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    InícioNotíciasFinanças PessoaisConfira os documentos para compra de imóvel que você precisará ter

    Confira os documentos para compra de imóvel que você precisará ter

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    (2)

    A decisão por comprar uma nova casa já foi feita. Agora, quais documentos para compra de imóvel devo separar para efetuar a aquisição dela?

    É muito provável que o agente desse processo seja o corretor de imóveis. E é também essencial que você conheça todos os pontos e informe-se antes de fechar qualquer negócio.

    Entre comprar e alugar, você decidiu pela aquisição permanente. A essa altura já deve ter checado a localização, características do imóvel, quais são suas necessidades no momento, o que você busca no local, entre outros tópicos.

    Além dessa pesquisa inicial, determinar o quanto você pretende e pode gastar é de extrema importância. Fora o valor do condomínio, taxas e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago ao comprar o imóvel.

    + Quais são as taxas obrigatórias ao comprar um imóvel?

    Antes de fechar o negócio, ler o contrato atentamente é essencial. Nele devem constar dados pessoais do proprietário e do comprador; descrição do imóvel, número do registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóvel, valor total do bem; forma de pagamento; periodicidade e índice de reajuste durante a construção e após a entrega das chaves; valor do sinal; entre outras partes.

    Ainda assim, não basta a assinatura das partes e o pagamento. Uma série de documentos para compra de imóvel é necessária.

    Se você ainda tem dúvidas sobre isso, pare para ler essa matéria.

    imagem de uma pessoa segurando contrato e outra assinando
    Para saber quais documentos para compra de imóvel é preciso verificar o RGI do cartório

    Quais documentos para compra de imóvel eu preciso?

    Há diversas maneiras de adquirir um imóvel próprio. É possível optar pelo financiamento, em que o crédito imobiliário mais conhecido é o da Caixa Econômica Federal.

    Outra forma de conseguir o valor do imóvel é através de consórcio, por exemplo. Mas resolvidas essas pendências, é hora preparar tudo para assinar os papéis.

    Aí é que entram os documentos para compra de imóvel que devem ser separados. E a lista não é pequena, mas é um dos fatores que garantem a sua propriedade.

    A compra pode ser de um imóvel na planta, do terreno ou uma propriedade usada. São necessários outros documentos além dos pessoais do comprador ao se candidatar para o financiamento.

    Para pedir esse crédito e adquirir o imóvel, é preciso também apresentar, para começar:

    • comprovantes de renda e residência
    • cópias de entrega da declaração do imposto de renda
    • referências bancárias e de pessoas conhecidas
    • identidade
    • CIC
    • prova do estado civil do comprador

    Assim, você pode comprovar que poderá arcar com a dívida do empréstimo.

    Outros documentos necessários

    A lista de documentos para compra de imóvel pode variar. No Banco do Brasil, por exemplo, um comprador que solicita crédito, precisa dos seguintes documentos para compra de imóvel residencial.

    1. Cópias da identidade e CPF.
    2. Cópia da certidão de estado civil.
    3. Cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a Dezembro/1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.
    4. Cópia dos comprovantes de renda atualizados.
    5. Certidões negativas de:
    • Ações na Justiça Federal;
    • Ações cíveis;
    • Interdição, tutela e curatela;
    • Ações das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais);
    • Protesto de títulos;
    • Certidão de quitação de tributos e contribuições federais (se comerciante);
    • Certidão quanto à dívida ativa da União (se comerciante); e
    • CND/INSS, com a finalidade da Lei nº 8.212/91 (se comerciante).
    Obs: a) Caso o comprador não resida na localidade do imóvel, deverá apresentar somente as certidões do seu atual domicílio.
    b) Havendo certidão positiva, encaminhar certidão de inteiro teor da ação.
    6. Formulário para remessa de correspondência (formulário em anexo).
    7. Formulário de autorização de débito em conta corrente, devidamente preenchido e assinado, quando o proponente optar por esta forma de pagamento das prestações.

    Essa é uma lista de uma instituição que fornece crédito imobiliário. Você precisará consultar o Registro Geral de Imóveis (RGI) do cartório da sua localidade para saber os documentos exatos que serão necessários.

    + Confira o passo a passo para reconhecer firma online

    Cuidados antes da compra de imóvel usado

    Antes de decidir pela compra de um imóvel usado, seja uma casa ou apartamento, você deve avaliar a oferta. Valores do condomínio, IPTU, se há vaga na garagem, elevador, serviços nas redondezas e vizinhança são apenas alguns dos detalhes.

    Segundo recomendações do Procon de Tocantins, para correr menos riscos ao adquirir um imóvel usado, o comprador deve solicitar ao vendedor os seguintes documentos:

    1. Certidão vintenária com negativa de ônus atualizada, que informa sobre os últimos 20 anos do imóvel;
    2. Certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde o proprietário reside;
    3. Certidões negativas de débito relativo ao IPTU. Verificar se a metragem na escritura é a mesma descrita no carnê;
    4. Certidões dos distribuidores cível, criminal e federal do vendedor;
    5. Existindo financiamento do bem, verificar as condições de liberação ou transferência;
    6. Informe-se sobre a existência de projeto de desapropriação para a área;
    7. Declaração negativa de débito ao síndico do condomínio;
    8. Declaração de não condição de empregador e de que não se acha abrangido pelas restrições da Lei Orgânica da Previdência Social e do Funrural nos imóveis urbanos (pessoa física).

