Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Cuidado com essas 5 armadilhas ao investir seu dinheiro

Escrito por: Rafael Massadar em 24 de outubro de 2018

Fique atento a algumas armadilhas ao investir seu dinheiro. Elas podem ser decisivas para você ser um investidor de sucesso ou não. Um dos maiores problemas é que os investidores não sabem como eles são nem o que eles querem. Isso faz com que acabem investindo em produtos que não são adequados para o seu perfil.

Investir de forma descuidada também é um problema. Muitos desconsideram taxas, custos de transação e inflação. Seguir cegamente o mercado também é uma atitude perigosa, que pode comprometer seus rendimentos de forma irreparável.

armadilhas ao investir

Contudo, mesmo investidores mais experientes, vez ou outra, caem em armadilhas ao investir dinheiro. Portanto, não conte apenas com sugestões do gerente do banco ou da corretora.

Procure se informar sobre investimentos. Aposte ainda na diversificação da carteira. Essas são algumas das regras para não prejudicar sua atuação como investidor.

Leia os relatórios disponibilizados por corretoras, torne a leitura do noticiário econômico um hábito e sempre acesse o site do seu banco em busca de novidades. O mercado financeiro é dinâmico. Portanto, fique atento para analisar se algum novo produto pode ser mais interessante para seus investimentos.

5 armadilhas ao investir seu dinheiro

1 – Não saber qual o seu perfil de investidor

Decidir onde investir exige atenção, para que a carteira esteja adequada ao perfil do aplicador. Conservador, moderado ou agressivo, a distribuição do dinheiro varia bastante.

O conservador é aquele investidor com maior aversão à perda. Prefere ter rendimentos menores que correr o risco de perder dinheiro. Por isso, costuma investir em renda fixa.

Já o moderado é um pouco mais aberto a riscos. Ainda assim, volta para o que já conhece ao menor sinal de insegurança. Investe por igual em renda fixa e variável.

Por fim, o arrojado é o que está disposto a correr riscos maiores em troca de rendimentos melhores. Normalmente, conhece bastante sobre finanças e prioriza investimentos em renda variável.

2 – Não saber tudo sobre o investimento de interesse

Cada tipo de investimento tem características próprias que você deve conhecer. Assim você não vai cair nas armadilhas ao investir seu dinheiro.

No geral, as pessoas acham que a poupança é o investimento mais seguro. No entanto, existem outros com os quais você pode alcançar uma maior estabilidade financeira também de forma segura.

O próprio CDB oferece risco semelhante ao da poupança e é muito mais interessante em várias situações. Os Títulos Públicos também são uma alternativa de investimento de baixo risco que poucas pessoas conhecem.

As próprias Ações, consideradas investimentos de alto risco, se mostram extremamente rentáveis no longo prazo de acordo com os estudos feitos no mercado dos EUA.

3 – Não diversificar a carteira

Uma das armadilhas mais comuns é não diversificar a carteira. Isso acontece, muitas vezes, porque o investidor conhece bem apenas um tipo de aplicação. Por isso, não se sente seguro em colocar seu dinheiro em outras modalidades.

Não caia nessa armadilha. Opte sempre por diversificar seu portfólio de investimentos. Escolha aplicações de acordo com seu perfil de investidor, situação atual do mercado e seus objetivos financeiros de curto, médio e de longo prazo.

4 – Não buscar orientação especializada

Ler sobre investimentos é passo importante para quem deseja começar a investir. No entanto, mesmo quem se informa constantemente sobre o assunto deve buscar orientação especializada.

Assim você vai se certificar que está escolhendo as melhores aplicações para sua carteira. Muitas pessoas buscam assistência no próprio banco em que têm conta corrente. Apesar da comodidade, sempre vale a pena pesquisar também corretoras de valores para se certificar de que está conseguindo a melhor rentabilidade.

Entre os pontos que você deve levar em consideração na hora de buscar assessoria especializada para seus investimentos estão as taxas cobradas pela corretora ou banco. Além disso, verifique o mix de produtos financeiros oferecidos,  a rentabilidade dos investimentos e atendimento personalizado.

5 – Ser impaciente

A pressa é uma grande inimiga do sucesso e uma das armadilhas ao investir. O investidor iniciante, que normalmente entra no jogo em busca de altas rentabilidades em pouco tempo. No entanto, acaba sendo surpreendido pelas volatilidades do mercado, principalmente com as perdas.

Apostar tudo em uma mesma cesta é um erro muito comum. Esse comportamento está associado à ansiedade de encontrar “a grande oportunidade” do mercado. E isso pode trazer consequências graves.

Porém, não tome decisões influenciado apenas por rumores ou emoções. Não são poucos os investidores que por insegurança ou, até mesmo, falta de informação, seguem cegamente todos os movimentos do mercado na hora de investir. Com isso, só compram ações quando estão na alta e nem pensam duas vezes antes de vendê-las na baixa.

Esse tipo de comportamento, apesar de comum, faz o investidor perder dinheiro. Para evitar essa armadilha, é essencial estudar os cenários e avaliar as situações em que vale a pena comprar ações no momento de baixa. Pode ser uma oportunidade de ouro de comprar ativos de uma empresa confiável por um preço mais baixo, por exemplo.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Avaliar a liquidez do investimento é importante para saber o prazo que poderá resgatar os lucros
investir no Tesouro Direto
empréstimo
Rendimento da poupança e outros detalhes desse investimento
Alta do Dólar