Banco central da Uganda avalia emitir uma criptomoeda? Entenda!

0
205
Símbolo do Bitcoin em metal sobre um fundo azul
4
(1)

Segundo a Reuters, o banco central de Uganda está considerando a emissão de criptomoedas. A informação foi dada por Andrew Kawere, diretor de pagamentos nacionais da instituição financeira.

Porém, é importante frisar que o termo mais correto seria moeda digital, assim como acontece com o Real Digital brasileiro. Acontece que um cripto propriamente é descentralizada, ou seja, não há um governo ou Banco Central por trás.

No continente Africano, não é o primeiro país a se abrir às moedas digitais. No mês passado, por exemplo, a República Centro-Africana adotou o Bitcoin (BTC) como moeda oficial – assim como fez El Salvador, o primeiro país a adotar a cripto como moeda legal

Porém, existe uma preocupação do impacto da emissão da uma cripto para a população. Quer saber mais? Então continue lendo o artigo!

Quando será criada a criptomoeda da Uganda?

De acordo com Kawere, o banco central ainda está estudando a emissão da criptomoeda da Uganda. Por enquanto, não há uma previsão ou prazo para a conclusão desses estudos.

Além disso, a pesquisa está em uma fase preliminar. Ou seja, eles ainda avaliam se uma moeda digital deve ser considerada e quais objetivos de política ela abordaria.

Portanto, a ideia da Uganda emitir sua própria criptomoeda ainda é apenas isso: uma ideia. Enquanto isso, a Uganda não proibiu o uso de outros ativos, que informalmente estão em uso no país. 

Porém, o banco central pede aos serviços de pagamentos licenciados cautela, enquanto os órgãos estudam a tecnologia e desenvolvem uma regulamentação. 

De acordo com a plataforma de dados blockchain Chainalysis, os ugandenses receberam cerca de US$4,8 bilhões em criptomoedas entre março de 2019 e março de 2022. É uma postura bem diferente da adotada pela Nigéria, por exemplo.

Ao contrário da Uganda, o país proibiu os bancos locais de trabalharem com esses ativos. Isso aconteceu no ano passado, antes do banco central lançar sua própria moeda digital, a eNaira. 

Ou seja, mesmo entre países do continente Africano, vemos países lidando de diferentes maneiras com o mercado cripto. E um dos motivos é que essa abertura, pode ter um lado positivo, mas também um negativo.

Criptomoeda Bitcoin com gráficos ao fundo
Bitcoin já foi adotado como moeda oficial em El Salvador

Criptomoedas na Uganda: quais os impactos para o país?

Essa abertura às moedas digitais tem efeitos importantes. No caso da criptomoeda da Uganda, as preocupações giram em torno das barreiras tanto tecnológicas quanto sociais.

Segundo o diretor do banco central, a proteção ao consumidor é uma grande questão, já que o país tem baixos níveis de alfabetização financeira digital.

“A população precisa de um pouco de proteção contra algumas dessas inovações financeiras bastante avançadas”, disse Kawere.

Além disso, o acesso à infraestrutura necessária, como smartphones, computadores e internet, também é pouco. Uma cripto própria pode levar aqueles que não têm acesso a esses recursos à exclusão financeira. 

A volatilidade, característica de criptomoedas em geral, é outro ponto contra. Afinal, isso prejudica sua capacidade de funcionar como uma reserva de valor.

E a criptomoeda do Brasil?

Assim como a Uganda, o Brasil também poderá ter sua própria criptomoeda?  O Banco Central já está preparando o novo Real Digital, mas não se trata realmente de uma cripto.

Acontece que uma cripto tem como uma de suas principais características ser descentralizada. Já a moeda digital emitida pelo Banco Central é regulada pela autoridade monetária do país.

De acordo com o BC, o Real Digital será uma “extensão” da moeda física, que ficará guardada nos bancos e instituições de pagamento.

Além do Brasil, países como Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Suécia também estudam criar suas moedas digitais emitidas por bancos centrais. E a regulamentação dos investimentos em criptomoedas também é pauta em vários países. 

O conteúdo ajudou? Então compartilhe com seus amigos e leita também: Criptomoeda é legal no Brasil? Entenda como é a regulamentação!

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui