InícioPlanejamento FinanceiroVeja 5 dicas para juntar dinheiro em 2018

Veja 5 dicas para juntar dinheiro em 2018

1
(1)

Você é daquele tipo de pessoa que todo ano diz “agora vai!”? Principalmente quando o assunto é juntar dinheiro? O ano mal começou, só estamos iniciando o terceiro mês, mas tem gente que ainda não conseguiu iniciar a promessa que fez na virada, quando jurou que guardaria dinheiro. Já falamos aqui dos melhores investimentos 2018, mas antes de investir, é preciso poupar. Por isso, vamos listar a seguir 5 dicas valiosas para você juntar dinheiro em 2018.

É sempre bom ter um dinheiro guardado, mas juntar a quantia nem sempre é tão fácil quanto parece. Surgem diversos imprevistos que desviam os objetivos financeiros, atrapalhando todo o planejamento. No entanto, organizando, dá. Basta ter foco e conseguir dizer não para algumas coisas.

Pilha de moedas com relógio ao fundo
Juntar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil para as pessoas. Confira 5 dicas valiosas!

O bom disso tudo foi o surgimento da internet. Com ela, ficou ainda mais fácil juntar dinheiro nos dias atuais. Aquela velha história de guardar as notas dentro da gaveta e moedas no porquinho já não funciona mais. E as tecnologias vieram para apoiar esse desejo dos indivíduos, que acaba por ser uma dificuldade coletiva.

5 dicas para juntar dinheiro em 2018

1. Trace um planejamento

Homem riscando um calendário com canetaTer um planejamento financeiro é primordial nessa missão. Para quem deseja ter uma vida com investimento e conseguir juntar dinheiro, o planejamento é o ponto de equilíbrio, pois estabelece sua situação atual, além de tudo o que pode e não pode ser aplicado, de acordo com sua realidade. A grande dificuldade das pessoas, no entanto, é seguir esse planejamento.

O ato de se planejar está totalmente ligado ao fato de se organizar. Isso consiste em listar e pontuar quais são os atuais gastos e despesas pessoais. Após isso, traçar um panorama de como isso tem afetado o rendimento financeiro e de que maneira pode impactar a missão de juntar dinheiro.

Com esse planejamento, é possível perceber através da análise financeira quais são os maiores gastos, que podem ser evitados e/ou diminuídos. Fazer essa lista possibilita estabelecer prioridades, o que facilita na hora de abrir mão de alguma despesa que seja considerada essencial. Tudo nesse caso é reversível, basta estar dentro do planejamento.

2. Controle os seus gastos

Pote transparente com dinheiroPara quem deseja juntar dinheiro, ter como característica a organização é fundamental. E acima de tudo, não basta ser organizado, é preciso ter controle sobre os gastos. Isso impactará em diversos aspectos, mas principalmente no financeiro. O gasto excessivo só prejudica o orçamento, ainda mais quando a renda não é expressiva e já é comprometida com gastos fixos obrigatórios.

Quem é jovem e está na flor da idade sente muita dificuldade. No entanto, é preciso ter essa percepção de controlar os gastos desde cedo. Assim, é possível ter sempre uma reserva garantida para eventualidades e compromissos. Para esse controle de gastos, será preciso dizer não para muitos atrativos e convites. Uma renda extra também pode ajudar nessa hora. Há muitas opções de trabalho em casa que podem render um bom dinheiro.

3. Tenha uma vida mais simples

casal de idosos sentados em um banco de madeira na natureza

As pessoas costumam comprar e utilizar coisas caras para impressionar. No entanto, isso não pode acontecer para quem deseja arrecadar uma boa quantia. Alguns casos, por exemplo, nem trazem tanta vantagem ao comprar o produto mais caro. Além do mais, alguns serviços também são avaliados dessa forma.

Partindo dessa premissa, o que falta nisso tudo é fruto do que citamos nos dois tópicos anteriores, o planejamento e o controle de gastos. Procure manter um padrão mais leve de vida. A ostentação, geralmente, não tem muito significado. Mas nesses casos, ela acontece por influência e/ou necessidade de satisfazer algo pessoal ou de alguém.

4. Evite comprar por impulso

Mão com cartão vermelho na frente de um notebook

Comprar sem precisar. Essa é uma mania de muitas pessoas. Todo mundo já comprou algo que não precisava. E é esse um dos principais problemas de quem não consegue juntar dinheiro, pois é nas pequenas compras e nas coisas desnecessárias que o orçamento só despenca.

Por isso, evite comprar algo no impulso. Se estiver precisando, compre. Mas caso contrário, pense como aquilo pode atrapalhar o seu planejamento e fazer falta lá na frente. É inegável que tentações vão aparecer, pois no caminho do trabalho, na condução e até mesmo na internet é o que mais tem. Mas tenha controle pessoal!

5. Baixe um aplicativo para controlar as finanças

Mão feminina segurando smartphone branco na frente de um notebookQuem ainda pensa que a internet é um dos males do século XXI está bem enganado. Esse advento é um dos mais benéficos – para quem sabe utilizar a seu favor, é claro.

Portanto, para um bom usuário, ela pode (e muito) também ajudar na missão de juntar dinheiro em 2018. Se você é daqueles que não vivem sem celular, então, fica melhor ainda.

Atualmente, há diversos aplicativos que auxiliam o controle de despesas. Você pode, em tempo real, monitorar os seus gastos, o que deve, necessidades e controlar a sua conta bancária. É uma ótima ferramenta para organizar a vida financeira. Alguns deles são:

Vale lembrar que são diversas as opções, disponíveis para android, IOS e Windows Phone.

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui