5 dicas de Black Friday para pequenos negócios. Veja como turbinar sua lojinha!

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Homem usando notebook com a tela do Black Friday, um caderno e celular ao lado
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Está chegando a Black Friday, o evento de grandes descontos no varejo nacional. Mas você, pequeno empreendedor, já se planejou para essa data?

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Não apenas os grandes varejistas podem aproveitar o evento, mas pequenos negócios também! Essa pode ser a oportunidade de atrair clientes novos e fidelizar outros.

Então se você tem uma lojinha online, um mercadinho local ou qualquer outro tipo de comércio, comece a pensar na sua estratégia. Para ajudar, FinanceOne lista algumas dicas.

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Como vender mais na Black Friday 2021?

Apesar de não ser tão forte aqui no Brasil como é nos Estados Unidos, a cada ano a Black Friday tem ganhado mais força. Cada vez mais marcas e lojistas aderem ao evento.

Mas para oferecer bons descontos aos clientes e, consequentemente, vender mais, é importante se planejar e ter uma estratégia. Confira a seguir 5 dicas de como fazer isso!

1 Trace as suas metas para Black Friday

Um erro comum de pequenos empreendedores é não ter metas bem definidas. Mas na Black Friday é fundamental ter esse parâmetro para que depois você possa avaliar os resultados e traçar melhorias para o ano seguinte.

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Além disso, com metas traçadas você terá mais clareza sobre quais estratégias adotar. Pense em objetivos específicos e bem definidos que precisam ser alcançados, como:

  • número de vendas;
  • faturamento;
  • total de lucro.

Se o seu pequeno negócio já fez liquidações neste evento em outros anos, você pode propor à sua equipe superar as metas anteriores. Não se esqueça de voltar nos resultados dos anos anteriores para avaliar o que precisa melhorar desta vez.

2 Defina as ofertas estrategicamente

A Black Friday é uma ótima oportunidade para liquidar produtos encalhados. Mas tome muito cuidado para não transformá-la apenas nisso, porque não é isso que o consumidor procura.

Você pode, sim, aproveitar o evento para este fim. Mas tente também mesclar ofertas mais interessantes e surpreendentes para os seus clientes.

Esse é o espírito do evento: conseguir descontos bons que não se consegue em outras épocas do ano.

Nada impede que você aproveite a Black Friday para fazer a movimentação do seu estoque. Mas oferecer descontos nos seus produtos que são carro chefe, por exemplo, pode trazer bons resultados.

Lógico: faça isso com responsabilidade e planejamento. Se for para sair no prejuízo, não vale a pena.

entregador levando encomenda de Black Friday em um carro
Black Friday pode turbinar as vendas de pequenos negócios

3 Comece a campanha com antecedência

Muitos lojistas começam as propagandas logo no início de novembro e não é à toa. A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês, mas engajar os clientes e seguidores com antecedência pode aumentar as chances de compra.

Use e abuse de estratégias como e-mail marketing, redes sociais, mídia paga, landing page e outras. Já adiante a eles quais serão os produtos e ofertas do eventos, assim eles podem se preparar.

Dessa forma, você já pode até mesmo atrair novos potenciais clientes!

4 Treine sua equipe (ou a si mesmo)

Seja você um empreendedor individual ou tendo uma equipe pequena, é fundamental estar treinado para esse evento. Afinal, a expectativa é que o número de vendas cresça bastante em um único dia.

Um bom atendimento fará toda a diferença para que os clientes da Black Friday voltem depois. Além disso, com mais demanda é inevitável as chances de erros crescerem junto. Mas com treinamento adequado, você evita que isso se torne um problema real.

Portanto, prepare-se e prepare as pessoas que trabalham com você para: realizar bons atendimentos, responder às dúvidas dos clientes, lidar com pagamentos, gerenciar bem a entrada e saída de mercadorias etc.

5 Explore a Black Friday online

Não é segredo para ninguém que o ambiente online deixou de ser uma “plus” de negócios lucrativos. Na verdade, para a maioria das marcas os sites e redes sociais já são o principal ponto de venda.

E especialmente na Black Friday as pessoas tendem muito a comprar online. Afinal, é mais fácil comparar preços e conhecer novas ofertas navegando pelo celular, do que passando um dia inteiro andando em shoppings e calçadões.

Então use e abuse dos recursos digitais que tiver à sua disposição para divulgar e vender os seus produtos em liquidação.

Mas lembre-se: para vender online é importante ter um planejamento consolidado, uma boa logística para as entregas e meios de pagamento acessíveis.

Bônus: 3 técnicas de vendas para utilizar na Black Friday

Além de todas as dicas mencionadas, ter boas estratégias de vendas também faz toda a diferença em uma Black Friday. Isso mesmo, não basta colocar um banner com letras grandes.

Existem técnicas muito eficazes que, comprovadamente, podem turbinar a saída dos produtos. Confira algumas delas a seguir, mas lembre-se de conhecê-las a fundo para colocar em prática.

Cross-sell

A tradução para esse termo é “venda cruzada”. Na prática, significa vender um produto ou serviço adicional a um cliente, estimulando a compra de um combo e não de um único item.

A Amazon, por exemplo, é uma referência nesse tipo de venda. Quando você compra um produto no site, aparecem sugestões de outros complementares: “pessoas que compraram o produto X também levaram o item Y”.

Na Black Friday do seu negócio, essa técnica pode incentivar a compra até mesmo de produtos que não estão na liquidação.

Upsell

“A senhora deseja levar uma batata grande por apenas mais 1 real?”

Você já escutou esse tipo de oferta em restaurantes fast food? Isso é Upsell. Basicamente, consiste em sugerir um produto melhor ao cliente, expondo ele a outros produtos.

O objetivo dessa técnica é incentivar a clientela a comprar os produtos mais caros, aumentando o ticket médio.

Downsell

Essa técnica é um pouco contrária às mencionadas acima. Ela é utilizada quando o cliente está desistindo da compra.

Para incentivá-lo a não ir embora de mãos vazias, o vendedor oferece um segundo produto mais barato. É uma ótima oportunidade para fisgar consumidores com poder de compra menor na Black Friday.

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