Coworking ou Home Office: qual o melhor modelo para a sua empresa?

Escrito por: Mateus Carvalho em 4 de fevereiro de 2020

É cada vez mais comum as empresas permitirem que os funcionários trabalhem em coworking ou home office. Porém, para que funcione da melhor maneira, é importante saber qual é o melhor modelo para a sua empresa

Isso porque tanto o coworking quanto o home office tem as suas características, vantagens e até mesmo desvantagens. Assim como cada um tem uma finalidade diferente. Quer saber quais são? 

planejamento empresarial
Na hora de escolher o modelo de trabalho é preciso levar alguns requisitos em consideração

Para saber qual melhor modelo de trabalho é necessário conhecer o significado de cada um deles.

O coworking, por exemplo, é um movimento de pessoas, empresas ou comunidades que buscam trabalhar e desenvolver os negócios juntos. Crescendo de forma rápida e colaborativa.

Em geral, é um local que reúne a estrutura necessária para que outras empresas se juntem e desenvolvam os negócios. Já o home office é aplicado por quem trabalha em casa.

Confira as vantagens e desvantagens de cada modelo

Dar mais valor à liberdade de tempo é uma característica muito comum dos novos profissionais. E esse é um dos motivos que fazem surgir as comparações “coworking ou home office”.

Foi pensando nisso que a Elephant Coworking analisou as vantagens e desvantagens desses dois modelos de trabalho. Confira abaixo:

Coworking

Os hubs de inovação e as estações de trabalhos compartilhadas se tornaram uma alternativa que está chamando a atenção das empresas e dos profissionais.

Além de serem ambientes com praticidade, já que estão prontos e contam com toda a estrutura, esse modelo também proporciona diversas oportunidades.

Isso porque em um coworking a pessoa tem à disposição um espaço totalmente preparado para realizar as tarefas. É mais simples para se organizar ou até mesmo criar uma disciplina de horários, quando se tem compromisso com esse tipo de espaço.

Vantagens:

  • Comodidade;
  • Mais tempo livre;
  • Horários flexíveis;
  • Não tem necessidade de investimentos estruturais;
  • Facilidade de networking com outros profissionais;
  • Endereço fiscal;
  • Localização estratégica;
  • Tudo incluso em uma única mensalidade;
  • Suporte de atendimento;
  • Economia de gastos com aluguel;
  • Uma comunidade para te apoiar.

Desvantagens:

  • Espaços concorridos;
  • Requer deslocamento.

Home office

É bem provável que você já tenha sonhado em não precisar mais acordar cedo e enfrentar horas de trânsito para chegar no trabalho, certo? Esse modelo sempre parece uma boa alternativa, porém não é tão simples quanto parece. 

Isso porque é necessário ter organização e planejamento todos os dias. Além disso, ainda existe o quesito custo, por mais que seja uma opção econômica para o empresário, será necessário montar ou organizar um espaço de trabalho.

Vale ressaltar que em casa é complicado seguir um cronograma próprio, já que existe uma rotina do ambiente e isso pode dificultar na adaptação do profissional.

Vantagens:

  • Economia;
  • Mais tempo livre;
  • Comodidade;
  • Horários flexíveis.

Desvantagens:

  • Requer disciplina e organização;
  • Dificuldade de networking;
  • A rotina de casa pode interferir no trabalho;
  • Precisa investir, mesmo que um pouco, na preparação do espaço.

Coworking ou home office: saiba qual é o melhor

Você deve ter percebido que os dois modelos se mostraram alternativas flexíveis. Porém, o coworking tem as mesmas vantagens do home office, mas com alguns extras considerados importantes.

Isso porque estes espaços são específicos para o profissional moderno. Ou seja, que preza pela liberdade de tempo, sem abrir mão da estrutura e da praticidade de um escritório normal. 

Se você ainda não sabe se sua empresa deve adotar o modelo de coworking ou home office, é importante ressaltar que a primeira opção se destaca pelo contato direto com outros profissionais da área.

Este modelo se tornou mais que uma alternativa de trabalho, mas também uma questão estratégica para o crescimento da empresa.

Ao escolher entre coworking ou home office é necessário levar alguns pontos em consideração. A concorrência por espaços compartilhados deve ser levada em consideração somente em casos específicos.

Isso porque se você souber escolher as empresas corretas, poderá contar com locais mais amplos, modernos e criativos sempre disponíveis, além de ter a opção de salas privativas. Sendo assim, é necessário pesquisar e encontrar o seu parceiro ideal de coworking.

Agora no comparativo coworking e home office, a primeira opção é a mais vantajosa. Mas vale ressaltar que isso não quer dizer que a segunda opção não tenha o seu valor. Porém, para se obter o sucesso e o desempenho esperado e necessário ter muita organização e planejamento.

Sendo assim, o coworking oferece a estrutura pronta e com os horários certos para o que você precisa. Além de possibilitar e facilitar o networking, que pode colaborar com o crescimento da empresa.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Pretensão salarial
abrir uma empresa
Pretensão salarial