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Documentos para compra de imóvel que você precisará ter

A decisão por comprar um imóvel já foi feita. Agora, quais documentos para compra de imóvel devo separar para efetuar a aquisição da minha casa? É muito provável que o agente desse processo seja o corretor de imóveis. E é também essencial que você conheça todos os pontos e informe-se antes de fechar qualquer negócio.

Entre comprar e alugar, você decidiu pela aquisição permanente. A essa altura já deve ter checado a localização, características do imóvel, quais são suas necessidades no momento, o que você busca no local, entre outros tópicos.

Além dessa pesquisa inicial, determinar o quanto você pretende e pode gastar também é de extrema importância. Além do valor do imóvel, há o valor do condomínio, taxas e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago ao comprar o imóvel.

Antes de fechar o negócio e assinar o contrato, ler o contrato atentamente é essencial. Nele devem constar dados pessoais do proprietário e do comprador; descrição do imóvel, número do registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóvel, valor total do bem; forma de pagamento; periodicidade e índice de reajuste durante a construção e após a entrega das chaves; valor do sinal; entre outras partes.

Ainda assim, não basta a assinatura das partes e o pagamento. Uma série de documentos é necessária para a efetivação do negócio. Se você ainda tem dúvidas se deve comprar ou alugar em 2018, pare para ler essa matéria. Se já tomou sua decisão, pode prosseguir.

documentos para compra de imóvel
Para saber quais documentos são necessários para compra de imóvel é preciso verificar o RGI do cartório

O que eu preciso para a compra de imóvel próprio

Há diversas maneiras de adquirir um imóvel próprio.Você pode optar pelo financiamento, onde o crédito imobiliário mais conhecido é o da Caixa Econômica Federal. Outra forma de conseguir o valor do imóvel é através de consórcio.

Resolvidas essas pendências, agora é hora preparar tudo para assinar os papéis. Aí é que entram os documentos para compra de imóvel que devem ser separados. E a lista não é pequena, mas é um dos fatores que garantem a sua propriedade.

A compra pode ser de um imóvel na planta, do terreno ou uma propriedade usada. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), são necessários outros documentos além dos pessoais do comprador ao se candidatar para o financiamento.

Para pedir esse crédito e adquirir o imóvel, é preciso também apresentar comprovantes de renda e residência, cópias de entrega da declaração do imposto de renda, referências bancárias e de pessoas conhecidas. Assim, você pode comprovar que poderá arcar com a dívida do empréstimo. Além disso, é obrigatória ainda a apresentação da identidade, CIC e prova do estado civil do comprador.

Documentos para compra de imóvel

No Banco do Brasil, por exemplo, um comprador que solicita crédito, precisa dos seguintes documentos para compra de imóvel residencial.

1. Cópias da identidade e CPF.
2. Cópia da certidão de estado civil.
3. Cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a Dezembro/1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.
4. Cópia dos comprovantes de renda atualizados.
5. Certidões negativas de:
•Ações na Justiça Federal;
•Ações cíveis;
•Interdição, tutela e curatela;
•Ações das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais);
•Protesto de títulos;
•Certidão de quitação de tributos e contribuições federais (se comerciante);
•Certidão quanto à dívida ativa da União (se comerciante); e
•CND/INSS, com a finalidade da Lei nº 8.212/91 (se comerciante).
Obs: a) Caso o comprador não resida na localidade do imóvel, deverá apresentar somente as certidões do seu atual domicílio.
b) Havendo certidão positiva, encaminhar certidão de inteiro teor da ação.
6. Formulário para remessa de correspondência (formulário em anexo).
7. Formulário de autorização de débito em conta corrente, devidamente preenchido e assinado, quando o proponente optar por esta forma de pagamento das prestações.

A lista de documentos pode variar e outros podem ser solicitados. Essa é uma lista de uma instituição que fornece crédito imobiliário. Você precisará consultar o Registro Geral de Imóveis (RGI) do cartório da sua localidade para saber os documentos exatos que serão necessários.

Cuidados antes da compra de imóvel próprio

Antes de decidir pela compra de um imóvel usado, seja uma casa ou apartamento, você deve avaliar antes a oferta. Valores do condomínio, IPTU, se há vaga na garagem, elevador, serviços nas redondezas e vizinhança são apenas alguns dos detalhes.

Segundo recomendações do Procon de Tocantins, para correr menos riscos ao adquirir um imóvel usado, o comprador deve solicitar ao vendedor os seguintes documentos:

1. Certidão vintenária com negativa de ônus atualizada, que informa sobre os últimos 20 anos do imóvel;
2. Certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde o proprietário reside;
3. Certidões negativas de débito relativo ao IPTU. Verificar se a metragem na escritura é a mesma descrita no carnê;
4. Certidões dos distribuidores cível, criminal e federal do vendedor;
5. Existindo financiamento do bem, verificar as condições de liberação ou transferência;
6. Informe-se sobre a existência de projeto de desapropriação para a área;
7. Declaração negativa de débito ao síndico do condomínio;
8. Declaração de não condição de empregador e de que não se acha abrangido pelas restrições da Lei Orgânica da Previdência Social e do Funrural nos imóveis urbanos (pessoa física).







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