Sites de crowdfunding: como financiar seu projeto | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Sites de crowdfunding: como financiar seu projeto

O financiamento coletivo é uma forma de captação de recursos para seus projetos. Isso acontece através dos sites de crowdfunding, as plataformas usadas para captar essa verba. É o princípio da vaquinha, em que todos unem seus recursos para conquistar algo.

O financiamento coletivo é quando equipes ou pessoas individuais cadastram seu projeto em um site de crowdfunding. Através dessas plataformas colaborativas os projetos podem ser financiados por diversos apoiadores, os colaboradores.

A Fundação Getulio Vargas publicou um caderno especial sobre o assunto. Trata-se da “Cartilha do Investimento Coletivo: Orientações a Investidores e Gestores. Equity Crowdfunding no Brasil Hoje.” A publicação traz orientações para investidores, gestores e empreendedores sobre essa forma da captação de recursos pela internet.

Sobre o processo, define-se como o financiamento participativo, colaborativo ou coletivo que é realizado através da internet. Não é o financiamento baseado em doações sem algo em troca e nem baseado em brindes, recompensas ou pré-venda de produtos ou serviços. É o financiamento em uma ideia, projeto o negócio apresentado por meio de um site para ter investimento e gerar direito a participação, de parceria ou remuneração.

Além da definição proposta na cartilha, tem-se o modelo de crowdfunding também baseado em doações em troca de recompensas ou brindes, por exemplo. Existem plataformas de diversos sites de crowdfunding, destinadas a projetos de uma forma geral e a áreas específicas. É o caso de equity crowdfunding, tratado na cartilha da FGV; projetos voltados para bandas e músicos; imobiliários; projetos criativos; entre outros. Conheça mais detalhes dos sites de crowdfunding a seguir.

sites de crowdfunding
Nos sites de crowdfunding, se a meta não for atingida, a contribuição é devolvida aos doadores

Sites de crowdfunding nacionais

Benfeitoria

O Benfeitoria é uma das plataformas de financiamento coletivo nacionais. O financiamento coletivo funciona da seguinte maneira: você estipula metas financeiras e um prazo, que vai de um a 90 dias, para arrecadar esse valor. A doação é em troca de recompensas. Se a meta for atingida, o projeto vira realidade. Se não for alcançada, o projeto não ocorre todos recebem seu dinheiro de volta.

Já o financiamento recorrente, também disponível na plataforma é, segundo o site, um “crowdfunding contínuo para iniciativas que correm atrás da sustentabilidade financeira”. Nesse caso, as colaborações são mensais.

Outra possibilidade é o formato parceiros benfeitores. Nesse cenário pode haver incentivos financeiros, o matchfunding, quando o parceiro dobra a arrecadação do projeto. Ou ainda outros tipos de incentivo, como consultoria, divulgação, etc.

A Benfeitoria não cobra comissão obrigatória dos projetos. Eles trabalham com modelo de comissão livre, em que ninguém é obrigado a pagar, mas todos são convidados a contribuir para a sobrevivência da plataforma. A receita da plataforma vem da comissão livre do realizador, contribuição espontânea do colaborador e os sócios-benfeitores.

Catarse

O Catarse foi a plataforma pioneira no Brasil para financiamento coletivo de projetos criativos. Já foram financiados mais de 6 mil projetos de artistas, músicos, jornalistas, designers, pesquisadoras, gamers, cientistas, empreendedores, entre outros.

A plataforma entrou no ar em janeiro de 2011. O Catarse trabalha com modelo de comissão, a principal fonte de receita. É cobrado um valor de 13% dos projetos tudo-ou-nada bem sucedidos e de quantias arrecadadas por projetos que utilizam a modalidade flex. Cerca de 4% são para remunerar nosso parceiro de pagamento e 9% ficam com o Catarse.

O Catarse trabalha com três modelos de financiamento. No tudo ou nada, você recebe o dinheiro ao final da campanha, se tiver atingido a meta. O prazo máximo no ar é 60 dias. No modelo flex, ao final da campanha, você recebe todo o dinheiro, mesmo sem ter atingido a meta. O prazo máximo no ar, nesse caso, é 12 meses.

No modelo assinaturas, você recebe pagamentos mensais de sua base de fãs e seguidores. Esse terceiro formato está em versão beta, com lançamento para esse ano.

Queremos

O Queremos é uma das plataformas focadas em projetos específicos, nesse caso para financiar bandas e músicos através de crowdfunding. Através do site, fãs podem pedir show de seus artistas, em um canal de comunicação direta. É também uma ferramenta de crowdfunding para a realização de shows.

A plataforma explica que quando uma campanha entra no ar, os fãs se juntam para comprar o Ingresso Queremos. Se todos forem vendidos, o show é confirmado. Se não for confirmado, caso todos os ingressos não sejam vendidos, o show não acontece e o valor pago é devolvido.

Sites de crowdfunding internacionais

Kickstarter

A Kickstarter é uma plataforma para financiar projetos criativos, desde filmes, jogos, a música, arte e tecnologia. O lançamento do site foi em abril e 2009. No site, cada projeto é criado individualmente, seja por filmmakers, músicos, designers, entre outros profissionais.  Todo o desenvolvimento do projeto é de responsabilidade do criador e não da plataforma.

Cada criador determina sua meta e prazo para alcance. Se o projeto for bem sucedido, o crédito é cobrado dos colaboradores e enviado ao criador na data que o projeto expira. Se não alcançar a meta, ninguém é cobrado. A plataforma não é usada para retorno financeiro, equity ou para solicitar empréstimos.

A Kickstarter cobra uma taxa de 5% se o projeto for bem sucedido. O pagamento é através de uma plataforma terceirizada, que cobra de 3% a 5% no processo. Se o projeto não alcançar o objetivo, não há cobrança de taxa.

Crowdfunder

O Crowdfunder atua no equity crowdfunding para sourcing e financiamento de empreendimentos de alto crescimento. Em sua rede há mais de 130.000 empresários e investidores.

A plataforma permite que, a partir do momento que um investidor demonstra interesse em seu negócio, você possa se conectar a ele. A angariação de fundos começa em $299 dólares por mês.

Deixe um comentário

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

13 de setembro de 2018
Aprenda a aumentar a produtividade no home office

Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo isso pode se tornar empecilho para a realização das tarefas. A d...

27 de julho de 2018
Nova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou um novo modelo de atendimento, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos segurados...

23 de fevereiro de 2018
10 estratégias de marketing para captar clientes na internet

Precisa captar novos clientes? Atualmente, é possível elaborar estratégias de marketing para a sua pequena empresa sem precisar de muito recurso. O...

23 de fevereiro de 2018
Sites e apps para comprar moeda que você deve conhecer

Viajar, hoje em dia, sem o auxílio da tecnologia é quase impossível. Há aquelas viagens em que você vai justamente para se afastar de aparelhos t...

19 de fevereiro de 2018
Técnicas para melhorar a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é algo cada vez mais cobrado pelas empresas. Aquelas que estabelecem uma cultura própria para seus empregados, querem em...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras