Confira como economizar com o frete no e-commerce

0
299
entregador com uma caixa na mão
0
(0)

Se você é lojista sabe o desafio que é economizar frete para que os clientes não paguem tão caro pelo produto e acabem perdendo o interesse na compra. Por esse motivo, muitos empreendedores quebram a cabeça para realizar os cálculos.

Anúncios

Até porque é muito importante que você consiga equilibrar os gastos e a margem de lucro para manter os preços competitivos com outras lojas e, consequentemente, economizar no frete.

Porém, com os custos cada vez mais altos, principalmente do combustível, tem ficado ainda mais difícil não repassar os valores do frete para os consumidores. E é claro que isso pode acabar afetando diretamente a quantidade de vendas que você realiza no mês.

Anúncios

+ 8 lições para montar uma loja virtual de sucesso

E diferentemente do que muitos pensam, economizar no frete é algo que tanto as empresas que possuem a própria frota quanto as que contratam terceirizados estão tendo dificuldades. E é por isso que ter uma gestão logística é fundamental para que você não acabe saindo no prejuízo.

Economizar frete: custos podem afetar seu negócio

Todo empreendedor de e-commerce precisa saber que os gastos com a logística, isso porque esse fator acaba sendo um gasto que pode prejudicar o faturamento do negócio. E isso pode acabar fazendo com que os seus lucros tenham uma queda, que pode ser pequena ou grande.

Anúncios

Porém, por mais que você queira economizar com o frete é preciso lembrar que a qualidade do seu serviço não pode cair. Isso porque ao realizar uma compra, o seu cliente espera receber o produto no prazo.

+ 10 melhores itens para vender online. Veja ideias!

É preciso ressaltar que caso isso não aconteça, o cliente pode não ter a mesma confiança para realizar a compra novamente. Por conta disso, os empreendedores estão tendo como desafio a competitividade do mercado perante os valores do frete.

homem entregando uma caixa para o cliente
É preciso economizar frete para que você possa oferecer um bom preço para o cliente

Com isso, os consumidores estão realizando cada vez mais buscas pelos produtos de acordo com o melhor preço, tanto da mercadoria quanto do frete. 

4 dicas para economizar frete no seu e-commerce

Quer economizar frete na sua loja virtual, mas não sabe como isso é possível? O FinanceOne separou uma lista recheada de dicas para te ajudar. Confira!

1) Procure ter mais de uma opção de transportadora

Você não precisa ter somente uma transportadora ou escolher a primeira que achar. É muito importante ter diversas opções e tabelas de preços que as transportadoras possuem. Somente assim você poderá comparar e ver qual é a melhor para o seu negócio.

Tenha sempre em mente que cada empresa conta com preços e prazos diferentes para cada região do país. Além disso, elas também costumam ter as suas próprias especialidades, como produtos pesados ou leves, categorias específicas.

Você precisará avaliar tudo para escolher a melhor transportadora que vai atender as suas necessidades.

2) Maior valor e frete menor

Outra dica é tentar adaptar o valor do frete de acordo com o valor do produto. E, com isso, cada vez que o valor do pedido aumenta, o frete pode diminuir

3) Negocie

Geralmente o mercado conta com diversas opções de transportadoras que fazem frete para as empresas que atuam no e-commerce. E é claro que não é pecado nenhum tentar negociar com uma ou outra.

+ O que é logística reversa e como aplicá-la com eficiência

Assim que você tiver mais de uma opção, tente achar um ponto de equilíbrio e tente negociar o valor do frete. Ter uma relação amigável e de parceria é fundamental, e isso pode fazer toda a diferença também para o cliente.

No entanto, é sempre importante estar atento à qualidade da entrega desta transportadora. Isso porque de nada adianta um frete barato e um serviço mal feito. Afinal, depois o seu cliente vai acabar reclamando.

4) Coloque valor mínimo para frete mais em conta

Outra dica para você economizar no frete é criar alguns esquemas ‘promocionais’ para que o seu frete seja mais atrativo para o cliente e de uma forma que você também saia ganhando. Mas como fazer isso? 

Uma forma de fazer isso é colocando o valor mínimo. Por exemplo, em compras acima de R$100 o frete sai ‘x’ vezes mais barato. Ou então na compra de x produtor o frete é grátis.

Para isso, você precisa avaliar o custo benefício de acordo com o preço dos produtos. Além disso, você também pode avaliar aqueles que mais saem para que você veja como calcular a melhor estratégia.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o FinanceOne todos os dias pois aqui você encontra todas as novidades sobre como economizar e se dar bem financeiramente.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui