InícioCriptomoedaSerá que é possível minerar Cardano? Entenda como funciona o protocolo Proof...

Será que é possível minerar Cardano? Entenda como funciona o protocolo Proof of Stake!

4.9
(7)

Quem investe em criptomoedas e tem conhecimento sobre o assunto já deve ter se perguntado como minerar Cardano. Afinal, ela tem ganhado destaque entre os criptoativos.

Chegou a ultrapassar o Bitcoin sendo a mais vendida na plataforma de negociação eToro durante o segundo trimestre de 2021. O aumento foi de 51% em comparação com o trimestre anterior.

O Cardano (ADA) também mostrou uma notável resiliência durante o colapso da criptomoeda em maio, atingindo o recorde histórico de $2,46. E as perspectivas para o futuro são positivas.

Mas afinal, o que é exatamente Cardano (ADA)? Como funciona? Como é a mineração dessa criptomoeda? Quais são as vantagens e desvantagens?

Confira as respostas para essas outras perguntas a seguir!

O que é Cardano?

Basicamente, pode-se explicar Cardano como uma rede de criptomoeda baseada em blockchain. Em outras palavras, é um projeto de blockchain com código aberto.

Na verdade, é o único projeto que segue uma abordagem científica. Ele tem autoria conjunta da Fundação Cardano, IOHK e Emurgo.

O código foi desenvolvido em camadas, para executar aplicativos financeiros usados por empresas, consumidores e governos do mundo todo.

Como assim, camadas? Ele possui duas cadeias de blocos separadas para processamento de token e contratos inteligentes.

Isso permite que a equipe de programadores e engenheiros possa manter a criptomoeda atualizada por meio da rede soft forks.

Além disso, o Cardano pode ser utilizado para enviar e receber moedas digitais, e realizar transferências P2P rápidas e criptografadas de forma segura.

Como funciona o Cardano e qual a diferença com outras criptos?

O Cardano é utilizado para lidar com altas taxas de transações e também baixas transações por segundo (TPS). Portanto, funciona um pouco diferente de outras blockchains.

O planejamento da moeda digital se diferencia por seu nível de organização e métodos científicos utilizados na sua construção.

O objetivo é fornecer um sistema descentralizado, de baixo custo e uma Rede Proof of Stake (PoS) de alto TPS. Isso é feito de três formas:

  • protocolo de consenso de Prova de Participação da ADA;
  • através de sua segunda camada de escalabilidade infinita — Hydra;
  • Hard Fork Combinator, que limita a interrupção da rede em caso de hard fork.

Uma diferença marcante entre o Cardano e o Bitcoin é o próprio fato de que a primeira moeda funciona pelo consenso de Proof of Stake. Enquanto o BTC utiliza o Proof of Work.

Três criptomoedas do tipo Cardano em frente a uma tela de computador acesa
Minerar Cardano pode ser atividade promissora em 2021

O que é mineração?

Minerar criptomoedas é o processo de transações entre os usuários que são verificadas e registradas na blockchain. Por meio dessas transações é possível introduzir novas moedas, de acordo com o protocolo estabelecido por cada criptoativo.

A atividade de mineração exige dedicação, paciência e conhecimento sobre todo o processo e algumas nomenclaturas. Somente assim é possível fazer de forma segura e eficaz.

Só em março de 2021 os mineradores de moedas digitais chegaram a arrecadar US$1,5 bilhão, de acordo com o The Block Research.

Não tem nada a ver com minas e escavações. É uma atividade completamente digital.

É possível minerar Cardano?

Na verdade, não. Mas calma que é possível ter rentabilidade com ela!

Acontece que, para esse projeto, o termo minerar não seria o mais adequado para ser utilizado. Pois ele usa o protocolo Proof of Stake, como já mencionado, de modo que as unidades dos tokens ADA não podem ser extraídas.

É preciso comprar uma participação para ganhar, conforme valida transações. A vantagem é que se economiza muito dinheiro de equipamentos, energia e refrigeração.

O suprimento máximo que pode haver de Moedas Cardano (ADA) em circulação é de 45 bilhões. Atualmente, estima-se que circulam cerca de 31 bilhões.

Protocolo Proof of Stake: o que é e como funciona?

