InícioNotíciasInvestimentosVeja 7 erros de quem investe pela primeira vez

Veja 7 erros de quem investe pela primeira vez

5
(3)

Quem nunca errou, que atire a primeira pedra, não é verdade? Mas, pode ficar tranquilo, afinal, erros acontecem. Principalmente entre quem investe pela primeira vez, por conta da falta de experiência no assunto.

Ninguém gosta de perder dinheiro, é fato. Mas perder dinheiro não significa somente o sentido literal. Você pode estar perdendo dinheiro também com uma aplicação errada, que poderia render mais, se você optasse por uma mais adequada.

Por isso, é importante estudar bastante antes de sair investindo seu dinheiro por aí. Portanto, se apoie sempre em materiais de educação financeira, como o guia do investidor iniciante e entenda como cada aplicação funciona e a que melhor se encaixa ao seu perfil de investidor.

É pensando nesses pequenos erros que o Financeone fez uma lista para você com os principais erros que acontecem quando você começa a investir. Confira abaixo quais são os principais erros ao investir e saiba como se proteger desse problema!

Homem de terno usando a calculadora
É muito comum ter investidores iniciantes cometendo erros. Veja alguns e não cometa mais!

1- Investir na poupança

Muitas pessoas escolhem a caderneta de poupança, por ela ser uma ferramenta acessível para quem possui conta corrente. No entanto, o rendimento da poupança é um dos menores do mercado de investimentos.

Mesmo com a alta da Selic, a poupança continua não sendo um investimento recomendado.

Portanto, se você possui um perfil conservador, escolha investimentos como o Certificado de Depósito Bancário (CBD) e aplicações de Renda Fixa, que possuem uma rentabilidade maior.

2- Ser apressado para ganhar dinheiro

Investir dinheiro requer muita calma e paciência. Ou seja, não adianta ter pressa para ganhar dinheiro. Essa afobação pode fazer com que você tome escolhas erradas.

Sempre duvide de pessoas e investimentos que prometem um retorno muito rápido, pois normalmente, eles são muito arriscados ou até mesmo golpes.

3- Investir pela primeira vez numa carteira só

O ideal é investir sempre em carteiras diversificadas. Assim, você não fica refém de apenas um investimento. Essa variedade inclusive faz com que você esteja menos exposto ao risco de perder dinheiro. Então, escolha sempre ter ativos diferentes, sejam eles de curto e longo prazo.

4- Deixar de estudar sobre o mercado financeiro

Aplicar dinheiro requer muito estudo. Não basta apenas ler as notícias, você precisa entender como o investimento funciona antes de aplicar o seu dinheiro.

Esteja em constante atualização. Participe de fóruns, leia livros, acompanhe canais confiáveis que falem de investimento, acompanhe as notícias e esteja atento às novidades do mercado financeiro.

5- Comprar na alta e vender na baixa

Investidores iniciantes costumam pensar que está na hora de aplicar em um ativo, sobretudo quanto ele está em alta e rendendo bastante.

Como resultado, esses mesmos investidores entram em desespero e vendem o ativo na primeira baixa registrada.

Por fim, o ideal é justamente o contrário. Caso tenha interesse em vender seu ativo, escolha o momento de alta.

E se ele começar a registrar uma baixa, compre. Ou então, opte por esperar até o investimento voltar a registrar alta. Desse modo, você obtém lucro em ambas as ações.

6- Ser demasiadamente otimista

Nada é perfeito na vida, inclusive no mercado de investimentos. Qualquer aplicação possui seus riscos, mesmo a mais conservadora.

Então, esteja sempre preparado para qualquer coisa que possa acontecer e evite tomar decisões movidas pelo impulso.

Nesse sentido, seja positivo, mas entenda as consequências das escolhas que você toma.

7- Escolher riscos incompatíveis com o seu perfil de investidor

Por fim, mas não menos importante, evite fazer investimentos que não correspondem à sua realidade.

Ou seja, se você possui um perfil de investidor conservador, jamais opte por fazer um investimento que uma pessoa com o perfil agressivo faria.

Mas caso queira arriscar, estude muito e entenda que perfis arrojados e agressivos estão mais dispostos a perder dinheiro do que um perfil conservador.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como começar a investir em 5 passos.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui