Está pensando em realizar uma compra e está na dúvida se é melhor pagar à vista ou parcelar? Sabe qual é a melhor a opção?
Anúncios
Infelizmente, não existe uma resposta correta para essa segunda pergunta.
Por isso, é importante analisar as duas opções quando você possui o dinheiro para realizar a compra à vista. Pode ser que você prefira adiar a compra do produto ou até mesmo parcelar o valor e poupar o dinheiro naquele momento.
Anúncios
Outra dica é verificar se a loja que você realizará a compra oferece desconto para pagamentos à vista.
Mas vale ressaltar que a escolha entre pagar à vista ou parcelar depende de alguns fatores. E eles devem ser levados em consideração e analisados com cautela. Confira a seguir:
Veja algumas dicas para você saber se é melhor parcelar ou pagar à vista
Se você ainda não se decidiu a melhor forma de pagamento da sua compra, parcelada ou à vista, saiba que antes de qualquer coisa você precisa entender qual é a sua atual situação financeira.
Anúncios
Avalie também como está o seu planejamento financeiro. Essas são questões fundamentais que você precisa avaliar na hora de comprar um produto e/ou serviço, além claro da forma de pagamento.
Avalie o valor de compra
Um ponto muito importante para decidir a forma de pagamento ao comprar um produto é o valor dele. E isso acontece porque em algumas situações pode ser que você não tenha o dinheiro necessário para realizar a compra.
E isso acontece na maioria das vezes com bens mais caros, como por exemplo, imóveis, veículos e viagens.
Mas para adquirir produtos mais baratos, você pode e deve analisar as suas possibilidades financeiras e tentar realizar o pagamento à vista.
Dessa forma, não irá comprometer o orçamento dos meses seguintes e ainda pode conseguir um bom desconto por estar pagando em dinheiro.
Avalie a taxa de juros
Além de avaliar o valor da compra, também é importante verificar o percentual de juros que será cobrado para que você coloque na balança o custo benefício da compra parcelada. Isso porque se for à vista dificilmente serão cobrados juros.
Mas, não é apenas saber quais são esses valores, pois sendo 1% ou acima de 10% não quer dizer muita coisa, apenas que você pagará mais ou menos juros.
Nesses casos, é importante também verificar se estará abrindo mão de benefícios ao comprar à vista, como um percentual de desconto em cima daquele valor total.
É válido verificar todas essas situações, pois quando você opta pelo pagamento parcelado pode haver um gasto maior do que o esperado e ainda compromete o seu limite do cartão por mais tempo.
Além disso, as parcelas podem ser bem mais caras do que você esperava devido aos juros. Em alguns casos, os juros são zero. Mas, você perde um desconto que às vezes é só para a opção à vista.
Um ponto a destacar nesse comparativo entre à vista e parcelado é que as opções variam muito de acordo com o produto, bem como os percentuais de taxas de juros.
Avalie bem o desconto
Como já mencionado, o desconto a ser oferecido também faz toda a diferença. E quem não gosta de um desconto, né?
Acontece é que muita das vezes, seja online ou na loja física, o produto ou serviço adquirido de forma à vista pode gerar um desconto do vendedor.
Ele vai sempre te orientar a tentar essa opção, pois é mais vantajosa para ele.
E você precisa avaliar se esse desconto não é vantajoso para você. Nesses casos, os descontos costumam variar de 5% a 10% quando o pagamento é em dinheiro, mas é muito variável.
Tempo de parcelamento
Está bem, você optou pela compra parcelada. Mas, por quanto tempo? Você vai parcelar em quantos meses? Até quando terá que pagar por esse serviço e/ou produto?
É muito importante um planejamento de curto a médio prazo para essas situações. Avalie o impacto orçamentário que essa conta fixa terá nas suas despesas. Afinal, ela pode não te atrapalhar agora, mas e daqui a alguns meses?
Este conteúdo te ajudou? Gostou dessas dicas sobre comprar parcelado ou à vista? Então compartilhe este texto para que possa ajudar ainda mais pessoas.