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    Redação
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    É muito provável que o agente desse processo seja o corretor de imóveis. E é também essencial que você conheça todos os pontos e informe-se antes de fechar qualquer negócio.

    Entre comprar e alugar, você decidiu pela aquisição permanente. A essa altura já deve ter checado a localização, características do imóvel, quais são suas necessidades no momento, o que você busca no local, entre outros tópicos.

    Além dessa pesquisa inicial, determinar o quanto você pretende e pode gastar é de extrema importância. Fora o valor do condomínio, taxas e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago ao comprar o imóvel.

    + Quais são as taxas obrigatórias ao comprar um imóvel?

    Antes de fechar o negócio, ler o contrato atentamente é essencial. Nele devem constar dados pessoais do proprietário e do comprador; descrição do imóvel, número do registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóvel, valor total do bem; forma de pagamento; periodicidade e índice de reajuste durante a construção e após a entrega das chaves; valor do sinal; entre outras partes.

    Ainda assim, não basta a assinatura das partes e o pagamento. Uma série de documentos para compra de imóvel é necessária.

    Se você ainda tem dúvidas sobre isso, pare para ler essa matéria.

    imagem de uma pessoa segurando contrato e outra assinando
    Para saber quais documentos para compra de imóvel é preciso verificar o RGI do cartório

    Quais documentos para compra de imóvel eu preciso?

    Há diversas maneiras de adquirir um imóvel próprio. É possível optar pelo financiamento, em que o crédito imobiliário mais conhecido é o da Caixa Econômica Federal.

    Outra forma de conseguir o valor do imóvel é através de consórcio, por exemplo. Mas resolvidas essas pendências, é hora preparar tudo para assinar os papéis.

    Aí é que entram os documentos para compra de imóvel que devem ser separados. E a lista não é pequena, mas é um dos fatores que garantem a sua propriedade.

    A compra pode ser de um imóvel na planta, do terreno ou uma propriedade usada. São necessários outros documentos além dos pessoais do comprador ao se candidatar para o financiamento.

    Para pedir esse crédito e adquirir o imóvel, é preciso também apresentar, para começar:

    • comprovantes de renda e residência
    • cópias de entrega da declaração do imposto de renda
    • referências bancárias e de pessoas conhecidas
    • identidade
    • CIC
    • prova do estado civil do comprador

    Assim, você pode comprovar que poderá arcar com a dívida do empréstimo.

    Outros documentos necessários

    A lista de documentos para compra de imóvel pode variar. No Banco do Brasil, por exemplo, um comprador que solicita crédito, precisa dos seguintes documentos para compra de imóvel residencial.

    1. Cópias da identidade e CPF.
    2. Cópia da certidão de estado civil.
    3. Cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a Dezembro/1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.
    4. Cópia dos comprovantes de renda atualizados.
    5. Certidões negativas de:
    • Ações na Justiça Federal;
    • Ações cíveis;
    • Interdição, tutela e curatela;
    • Ações das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais);
    • Protesto de títulos;
    • Certidão de quitação de tributos e contribuições federais (se comerciante);
    • Certidão quanto à dívida ativa da União (se comerciante); e
    • CND/INSS, com a finalidade da Lei nº 8.212/91 (se comerciante).
    Obs: a) Caso o comprador não resida na localidade do imóvel, deverá apresentar somente as certidões do seu atual domicílio.
    b) Havendo certidão positiva, encaminhar certidão de inteiro teor da ação.
    6. Formulário para remessa de correspondência (formulário em anexo).
    7. Formulário de autorização de débito em conta corrente, devidamente preenchido e assinado, quando o proponente optar por esta forma de pagamento das prestações.

    Essa é uma lista de uma instituição que fornece crédito imobiliário. Você precisará consultar o Registro Geral de Imóveis (RGI) do cartório da sua localidade para saber os documentos exatos que serão necessários.

    + Confira o passo a passo para reconhecer firma online

    Cuidados antes da compra de imóvel usado

    Antes de decidir pela compra de um imóvel usado, seja uma casa ou apartamento, você deve avaliar a oferta. Valores do condomínio, IPTU, se há vaga na garagem, elevador, serviços nas redondezas e vizinhança são apenas alguns dos detalhes.

    Segundo recomendações do Procon de Tocantins, para correr menos riscos ao adquirir um imóvel usado, o comprador deve solicitar ao vendedor os seguintes documentos:

    1. Certidão vintenária com negativa de ônus atualizada, que informa sobre os últimos 20 anos do imóvel;
    2. Certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde o proprietário reside;
    3. Certidões negativas de débito relativo ao IPTU. Verificar se a metragem na escritura é a mesma descrita no carnê;
    4. Certidões dos distribuidores cível, criminal e federal do vendedor;
    5. Existindo financiamento do bem, verificar as condições de liberação ou transferência;
    6. Informe-se sobre a existência de projeto de desapropriação para a área;
    7. Declaração negativa de débito ao síndico do condomínio;
    8. Declaração de não condição de empregador e de que não se acha abrangido pelas restrições da Lei Orgânica da Previdência Social e do Funrural nos imóveis urbanos (pessoa física).

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