O Protocolo Proof of Stake, ou protocolo PoS, foi mencionado pela primeira vez em um post do fórum bitcointalk em 2011. Um algoritmo de consenso separado rotulado, seria a solução para as questões de energia e dimensionamento.

Ou seja, um protocolo melhorado frente ao atual modelo de proof of work, usado pela Ethereum. Nesse sistema (PoS), qualquer um com uma quantidade suficiente de tokens pode utilizar suas moedas digitais por um período de tempo e validar as transações.

Uma característica é o valor compartilhado das redes descentralizadas. Assim, quem participa com suas criptomoedas tem um incentivo econômico para manter a validade do sistema.

+ Criptomoedas para iniciantes: como funcionam as moedas digitais

Por que ‘minerar Cardano’ é mais barato que minerar Bitcoin?

Justamente por conta desse Protocolo Proof of Stake. Como já mencionado, o minerador economiza dinheiro que seria investido em equipamentos como ASICS ou GPUs, que não são necessários.

Ele também poupa energia e gastos com refrigeração, que é necessária quando se utiliza os equipamentos mencionados. Ao contrário do que acontece com a mineração do bitcoin, por exemplo.

Como investir em Cardano?

Um meio de investir em Cardano (talvez o mais seguro) é com a ajuda de uma corretora. Neste caso, a instituição faz todo o processo de intermediação das transações entre as partes envolvidas.

Além disso, essas entidades podem disponibilizar sua própria carteira virtual para armazenamento das suas criptomoedas.

A outra forma é justamente com a ‘mineração do Cardano’, que como já vimos não é o termo ideal. Ou seja, com a extração dos tokens pelo protocolo Proof of Stake.

Nesse processo, o minerador é recompensado pela validação das transações com unidades ADA. Muito parecido com a mineração de outras criptos, só que simples e acessível.

Mais um jeito de ganhar dinheiro com o criptoativo é com o processo que se chama de P2P (peer-to-peer). Que nada mais é que realizar as transações diretamente com a outra parte envolvida, sem corretora ou intermediários.

Essa opção, contudo, é mais arriscada, pois não há garantias de que você receberá os tokens ou dinheiro. A relação entre as partes aqui é baseada na confiança mútua.

Além das carteiras de corretoras, é possível guardar Cardano em carteiras digitais ou físicas. Sejam as do tipo quente (hot), que são conectadas à internet, ou frias (cold), que não dependem de conexão com a rede.

Como guardar Cardano em carteira?

As criptomoedas são guardadas em carteiras digitais. Ou seja, dispositivos de software (aplicativos etc) desenvolvidos para este fim.

Com a Cardano não é diferente. Existem algumas opções de carteiras onde essa criptomoeda pode ser armazenada com segurança.

Como já mencionado, em alguns casos o armazenamento pode ser feito nas próprias carteiras das corretoras. Mas algumas outras opções são:

  • AdaLite
  • Yoroi – The Cardano Wallet (Google Play)
  • Daedalus Wallet
  • Coinswitch
  • Guarda
  • Atomic Cardano Wallet
  • Infinito
  • Ledger (Carteira Fria)

Vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • é a primeira moeda digital e blockchain a ser apoiada por uma abordagem científica, o que resulta em maior potencial de ser bem-sucedida em comparação com outras;
  • é mais adaptável, usuários do ADA podem usar a mesma moeda em diferentes países, cumprindo várias leis e regulamentos;
  • blockchain segmentado em duas camadas, a de liquidez e a computacional, que processa separadamente as negociações com seus tokens ADA e os contratos inteligentes;
  • é descentralizada, nenhuma entidade central possui controle sobre o processo de segurança e validação das transações;
  • traz proposta inovadora, sendo considerada a terceira geração de criptomoedas de código aberto;
  • acesso a serviços financeiros mais democrático.

Desvantagens:

  • ele ainda está em desenvolvimento, outras blockchains possuem a vantagem de entrada antecipada;
  • outras blockchains já são capazes de processar mais de mil transações por segundo;
  • escalabilidade máxima é de 257 transações por segundo.

O conteúdo te ajudou? Então compartilhe com seus amigos!

O que achou disso?

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui