Teve empréstimo consignado não solicitado? Veja o que fazer nesse caso

0
125
pessoa com dinheiro na mão
0
(0)

Cada vez mais escutamos falar em golpes, seja nas redes sociais ou na televisão. Um atualmente muito comum é o do empréstimo consignado não solicitado. Mas o que fazer nesse caso? Será que é possível cancelar esse crédito?

Anúncios

O número de casos de empréstimo consignado não solicitado tem aumentado cada vez mais, principalmente entre os idosos.

Vale ressaltar que existem diversos motivos para que um crédito consignado seja liberado de forma mais fácil. Por isso, ter muito cuidado é fundamental para que você não tenha um empréstimo liberado sem ter solicitado.

Anúncios

Mas afinal, o que é o empréstimo consignado?

Para quem não sabe, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito disponibilizada somente para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.

A principal diferença desse tipo de empréstimo para os demais é que ele é descontado diretamente na folha de pagamento da pessoa. Dessa forma, não acontece atrasos e nem há o pagamento de multas.

+ Veja o que é preciso para fazer um empréstimo consignado

Anúncios

Outra informação importante é que existe um limite de 35% do valor do seu benefício para solicitar o crédito consignado. Além de 5% para a solicitação de cartão de crédito, na mesma modalidade.

Quais são as práticas mais comuns do empréstimo consignado não solicitado?

Existem diversas formas dos golpistas conseguirem solicitar um empréstimo em seu nome, separamos alguns deles abaixo!

Contratos em bancos

É comum que em bancos você assine diversos documentos e contratos. O que acontece é que os golpistas ficam de olho na margem disponível para o aposentado e solicita o crédito.

Isso acontece por meio de contratos em branco para que seja possível conseguir o empréstimo consignado não solicitado. 

Assinatura falsificada

Sim, muitos golpistas se passam pelo idoso ou servidor público e assinam um contrato de empréstimo falsificando a assinatura da pessoa. Além disso, eles usam os seus documentos e dados para que não haja dúvidas de que são a pessoa de fato.

Fraude na operação digital

É cada vez mais comum solicitar e realizar operações por aplicativos e telefone. Mas é fundamental que você tenha certeza de que está acessando os canais de confiança do seu banco.

Um leque formado por notas de dinheiro
Se você recebeu um valor de empréstimo consignado não solicitado procure um advogado

Assim, você evita que os seus dados sejam fornecidos para golpistas, que podem acabar utilizando-os para solicitar empréstimos e cartões de crédito.

Vazamento de dados

Um dos motivos mais comuns também tem sido o vazamento de dados. Recentemente, inclusive, beneficiários do INSS relataram tentativa de golpes logo após a liberação de um benefício.

+ Como saber se o empréstimo consignado foi aprovado? Entenda!

Geralmente, o banco detém suas principais informações pessoais e os golpistas conseguem ter acesso para práticas criminosas. É muito comum, inclusive, começar a receber ofertas tentadoras de empréstimos sem nem ter solicitado e de maneira indevida.

Como saber se fui vítima de um empréstimo consignado não solicitado?

Para saber se você pode ter sido uma vítima desse tipo de golpe, tem duas formas práticas e imediatas:

  • Consulte o seu extrato bancário e veja se está tudo correto nas últimas entradas e saídas; e
  • Confira o seu extrato de pagamento de empréstimo consignado.

No caso do último, se você nunca solicitou nenhum, não é para aparecer nenhum registro. Mas, caso tenha sido vítima, já estará constando as últimas transações, dados e informações deste empréstimo.

Fui vítima do empréstimo consignado não solicitado. E agora?

Você percebeu que foi vítima de um empréstimo consignado não solicitado? Calma que essa prática tem se tornado comum e tudo é possível se resolver sem que você saia no prejuízo. 

A primeira recomendação nesses casos é: não gaste o valor que entrou na sua conta corrente.

Se você percebeu uma movimentação estranha e tem um valor a mais, deixe como está, pois ele precisará ser devolvido à justiça em breve.

+ Como fica o empréstimo consignado quando trabalhador é demitido? Confira!

Agora, é ideal que você procure um advogado, sob posse do seu extrato bancário (contendo as últimas transações, principalmente a que consta o valor do empréstimo) e o seu extrato de consignados.

Além de tomar uma medida judicial, é importante também que:

  • Se realize um de um boletim de ocorrência junto à polícia, ou até mesmo reclamação na ouvidoria do próprio banco e do Banco Central.
  • Se realize de um procedimento na plataforma Consumidor.gov relatando o episódio.

É importante também que você entre em contato com a instituição financeira responsável pela realização da cobrança. Tente uma solução amigável, o que muita das vezes pode ser difícil. No momento do contato, é importante que você tenha o máximo de informações em mãos.

Caso você tenha anotado o momento em que recebeu a ligação da oferta do empréstimo não solicitado, é ideal que forneça: a data e horário do contato, o nome do atendimento (se tiver) e o protocolo de ligação (se tiver anotado).

Este conteúdo te ajudou? Continue a sua leitura no FinanceOne sobre este assunto e entenda sobre a taxa de juros dos bancos para o empréstimo consignado.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui