
Estratégias das lojas para você gastar mais no fim de ano
Fim do ano é, geralmente, acompanhado por um crescimento no número de trocas de produtos. Por isso, os comerciantes aproveitam esse período para vender ainda mais.
Além disso, existem as práticas do ‘falso desconto’ e pagar mais por um produto ou pela taxa de entrega.
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1 – Embutir um produto novo na hora da troca
Capacitar seus vendedores para identificar oportunidades é uma prática comum durante o ano. No entanto, no final do ano, essa tática é levada mais a sério.
Os vendedores fazem demonstrações de outros itens relacionados no período de troca. Afinal, é uma oportunidade de incrementar a venda para o consumidor na hora da troca daquele presente indesejado ou não inadequado de Natal.
Além disso, nesse momento, os atendentes vão fazer de tudo para conseguir seus dados cadastrais. O objetivo é iniciar um relacionamento via e-mail ou mesmo pelas redes sociais para garantir a divulgação de novidades e ações promocionais.
2 – Falsas promoções
Já é comum no comércio em geral as falsas promoções. Isso acontece quando um site ou loja física aumenta o preço de um produto nas semanas anteriores ao final de ano para dar um falso desconto no dia da promoção.
No entanto, isso é uma prática fácil de ser descoberta com o uso de serviços e aplicativos que rastreiam a evolução dos preços das lojas virtuais. Ou até mesmo uma pesquisa presencial no estabelecimento.
3 – Tática do frete
Na hora de pesquisar produtos, não considere apenas o menor preço. Considere na sua pesquisa o valor do frete. O ideal é que a pesquisa some esses dois valores, pois só assim dá para saber quem de fato está cobrando menos.
4 – Descontos na primeira compra
Um método muito utilizado pelas lojas para te incentivar a comprar ainda mais é oferecendo um cupom de desconto para a sua primeira compra. É muito comum que ao entrar em um site, abra uma janela oferecendo uma porcentagem de desconto de boas-vindas.
A maioria das lojas oferecem um desconto de 10%. Dessa forma, você consegue comprar o produto desejado e ainda economizar. E quem não gosta de ganhar um bom desconto, não é mesmo?
E essa também é uma forma de você realizar o seu cadastro, com email, e receber as notificações da loja com ofertas com uma frequência maior. Isso faz com que você se interesse por outros produtos e volte a comprar no site.
5 – Oferecer cashback para os clientes
Cada vez mais lojas estão optando por oferecer aos clientes o famoso dinheiro de volta. E quanto mais você gasta, maior é o seu cashback para usar novamente.
+ 5 melhores aplicativos para monitorar preços
Vale ressaltar que algumas lojas oferecem o dinheiro de volta para ser utilizado no próprio site, enquanto outras permitem que o valor fique disponível para saque e para usar em outras lojas.
6 – Lembrar do produto deixado na sacola
Quem nunca pesquisou um produto, colocou na sacola e desistiu da compra? Pois é, ao fazer isso é muito comum que a loja envie um email falando que o seu produto está te esperando.

É um lembrete para reativar na sua memória a vontade de comprar o que você queria e, por algum motivo acabou desistindo. E essa é uma forma que as empresas encontraram para fazer com que você volte para o site e finalize a compra.
E existem até lojas que enviam emails com descontos para o produto esquecido na sacola, impulsionando ainda mais a vontade do consumidor de fechar a compra.
Planejar ajuda a economizar
Para o especialista em gestão financeira da FGV, Ricardo Teixeira, os preços do fim de ano são muito atraentes. Mas “não é só que é porque alguma coisa está com o preço atraente que deve ser comprada”, diz.
Teixeira lembra ainda que se você se considera uma pessoa desorganizada, o ideal é juntar o dinheiro e pagar à vista.
“É ilusão achar que um grande número de parcelas com valor baixo no cartão de crédito vale a pena, porque há juros embutidos”, conclui o professor da FGV.
Aproveite a visita em nosso site e leia também sobre quando é melhor pagar à vista ou parcelado.