Escolas de negócios: Brasil tem 3 das melhores do mundo | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Escolas de negócios: Brasil tem 3 das melhores do mundo

Três das melhores escolas de negócios do mundo em 2018 estão no Brasil. São elas: a Fundação Dom Cabral, Insper e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). As instituições estão na lista do Financial Times.

O ranking do jornal britânico é dividido em dois quesitos. Um mostra as 90 melhores instituições que oferecem programas customizados (cursos preparados de acordo com a necessidade de empresas). E outra, as 80 melhores em programas abertos (cursos destinados ao desenvolvimento de executivos em geral).

Neste ano, a Fundação Dom Cabral é a escola brasileira que registrou a melhor posição nos dois rankings. Na lista de programas customizados, subiu duas posições e aparece em 14º lugar. Já na lista de programas abertos a escola caiu quatro posições e ficou em 19º lugar.

O Insper também aparece nos dois rankings, ficando em 52º lugar na lista de programas abertos e em 60º na de programas customizados. Já a Fundação Getulio Vargas aparece em 65° lugar na lista de programas customizados – bem abaixo do 49º lugar conquistado em 2017.

escolas de negócios

Ranking já está na 20ª edição

Este é o 20º ano em que o Financial Times elabora essa lista. Entre os critérios de avaliação estão a satisfação de quem estuda, das empresas e o custo benefício do curso.

Além da diversidade dos alunos (segundo gênero e nacionalidade), projeção internacional da instituição e habilidades que são ensinadas nas aulas.

Para os rankings de 2018, o jornal britânico enviou a pesquisa a 1,1 mil escolas de negócios do mundo. E obteve o retorno de 57%.

As 10 melhores escolas de negócios do mundo

No ranking de programas customizados, a espanhola IESE Business School obteve o melhor desempenho e manteve-se em 1º lugar. Logo em seguida aparecem a americana Duke Corporate Education e a suíça IMD.

Considerando o ranking de programas abertos, o IMD obteve as melhores pontuações e se manteve no topo do ranking. A Universidade de Oxford aparece em 2º lugar e a IESE em 3º.

1ª – Iese Business School
2ª – IMD
3ª – Harvard Business School
4ª – Center for Creative Leadership
5ª – London Business School
6ª – Insead
7ª – HEC Paris
8ª – ESMT Berlin
9ª – Stanford Graduate School of Business
10ª – University of Oxford: Saïd

Como escolher uma escola de negócios?

escolas de negóciosUma carreira de sucesso muitas vezes passa pela melhor escolha de uma escolha de negócios.

Isso porque o mercado de trabalho mudou e exige cada vez mais profissionais dinâmicos, multidisciplinares e interdisciplinares. Além de selecionar aqueles possuem uma ampla visão do mundo dos negócios.

Com isso, a concorrência está mais acirrada, e sai na frente quem não se acomoda e se mantém em constante crescimento e aprendizado.

Para fazer a melhor escolha, é necessário levar algumas questões em consideração, que vão além do valor da mensalidade.

3 pontos para considerar na escolha

1 – Corpo docente – É muito importante verificar a qualidade dos professores. Procure as escolas de negócios que mesclam um corpo docente com experiência acadêmica e vivência em grandes corporações. Assim, ele terá condições de transmitir um conhecimento completo.

2 – Convênios internacionais – No mundo globalizado em quem vivemos é essencial que a escola de negócios mantenha parcerias com instituições de outros países. Tais convênios permitem que professores de outras localidades venham até o Brasil para realizar cursos, workshops e palestras. Ou ainda que os alunos façam intercâmbios em outros países.

3 – Infraestrutura – Observe a qualidade das salas de aula e o número de alunos por turma. Veja se a biblioteca e outros materiais de consulta estão atualizados e se há um espaço adequado para estudos fora do horário de aula.

E que tal escolher estudar em Portugal?

Estudar em Portugal é um sonho para muitos brasileiros. Queridinho dos brasileiros, tanto pela localização quanto pelo idioma falado no país, Portugal se destaca também como opção acessível na União Europeia. E que tal estudar nas melhores escolas de negócios do mundo?

escolas de negócios
Católica Lisbon

O ranking do jornal britânico Financial Times coloca a Católica Lisbon e a Nova SBE entre as 50 melhores do mundo.

Na listagem que combina as avaliações obtidas nos dois tipos de programas de formação analisados, a Católica Lisbon Shool of Business and Economics surge na 40ª posição. Já a Nova School of Business and Economics (SBE) fecha a lista, no 50º lugar.

Na tabela dos programas de formação abertos surgem mais escolas portuguesas. A Católica Lisbon em 50º lugar e a Nova SBE em 57º.

Aparecem ainda a Porto Business School (a faculdade de Economia da Universidade do Porto) no 69º posto, e a ISCTE Business Schoolem 80º lugar.

Nas formações feitas à medida, que elenca 90 escolas de todo o mundo, surgem apenas três portuguesas. A Católica Lisbon é a melhor classificada nesta tabela, em 42º lugar, seguida da Nova SBE, em 62º, e a Porto Business School, em 75º lugar.

Faça também a sua avaliação

Assim como as faculdades e universidades são reconhecidas pelo MEC, as escolas de negócios também são avaliadas por diversas entidades. Por isso, procure uma com reconhecimento internacional e com selo de qualidade.

Porém, antes de decidir em qual escola de negócios você vai estudar, faça uma análise da sua carreira: o que você já conquistou e o que ainda pretende fazer.

De nada adianta optar por um curso ou uma instituição apenas porque ela é famosa e tem nome no mercado, se você pretende seguir um caminho diferente.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras