Início Notícias Economia FGTS Digital: o que já se sabe sobre novo sistema do Governo

FGTS Digital: o que já se sabe sobre novo sistema do Governo

0
(0)

O FGTS Digital é o novo sistema que o Governo Federal quer implementar para realizar o recolhimento do Fundo de Garantia por meio do Pix.

Ele será uma plataforma que irá reunir a arrecadação, apuração, lançamento e a cobrança do fundo.

O Ministério da Economia já informou que o sistema permitirá o acompanhamento digital das contribuições realizadas pelas empresas. 

O chefe da Divisão de Fiscalização do FGTS da Subsecretaria da Inspeção do Trabalho, Audifax Franca Filho, informou que essa possibilidade poderá reduzir os custos para as empresas.

“É certo, oportuno e um dos alvos do nosso projeto de impacto na redução de custo. Eles estariam diretamente associados, em princípio, às tarifas de arrecadação.”

É importante frisar que desde fevereiro deste ano está sendo disponibilizado o saque digital do FGTS. Para ter acesso, o trabalhador precisa acessar o aplicativo do Fundo de Garantia para realizar a consulta dos valores já liberados.

Pela plataforma também é possível solicitar o saque do dinheiro disponível. Para isso, é preciso informar uma conta bancária da sua titularidade. Vale ressaltar não existe necessidade de comparecer a uma agência.

FGTS Digital deverá começar a funcionar em 2021

O FGTS Digital pode começar a funcionar já em janeiro de 2021, junto ao recolhimento do Fundo de Garantia por meio do Pix.

De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, essa parceria contribuirá para a adoção do Pix pela população.

Além de ampliar as alternativas disponíveis para as empresas com potencial de melhorar a eficiência da gestão dos recursos.

“Essa possibilidade traz competição ao sistema financeiro, ao permitir que qualquer instituição que seja participante do Pix possa efetivar o pagamento do FGTS ou da contribuição social sem a necessidade de estabelecimento de convênios bilaterais.”

Uma boa notícia é que o Pix tem potencial para aumentar a rentabilidade do FGTS. Em 2019, os empregadores do Brasil emitiram e realizaram pagamento de mais de 70 milhões de guias, recolhendo R$120 bilhões para as contas dos trabalhadores.

Você sabe o que é o Pix, que será usado pelo FGTS Digital?

Os principais bancos, tradicionais e digitais, começaram a falar muito sobre o cadastro do Pix nas últimas semanas.

Pelas redes sociais, nos aplicativos oficiais e principais canais não faltaram informações e campanhas para conscientizar os usuários.

Mas, você já sabe o que é o cadastro Pix e para que ele funciona, além de como será utilizado?

Primeiro é preciso saber que essa será uma modalidade utilizada por todas as instituições financeiras do país.

golpes com Pix
O FGTS Digital é uma plataforma que vai permitir o recolhimento do FGTS por meio do Pix

O Pix foi anunciado pelo Banco Central, como um novo sistema de pagamentos a ser oferecido pelas instituições financeiras de todo o país a partir de novembro.

Com ele, os usuários poderão realizar transferências entre bancos diferentes e usuários de outra titularidade em dez segundos.

A proposta do Pix é agilizar um processo que hoje é demorado e funciona apenas em dias úteis. É importante ressaltar, ainda, que o pagamento via Pix poderá ser realizado em qualquer dia e horário, incluindo finais de semana. 

Com essa proposta, o cadastro no Pix tem como diferenciais: um pagamento rápido para tornar as transferências mais ágeis.

Atualmente, as empresas financeiras têm restrições de dias e horários para a realização de DOC e TED, atrasando e comprometendo transferências e pagamentos em caráter de urgência.

É importante destacar que as transações via Pix poderão ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

O sistema do Pix funcionará 24 horas por dia e sem limitações. As transações poderão ser feitas em qualquer dia do ano.

Gostou dessa novidade? Você já conhecia o FGTS Digital e que ele terá a modalidade Pix para agilizar a retirada? Então confira mais detalhes e notícias sobre Fundo de Garantia no site do FinanceOne.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Auxílio emergencial: confira calendário para os reavaliados

O Ministério da Cidadania publicou nesta sexta-feira, 27, um novo calendário de pagamento para as parcelas do auxílio emergencial. Este calendário é...

4 carreiras promissoras no setor de beleza para 2021

O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do...

Nubank x Inter: compare os cartões sem anuidade

Os cartões sem anuidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos brasileiros. Com tantas opções pode ser...

Black Friday 2020: confira os melhores sites e ofertas

Você já se preparou para as ofertas da Black Friday 2020? Está com a lista de compras feita e separada para aproveitar...

5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos...

Salário mínimo na Suíça chega a R$25 mil

Você já se perguntou quanto é o salário mínimo na Suíça, mesmo que seja só por curiosidade? Se a resposta é sim,...