InícioNotíciasCarreirasFinanciamento estudantil para Medicina: como conseguir?

Financiamento estudantil para Medicina: como conseguir?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Muitos estudantes sonham em cursar uma faculdade de Medicina, mas encontram duas grandes dificuldades: a concorrência em universidades públicas e o alto valor das mensalidades nas particulares. Mas você sabia que existe o financiamento estudantil Medicina?

O financiamento é uma alternativa para quem não tem como arcar com os custos de entrar para uma faculdade, principalmente a de Medicina que é um dos cursos mais caros do Brasil. 

Além disso, quem realizar o financiamento estudantil para Medicina conta com a vantagem de ter um prazo maior para realizar o pagamento do curso. Isso porque os custos são diluídos durante os anos do parcelamento.

E as linhas de crédito disponíveis para os estudantes, em grande parte, contam com condições facilitadas. O que torna ainda mais possível o sonho de cursar Medicina em alguma universidade.

Entenda como funciona o financiamento estudantil Medicina 

Muitos estudantes têm dúvidas sobre como é realizado o financiamento estudantil para Medicina, ele funciona como um empréstimo porém com condições mais facilitadas para os estudantes. 

Você realiza um acordo com o banco que irá conceder a linha de crédito. Com isso, o estudante passa a realizar o pagamento das mensalidades de forma diluída, o que torna o valor do curso mais acessível.

+ Saiba como conseguir uma renda extra durante a faculdade?

Vale ressaltar que como qualquer financiamento, este também possui correções monetárias, taxas administrativas e juros do banco. Porém, mesmo assim ainda pode ser vantajoso realizar o financiamento estudantil para Medicina.

Principalmente para os universitários que não possuem condições de arcar com os custos do curso, que são bem altos. Lembre-se que além da mensalidade, pode ser preciso comprar material, por exemplo o jaleco e estetoscópio. 

E com o financiamento estudantil, você consegue mais tempo para conseguir um estágio ou emprego na sua área e, consequentemente, organizar a sua vida financeira.

Quais são as opções de financiamento estudantil Medicina 

Agora que você já sabe como funciona e que existe a possibilidade do financiamento estudantil para cursar medicina, que tal saber as possibilidades. Isso mesmo, quais são as opções para você escolher e realizar o passo a passo rumo ao sonho.

Fies

Uma das mais conhecidas possibilidades de financiamento estudantil é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é um programa do Ministério da Educação em vigor desde 2001. 

Existem opções de financiamento estudantil para Medicina

O Fies atua como sendo uma parceria do Governo Federal junto à Caixa Econômica e o Banco do Brasil, oferecendo linhas de crédito com condições exclusivas para os estudantes.

Ele, inclusive, já foi a principal porta de entrada para as faculdades particulares. Isso porque o Fies era o financiamento mais procurado pelos alunos. Porém, a modalidade tem visto a procura cair por conta das regras mais rígidas que o governo tem proposto.

+ 3 dicas de como escolher a melhor faculdade

Como forma de incentivar com que mais profissionais para a Saúde sejam formados, anualmente são abertas centenas de vagas no FIES para Medicina. Para participar, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • ter feito o Enem, com nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e pontuação diferente de zero na redação;
  • ter renda bruta familiar per capita (por pessoa) equivalente a até 3 salários mínimos.

Financiamento com bancos

Há, ainda, a opção de realizar o financiamento bancário direto com as instituições financeiras. Os bancos oferecem diversas modalidades de auxílio aos estudantes, sendo uma forma privada de garantir uma vaga em universidades.

Vale destacar que muitos financiamentos estudantis realizados por banco não são atrelados à nota do Enem. E isso é muito importante, já que amplia as opções de acesso e dá a oportunidade para qualquer pessoa.

Entretanto, por outro lado, os financiamentos privados exigem vínculo com o banco e avaliação de crédito. Por isso, é importante ter um score na média e não estar com o nome negativado. Com isso, as chances de arrumar um crédito universitário são maiores.

Por exemplo, o banco Santander conta com o chamado Financiamento Graduação Saúde, que é  dedicado exclusivamente aos cursos de:

  • Medicina;
  • Farmácia;
  • Enfermagem;
  • Odontologia;
  • Zootecnia;
  • Medicina Veterinária;
  • Biomedicina;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Nutrição.

Este conteúdo te ajudou? Então continue lendo sobre o assunto e confira como conseguir um financiamento estudantil privado.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Juliana Favorito
Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui