
Três das melhores escolas de negócios do mundo em 2018 estão no Brasil. São elas: a Fundação Dom Cabral, Insper e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). As instituições estão na lista do Financial Times.
Anúncios
O ranking do jornal britânico é dividido em dois quesitos. Um mostra as 90 melhores instituições que oferecem programas customizados (cursos preparados de acordo com a necessidade de empresas). E outra, as 80 melhores em programas abertos (cursos destinados ao desenvolvimento de executivos em geral).
Neste ano, a Fundação Dom Cabral é a escola brasileira que registrou a melhor posição nos dois rankings. Na lista de programas customizados, subiu duas posições e aparece em 14º lugar. Já na lista de programas abertos a escola caiu quatro posições e ficou em 19º lugar.
Anúncios
O Insper também aparece nos dois rankings, ficando em 52º lugar na lista de programas abertos e em 60º na de programas customizados. Já a Fundação Getulio Vargas aparece em 65° lugar na lista de programas customizados – bem abaixo do 49º lugar conquistado em 2017.
Ranking já está na 20ª edição
Este é o 20º ano em que o Financial Times elabora essa lista. Entre os critérios de avaliação estão a satisfação de quem estuda, das empresas e o custo benefício do curso.
Anúncios
Além da diversidade dos alunos (segundo gênero e nacionalidade), projeção internacional da instituição e habilidades que são ensinadas nas aulas.
Para os rankings de 2018, o jornal britânico enviou a pesquisa a 1,1 mil escolas de negócios do mundo. E obteve o retorno de 57%.
As 10 melhores escolas de negócios do mundo
No ranking de programas customizados, a espanhola IESE Business School obteve o melhor desempenho e manteve-se em 1º lugar. Logo em seguida aparecem a americana Duke Corporate Education e a suíça IMD.
Considerando o ranking de programas abertos, o IMD obteve as melhores pontuações e se manteve no topo do ranking. A Universidade de Oxford aparece em 2º lugar e a IESE em 3º.
1ª – Iese Business School
2ª – IMD
3ª – Harvard Business School
4ª – Center for Creative Leadership
5ª – London Business School
6ª – Insead
7ª – HEC Paris
8ª – ESMT Berlin
9ª – Stanford Graduate School of Business
10ª – University of Oxford: Saïd
Como escolher uma escola de negócios?
Uma carreira de sucesso muitas vezes passa pela melhor escolha de uma escolha de negócios.
Isso porque o mercado de trabalho mudou e exige cada vez mais profissionais dinâmicos, multidisciplinares e interdisciplinares. Além de selecionar aqueles possuem uma ampla visão do mundo dos negócios.
Com isso, a concorrência está mais acirrada, e sai na frente quem não se acomoda e se mantém em constante crescimento e aprendizado.
Para fazer a melhor escolha, é necessário levar algumas questões em consideração, que vão além do valor da mensalidade.
3 pontos para considerar na escolha
1 – Corpo docente – É muito importante verificar a qualidade dos professores. Procure as escolas de negócios que mesclam um corpo docente com experiência acadêmica e vivência em grandes corporações. Assim, ele terá condições de transmitir um conhecimento completo.
2 – Convênios internacionais – No mundo globalizado em quem vivemos é essencial que a escola de negócios mantenha parcerias com instituições de outros países. Tais convênios permitem que professores de outras localidades venham até o Brasil para realizar cursos, workshops e palestras. Ou ainda que os alunos façam intercâmbios em outros países.
3 – Infraestrutura – Observe a qualidade das salas de aula e o número de alunos por turma. Veja se a biblioteca e outros materiais de consulta estão atualizados e se há um espaço adequado para estudos fora do horário de aula.
E que tal escolher estudar em Portugal?
Estudar em Portugal é um sonho para muitos brasileiros. Queridinho dos brasileiros, tanto pela localização quanto pelo idioma falado no país, Portugal se destaca também como opção acessível na União Europeia. E que tal estudar nas melhores escolas de negócios do mundo?

O ranking do jornal britânico Financial Times coloca a Católica Lisbon e a Nova SBE entre as 50 melhores do mundo.
Na listagem que combina as avaliações obtidas nos dois tipos de programas de formação analisados, a Católica Lisbon School of Business and Economics surge na 40ª posição. Já a Nova School of Business and Economics (SBE) fecha a lista, no 50º lugar.
Na tabela dos programas de formação abertos surgem mais escolas portuguesas. A Católica Lisbon em 50º lugar e a Nova SBE em 57º.
Aparecem ainda a Porto Business School (a faculdade de Economia da Universidade do Porto) no 69º posto, e a ISCTE Business School, em 80º lugar.
Nas formações feitas à medida, que elenca 90 escolas de todo o mundo, surgem apenas três portuguesas. A Católica Lisbon é a melhor classificada nesta tabela, em 42º lugar, seguida da Nova SBE, em 62º, e a Porto Business School, em 75º lugar.
Faça também a sua avaliação
Assim como as faculdades e universidades são reconhecidas pelo MEC, as escolas de negócios também são avaliadas por diversas entidades. Por isso, procure uma com reconhecimento internacional e com selo de qualidade.
Porém, antes de decidir em qual escola de negócios você vai estudar, faça uma análise da sua carreira: o que você já conquistou e o que ainda pretende fazer.
De nada adianta optar por um curso ou uma instituição apenas porque ela é famosa e tem nome no mercado, se você pretende seguir um caminho diferente.