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Fim dos likes: e agora?

Escrito por: Rafael Massadar em 29 de julho de 2019

O Instagram anunciou o fim dos likes, e os números foram removidos do Feed e em perfis. Os usuários poderão ver o número de curtidas apenas dos próprios perfis.

A ação faz parte de uma estratégia de um período de testes no Brasil. A escolha pelo país se dá por conta de ser “altamente social” e com uma base grande de usuários.

Atualmente, são 24 milhões de pessoas conectadas ao app de fotos. O fim das curtidas tem como objetivo promover um maior bem-estar aos usuários da plataforma, diz o Instagram.

Fim dos likes

Segundo a rede, diminuindo efeitos psicológicos, reduzindo a ansiedade e promovendo o uso da sua plataforma de maneira mais regrada.

Essa dependência causa diversos problemas de saúde relacionados à sociabilidade e a questões mentais e comportamentais.

Prova disso é um estudo realizado pela University College London (UCL). O levantamento aponta que meninas adolescentes são duas vezes mais propensas a desenvolverem sintomas de depressão em consequência do uso excessivo das mídias sociais.

Além disso, a ideia é também inibir os bots (robôs) de interação e a compra de seguidores. Além de valorizar quem faz conteúdo de qualidade.

Como ver os likes no Instagram após a atualização?

Os likes do Instagram não acabaram, na verdade essa métrica foi ocultada pela plataforma. Desta forma, você ainda terá acesso à quantidade de curtidas que cada uma de suas publicações obteve.

Quem não vai poder ver são os seus seguidores, assim como você não verá os likes dos posts dos outros perfis.

Não há por que se preocupar, visto que esse dado ainda estará disponível para ser analisado.

Você e sua marca serão impactados com o fim dos likes?

O fim dos likes deixou algumas marcas e alguns influencers preocupados. As marcas que antes se preocupavam em mensurar o resultado por meio da quantidade de curtidas, exclusivamente, vão sofrer com isso.

Os números totais das curtidas foram apenas ocultados, então os dados ainda estarão disponíveis para serem analisados.

O que muda é que o seu consumidor não verá aquele dado, como antes. No entanto, tenha calma e lembre-se que o Facebook já alterou algumas das suas regras.

Na ocasião, o que você fez? Ajustou as estratégias e essa estratégia terá que ser feita novamente. Chegou a hora de focar na qualidade do conteúdo.

1 – Otimize o conteúdo

O fim dos likes do Instagram é um motivo a mais para que você produza conteúdos envolventes e relevantes.

Se antes as pessoas curtiam suas publicações pelo “efeito manada”, agora vai ser preciso atrair a atenção de verdade.

Portanto, agora é necessário entregar conteúdo valioso. Ele deve conter informações que seu público precisa.

2 – Foque na experiência do usuário

O Marketing de conteúdo é a melhor solução para quem quer aproveitar a mudança da rede social da melhor forma.

Com essa estratégia você faz com que o cliente se sinta amigo da marca. Ele se aproxima por um interesse inicial, mas fica pela identificação que cria com os valores em comum.

Faça com que ele se sinta bem-vindo, acolhido e escutado em suas redes sociais e você terá um seguidor fiel.

3 – Crie diálogos

Incentivar discussões sobre temas relacionados ao ambiente do seu produto ou serviço é uma forma de ouvir as opiniões e entender quais são os sentimentos do público.

Ao fazer com que a audiência converse com a marca e com outros consumidores dentro da sua rede, você mostra que está realmente interessada em escutá-los e em oferecer o melhor atendimento.

Além disso, ao acompanhar os diálogos de perto irão surgir muitos insights que contribuirão para melhorar suas estratégias e seus produtos e serviços.

Conclusão

A verdade é que todos têm a ganhar com o fim dos likes no Instagram. Tantos os simples usuários quanto os influenciadores que trabalharam diretamente com a rede.

Assim, todos se livram de pressões psicológicas ligadas aos likes. E as marcas  poderão trabalhar com conteúdos de qualidade e atingir resultados reais que vão muito além das curtidas.

Lembre-se ainda que o marketing digital abrange uma série de canais de comunicação onde você pode inserir o seu negócio, indo além das redes sociais.

Por exemplo, faça testes com e-mail marketing, invista em marketing de conteúdo ou nas ferramentas do Google (como Ads e Shopping).

No entanto, é importante criar um planejamento para utilizar os canais de forma adequada e assim conquistar os resultados desejados.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

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