Se você é empreendedor sabe da dificuldade que é definir o valor final de um produto e/ou serviço. Isso porque para vender e ainda ter lucro é preciso fazer muita conta. É preciso pensar no preço de custo, avaliar o valor do frete, armazenamento e tantas outras despesas.
Mas você já parou para se perguntar o motivo que muitas lojas vendem os produtos por R$0,99 centavos? Essa é uma estratégia utilizada por muitos empreendedores, que optam por não arredondar o valor da mercadoria.
E que estratégia é essa? O famoso marketing. Essa é uma ótima forma de atrair os clientes e estimular ainda mais as vendas. Isso porque muitas vezes os consumidores entendem que estão economizando um pouco na hora de realizar a compra.
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Agora você deve estar se perguntando: será que essa estratégia de vender as coisas por 99 centavos realmente funciona? A resposta você vai descobrir durante este artigo!
Vender o produto por R$0,99 centavos funciona?
Bom, se você ainda está na dúvida se deve ou não começar a vender os seus produtos e/ou serviços por R$0,99 centavos ao invés do valor arredondado, saiba que sim, vale a pena.
Apesar de parecer algo estranho, um centavo pode fazer total diferença na hora do consumidor decidir em comprar um produto. E como isso é possível? Pelo efeito que o valor realiza na mente do cliente.
Existe uma regra básica: em culturas em que as pessoas leem da esquerda para a direita, os números da esquerda são sempre os primeiros a serem lidos.
Quer um exemplo disso? Vamos a ele: caso um produto custe 25,99, o nosso cérebro tende a associar que o valor está mais próximo de R$25 do que do R$26. Por este motivo, costumamos pensar que estamos gastando menos e, consequentemente, economizando.
A informação é de uma publicação da The University of Chicago Press sobre como os preços são interpretados pela mente.
Outro motivo para você utilizar esta estratégia dos 99 centavos é que os consumidores não se apegam muito aos centavos. E isso acontece por diversos motivos, desde a falta de tempo até por não estar preocupado com o valor final da compra.
Consumidores holísticos x analíticos
Dois termos que explicam muito essa questão dos 99 centavos são os consumidores holísticos e analíticos. Você sabe o que significa cada um deles?
Os analíticos são aqueles que enxergam os dígitos de forma separada e independente. E que, por isso, acabam focando nos dígitos à esquerda e acham os valores com centavos mais atrativos.
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Já os holísticos são aqueles que enxergam o coletivo. Como assim? Eles analisam todo o preço e tudo o que cerca a compra.
Segundo o Nubank, estudos revelam que os consumidores holísticos precisam de ações adicionais e mais elaboradas para que a estratégia do dígito à esquerda possa funcionar.
Quer vender com 0,99? É preciso cautela!
Nem tudo é promoção e nem tudo é festa. Se você quer aproveitar a regra dos 0,99 centavos, é preciso ter cautela e entender que se menosprezar ou tentar lesar o cliente o prejuízo será ainda maior.
Por isso, por mais que seja bom realizar promoções, investir em marketing e ter vontade de aplicar descontos para atrair mais consumidores, cuidado.
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Isso porque as estratégias de marketing precisam levar em consideração não somente o preço, mas o quanto as pessoas confiam em determinada empresa e/ou marca. Mas, como assim?
É simples! É preciso sempre existir a confiança para que a compra seja efetuada. Ninguém vende nada se o cliente não estiver 100% satisfeito e decidido de que é realmente aquilo que ele precisa e quer, de forma segura.
Além disso, tenha cuidado para não colocar algo que destoa completamente do mercado. Isso pode trazer insegurança e a sensação de que a oferta não é verdadeira. Além disso, a internet está aí para servir de vitrine e pesquisa. Ele vai saber se o valor está diferenciado.
Gostou dessas informações? Então compartilhe com quem precisa saber e comenta o que você acha dessa estratégia de vender por 99 centavos.